Pular para o conteúdo principal

Festa da Penha 2022 é lançada no Convento da Penha

Em clima de cuidado e esperança, a próxima edição da Festa da Penha, que acontece entre os dias 17 e 25 de abril, terá como tema em 2022 "Saúde dos enfermos, rogai por nós", trecho da Ladainha de Nossa Senhora. A escolha é uma alusão tanto ao início da retomada quanto à cautela que ainda precisamos ter neste período de pandemia.

A 452ª Festa da Penha foi lançada na manhã desta quarta-feira (8) na Sala de Exposições do Convento da Penha, para imprensa e patrocinadores, quando foram apresentados ainda a marca do evento e os planos sobre o formato da festa.

Em 2021, a Festa da Penha foi totalmente virtual, com a programação transmitida na TV e internet. (FOTO: Gustavo Andrade/OMMC)
"Vamos trabalhar o tema da Festa nos oito dias do Oitavário na perspectiva ampla de saúde, que deve ser para todos e não apenas do corpo, mas também emocional, da fé, das relações e do planeta. Mostrarmos Maria como o caminho de saúde e salvação. Diante dos dramas atuais, são muitas as curas das quais a humanidade precisa. Maria, saúde dos enfermos, pode ser inspiração para que, pela fé, aqueles que creem busquem, pessoal e comunitariamente, trabalhar pela saúde integral e pela cura das doenças mais profundas que afligem a nossa humanidade", diz Frei Pedro de Oliveira.

No contexto de retomada e cautela, a Comissão Organizadora da Festa da Penha está trabalhando para realizar a festa com o maior alcance cultural e religioso possível, sempre respeitando as medidas sanitárias.

"Estamos nos programando com os diversos cenários possíveis. Vamos ter atrações musicais e elas serão transmitidas nas redes sociais. Se terão público presencial e em que quantidade, isso será definido conforme as restrições recomendadas – ou não – pelas autoridades entre os dias da festa. Também manteremos o programa Salve Mãe das Alegrias, com alcance maior de convidados e apresentadores", destaca o padre Renato Criste.


Desde agosto, as equipes já vêm se reunindo para preparar as homenagens à padroeira dos capixabas. A Comissão Organizadora da Festa da Penha tem aliado forças à iniciativa privada e comunidades para que abracem o evento genuinamente capixaba. Vale destacar que, entre os dias da festa, de 17 a 25 de abril, haverá dois feriados:  21, que é nacional, Dia de Tiradentes, e o outro dia 25, feriado estadual de Nossa Senhora da Penha. Com isso, a expectativa é que público esteja ainda mais presente na programação do evento.

A Festa da Penha está entre os maiores e mais antigos eventos religiosos do Brasil, de grande relevância na identidade e na cultura do povo capixaba. Ela é uma realização do Convento da Penha, Arquidiocese de Vitória e da Associação de Amigos do Convento da Penha.


Nova arte
A arte da Festa da Penha 2022 traz Nossa Senhora com os menino Jesus aos braços pintada em aquarela. A ilustração, que estará em peças de divulgação do evento, remete aos novos tempos de esperança e alegria e também relembra a obra que deu origem à história do Convento: a tela trazida por Frei Pedro Palácios.

“A Mãe nos incentiva a não perdermos a esperança e a não permanecermos somente nas dores, essa é a mensagem que queremos passar nas homenagens à Nossa Senhora das Alegrias em 2022”, diz Frei Pedro de Oliveira.

Em 1558, Frei Pedro Palácios, vindo de Portugal, trouxe para Vila Velha um quadro de Nossa Senhora das Alegrias e numa gruta ao pé da montanha reunia moradores da região, escravos e indígenas para rezar diante da pintura.

Segundo a história, esse quadro sumiu várias vezes para sempre reaparecer no alto do morro. Pedro Palácios, então, entendeu que deveria construir uma capela no topo do morro e mandou vir de Portugal uma imagem que logo ficou conhecida como Nossa Senhora da Penha, nome dado pelo povo por causa da localização da igreja: Penha significa pedra, rochedo.

Diversas autoridades estiveram presentes no lançamento da Festa da Penha. (FOTO: Marcos Antoniazi)


Texto de Cristian Oliveira - Assessoria do Convento da Penha

Comentários

Mais lidas

Morre atriz mirim capixaba do filme "Helena", com cenas gravadas em Vitória

Léo de Paula apresenta a força da percussão afro-brasileira em fórum na Colômbia

Linha do tempo da Chocolates Garoto