Pular para o conteúdo principal

Sensibilidade e potência em novo single do Vitu

Sensibilidade e complexidade são elementos que guiam o novo single de Vitu, Nosso Tempo, que fará parte do EP de estreia, Despedida, com previsão de lançamento para o primeiro trimestre de 2022. 

Com esperança de um futuro melhor, a letra fala sobre a despedida de um silêncio que não é mais nosso e da potência de lutar pelo que temos de mais precioso: o nosso tempo. Com influência do samba, a canção soa calma, porém sem perder toda a sua força, calcada em inspirações como Amarante, Cícero e Caetano.

O cantor Vitu lança a música Nosso Tempo. (FOTO: Marina Melim)
"Começa a se ensaiar um fim para um período prolongado de isolamento, de desafios profundos para a existência. A gente prepara uma despedida desse tempo, que não deixa de ser nosso. Com o single eu busco de certa forma fazer as pazes com esse ciclo que se fecha, aceitando suas dores, aprendendo com elas. Me deito na delícia que é sonhar com tempos melhores. Primeiro deixei apertar, toda aquela aflição, toda ansiedade, o medo daquele silêncio novo, busquei sossego. Agora me despeço", explica Vitor Locatelli, o Vitu.

A despedida do que já não serve mais se faz necessária em tempos como o que vivemos. O single vem como uma forma de voltar às melhores partes do que éramos, na busca de respirar novamente. A música é fruto de uma pandemia, refletindo esse período difícil, mas mira na leveza da esperança em seus versos.

"Na busca por encontrar essa sintonia, montei a composição pouco a pouco, ensaiando um samba arrastado, uma vontade de dançar mas que ainda carrega as marcas desse isolamento. Por trás desse single está a vontade de expressar esse turbilhão em palavras, fazer um marco histórico do que vivemos na tentativa de fixar essa consciência da fragilidade que é viver", avalia Vitu.

As inspirações para o single vêm de canções que o artista considera solitárias, porém fortes. Para encontrar esses ingredientes, ele consultou a musicalidade de Cartola, Caetano Veloso, e também Cícero e Amarante. 

O lançamento de Nosso Tempo marca o início da divulgação do EP de estreia de sua carreira solo, que ficou conhecido na cena capixaba por seu trabalho à frente da banda de indie rock Moreati.


"Aumento o repertório para montar meu primeiro show completo solo (estou aguardando esse momento ansiosamente), já pensando nos arranjos e na experiência que gostaria de proporcionar. Dar esse passo também significa avançar, passar por esse portal pandêmico e recomeçar. Significa que perigou bem, mas minha energia não acabou" finaliza Vitu.

O single Nosso Tempo é uma composição de Vitor Locatelli (Vitu), com arranjo e edição de Thaysa Pizzolato. A mixagem foi realizada por Jackson Pinheiro, com masterização de Xande Barcelos. Participaram da faixa os músicos Vitor Locatelli (violões) e Thaysa Pizzolato (teclados). As fotos de divulgação e a capa do single são de Marina Melim.


A letra da música:
Ah, nossos dias já foram melhores
E o silêncio era raro de achar
E nessas ruas e becos ferozes
Eu perdi o que eu ia achar

(refrão)
Mas para que se cobrar esse tanto
Se a verdade já está de matar
Eu me apego nas minhas memórias
E nas delícias que ainda vão voltar

Ah, nossos dias já foram maiores
Dava tempo da gente se olhar
E nesses dias que passam velozes
Encontrei o motivo de amar

(refrão)
Mas para que se cobrar esse tanto
Se a verdade já está de matar
Eu me apego nas minhas memórias
E nas delícias que ainda vão voltar

Só me guarda um pouco de sorriso
Nosso tempo já está para voltar
Eu me deito nas minhas memórias
E nas delícias que ainda vão voltar


Ficha técnica
Música: Nosso Tempo
Data de lançamento: 10 de dezembro
Artista: Vitu
Composição e violões: Vitor Locatelli
Arranjo, edição e teclados: Thaysa Pizzolato
Mixagem: Jackson Pinheiro
Masterização: Xande Barcelos
Fotos, capa do single e captação de imagens: Marina Melim

Comentários

Mais lidas

Morre atriz mirim capixaba do filme "Helena", com cenas gravadas em Vitória

Léo de Paula apresenta a força da percussão afro-brasileira em fórum na Colômbia

Linha do tempo da Chocolates Garoto