Pular para o conteúdo principal

Promessa da nova MPB, Douglas Lopes lança álbum e propõe encantamento social ao redor da fogueira

O violão, a fogueira, a confraternização, a dança, a roda e o encantamento social. Sob essa áurea, com a agradável sonoridade do fogo que queima no ar e atinge a noite estelar, o cantor e compositor Douglas Lopes lança seu primeiro disco solo, A Fogueira, nesta quarta-feira (8), nas plataformas digitais.

O cantor Douglas Lopes lança A Fogueira. (FOTO: Aron Ribas)
O álbum, com oito canções, consolida o nome de Douglas como promessa da nova MPB. Para se ter ideia, o artista, que tem contrato assinado com a ONErpm, uma das maiores distribuidoras digitais do mundo, conta com mais de 270 mil ouvintes no Spotify e mais de meio milhão de plays no conjunto de sua obra na plataforma.
 
Antes de revelar o disco completo, o compositor lançou três singles para introduzir o trabalho e se aproximar do público. As canções Abra As Cortinas, Mãe e Pra Sorrir - esta com participação do compositor Nano Vianna - já estão disponíveis nas plataformas, de modo que as duas últimas também ganharam clipe no YouTube.
 
Completam o álbum os fonogramas A Fogueira, faixa-título e composição de Douglas Lopes ao lado de Amaro Lima e Nano Vianna; Sufoco, com participação da cantora Heviny Moura; Depois Que O Mundo Acabar; Inadiável; e Perfeição Agora.
 
"Lançar um disco é sempre um marco na carreira do artista, oportunidade de contar uma história completa, conceitual. E A Fogueira evoca o elemento da união social; é em volta dela que as histórias são contadas, desde os primórdios da humanidade", analisa o artista, que canta na faixa-título: "Fiz fogueira longe daqui; não deixei o fogo apagar; juntei minha tribo pra ouvir; até onde o som alcançar".



O novo disco de Douglas Lopes tem produção musical de Leonardo Chamoun e participação de músicos de peso no cenário nacional: Thiago Arruda, multi-instrumentista e guitarrista de Ed Motta (RJ); Gabriel Ruy, também multi-instrumentista e baterista na banda de Silva; o trompetista Oziel Neto, que toca seu instrumento ao lado de Gabriel com Silva; a cantora e multi-instrumentista Heviny  Moura, como já citado; e o acordeonista Chico Chagas (AC), referência em todo país.
 
Douglas Lopes
Da nova geração e da nova MPB, o compositor trabalha em suas letras, entre outros temas, sustentabilidade, inclusão social, racismo estrutural, sempre focado em colaborar com a interpretação destes tempos, ao lado de outros artistas.
 
"Falar de causas sociais é o que me deixa realizado e tem me ajudado a reforçar o meu papel como cidadão", reforça.

Além do novo disco, Douglas Lopes já havia apresentado ao público como artista solo outros seis trabalhos. Ele destaca a coletânea Minimal Sessions, registro intimista com quatro canções e mais de 300 mil plays no Spotify; e os singles Quanto Vale A Vida, crítica aos desastres de Mariana e Brumadinho; e (Novo) Normal, contribuição do artista para dialogar sobre o período de confinamento.

Ficha técnica
Álbum: A Fogueira
Data de lançamento: 8 de dezembro
Faixas: 8
Produção musical: Leonardo Chamoun
Participações: Amaro Lima, Nano Vianna, Heviny  Moura, Thiago Arruda, Gabriel Ruy, Oziel Neto e Chico Chagas
Distribuição: ONErpm
Design gráfico: Giancarlo Marx

Comentários

Mais lidas

Morre atriz mirim capixaba do filme "Helena", com cenas gravadas em Vitória

Léo de Paula apresenta a força da percussão afro-brasileira em fórum na Colômbia

Linha do tempo da Chocolates Garoto