Pular para o conteúdo principal

​Igreja do Rosário, em Vila Velha, recebe nova pintura externa

Desde o último dia 13 de dezembro, o trabalho de manutenção da pintura externa da Igreja Nossa Senhora do Rosário, no Sítio Histórico da Prainha, em Vila Velha, está sendo realizado com tinta à base de cal.

A conclusão do serviço é realizada pelo Instituto Modus Vivendi, com recursos privados doados pela empresa ACA Brasil. A pintura tem previsão de conclusão para antes do Natal. Na sequência, serão executados mais retoques na pintura e manutenção do telhado.

A Igreja do Rosário receberá nova pintura a base de cal. (FOTO: Adessandro Reis/PMVV)
De acordo com o subsecretário de Cultura, Manoel Goes, "a manutenção é tão importante quanto o restauro. Todo o trabalho tem autorização e acompanhamento do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan)".

"A preservação dos patrimônios históricos de nossa cidades é muito importante para o fomento da atividade turística, são atrativos muito procurados pelos turistas e visitantes em nossa cidade, agrega valor ao turismo e apresenta a identidade cultural do povo canela verde", pontua a subsecretária de Turismo, Carla Rezende.

Restauro
A Igreja Nossa Senhora do Rosário, datada do século XVI e considerada a mais antiga em funcionamento do Brasil, foi restaurada em 2017. À época, foram realizados reparos na estrutura, tratamento de reboco, adaptações de acessibilidade e recuperação de adornos e elementos decorativos. Também foram feitos o resgate histórico das pinturas artísticas, o retorno do coro em estrutura de madeira e uma reforma completa em seu telhado. Em 2018, a parte externa da Igreja foi pintada.

"Estamos falando de um espaço de orações e celebrações onde as pessoas se reúnem para o exercício de suas crenças. Estamos adequando o espaço existente ao atual público, oferecendo um local com condições de abrigar com conforto e segurança seus fiéis, além de preservar o patrimônio histórico", explica o secretário de Turismo, Esporte e Cultura, Paulo Renato Fonseca Junior.

Com informações da Prefeitura de Vila Velha

Comentários

Mais lidas

Grandes atrações musicais nas festas do município de Fundão

Professor capixaba de dança lança videodança online

Em primeiro single após “rebatismo”, Thiago Maré lança “Marés” no dia do seu aniversário