Pular para o conteúdo principal

Festa da Penha 2022 é lançada no Convento da Penha

Em clima de cuidado e esperança, a próxima edição da Festa da Penha, que acontece entre os dias 17 e 25 de abril, terá como tema em 2022 "Saúde dos enfermos, rogai por nós", trecho da Ladainha de Nossa Senhora. A escolha é uma alusão tanto ao início da retomada quanto à cautela que ainda precisamos ter neste período de pandemia.

A 452ª Festa da Penha foi lançada na manhã desta quarta-feira (8) na Sala de Exposições do Convento da Penha, para imprensa e patrocinadores, quando foram apresentados ainda a marca do evento e os planos sobre o formato da festa.

Em 2021, a Festa da Penha foi totalmente virtual, com a programação transmitida na TV e internet. (FOTO: Gustavo Andrade/OMMC)
"Vamos trabalhar o tema da Festa nos oito dias do Oitavário na perspectiva ampla de saúde, que deve ser para todos e não apenas do corpo, mas também emocional, da fé, das relações e do planeta. Mostrarmos Maria como o caminho de saúde e salvação. Diante dos dramas atuais, são muitas as curas das quais a humanidade precisa. Maria, saúde dos enfermos, pode ser inspiração para que, pela fé, aqueles que creem busquem, pessoal e comunitariamente, trabalhar pela saúde integral e pela cura das doenças mais profundas que afligem a nossa humanidade", diz Frei Pedro de Oliveira.

No contexto de retomada e cautela, a Comissão Organizadora da Festa da Penha está trabalhando para realizar a festa com o maior alcance cultural e religioso possível, sempre respeitando as medidas sanitárias.

"Estamos nos programando com os diversos cenários possíveis. Vamos ter atrações musicais e elas serão transmitidas nas redes sociais. Se terão público presencial e em que quantidade, isso será definido conforme as restrições recomendadas – ou não – pelas autoridades entre os dias da festa. Também manteremos o programa Salve Mãe das Alegrias, com alcance maior de convidados e apresentadores", destaca o padre Renato Criste.


Desde agosto, as equipes já vêm se reunindo para preparar as homenagens à padroeira dos capixabas. A Comissão Organizadora da Festa da Penha tem aliado forças à iniciativa privada e comunidades para que abracem o evento genuinamente capixaba. Vale destacar que, entre os dias da festa, de 17 a 25 de abril, haverá dois feriados:  21, que é nacional, Dia de Tiradentes, e o outro dia 25, feriado estadual de Nossa Senhora da Penha. Com isso, a expectativa é que público esteja ainda mais presente na programação do evento.

A Festa da Penha está entre os maiores e mais antigos eventos religiosos do Brasil, de grande relevância na identidade e na cultura do povo capixaba. Ela é uma realização do Convento da Penha, Arquidiocese de Vitória e da Associação de Amigos do Convento da Penha.


Nova arte
A arte da Festa da Penha 2022 traz Nossa Senhora com os menino Jesus aos braços pintada em aquarela. A ilustração, que estará em peças de divulgação do evento, remete aos novos tempos de esperança e alegria e também relembra a obra que deu origem à história do Convento: a tela trazida por Frei Pedro Palácios.

“A Mãe nos incentiva a não perdermos a esperança e a não permanecermos somente nas dores, essa é a mensagem que queremos passar nas homenagens à Nossa Senhora das Alegrias em 2022”, diz Frei Pedro de Oliveira.

Em 1558, Frei Pedro Palácios, vindo de Portugal, trouxe para Vila Velha um quadro de Nossa Senhora das Alegrias e numa gruta ao pé da montanha reunia moradores da região, escravos e indígenas para rezar diante da pintura.

Segundo a história, esse quadro sumiu várias vezes para sempre reaparecer no alto do morro. Pedro Palácios, então, entendeu que deveria construir uma capela no topo do morro e mandou vir de Portugal uma imagem que logo ficou conhecida como Nossa Senhora da Penha, nome dado pelo povo por causa da localização da igreja: Penha significa pedra, rochedo.

Diversas autoridades estiveram presentes no lançamento da Festa da Penha. (FOTO: Marcos Antoniazi)


Texto de Cristian Oliveira - Assessoria do Convento da Penha

Comentários

Mais lidas

Peregrino das Artes colore motorhome do palhaço Churupita com paisagens capixabas

Conheça os vencedores do 2º Prêmio da Música Capixaba

Momento de conhecer os vencedores do 2º Prêmio da Música Capixaba