Pular para o conteúdo principal

​Igreja do Rosário, em Vila Velha, recebe nova pintura externa

Desde o último dia 13 de dezembro, o trabalho de manutenção da pintura externa da Igreja Nossa Senhora do Rosário, no Sítio Histórico da Prainha, em Vila Velha, está sendo realizado com tinta à base de cal.

A conclusão do serviço é realizada pelo Instituto Modus Vivendi, com recursos privados doados pela empresa ACA Brasil. A pintura tem previsão de conclusão para antes do Natal. Na sequência, serão executados mais retoques na pintura e manutenção do telhado.

A Igreja do Rosário receberá nova pintura a base de cal. (FOTO: Adessandro Reis/PMVV)
De acordo com o subsecretário de Cultura, Manoel Goes, "a manutenção é tão importante quanto o restauro. Todo o trabalho tem autorização e acompanhamento do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan)".

"A preservação dos patrimônios históricos de nossa cidades é muito importante para o fomento da atividade turística, são atrativos muito procurados pelos turistas e visitantes em nossa cidade, agrega valor ao turismo e apresenta a identidade cultural do povo canela verde", pontua a subsecretária de Turismo, Carla Rezende.

Restauro
A Igreja Nossa Senhora do Rosário, datada do século XVI e considerada a mais antiga em funcionamento do Brasil, foi restaurada em 2017. À época, foram realizados reparos na estrutura, tratamento de reboco, adaptações de acessibilidade e recuperação de adornos e elementos decorativos. Também foram feitos o resgate histórico das pinturas artísticas, o retorno do coro em estrutura de madeira e uma reforma completa em seu telhado. Em 2018, a parte externa da Igreja foi pintada.

"Estamos falando de um espaço de orações e celebrações onde as pessoas se reúnem para o exercício de suas crenças. Estamos adequando o espaço existente ao atual público, oferecendo um local com condições de abrigar com conforto e segurança seus fiéis, além de preservar o patrimônio histórico", explica o secretário de Turismo, Esporte e Cultura, Paulo Renato Fonseca Junior.

Com informações da Prefeitura de Vila Velha

Comentários

Mais lidas

Morre atriz mirim capixaba do filme "Helena", com cenas gravadas em Vitória

Léo de Paula apresenta a força da percussão afro-brasileira em fórum na Colômbia

Linha do tempo da Chocolates Garoto