Pular para o conteúdo principal

Forró é declarado Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro pelo Iphan

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) declarou o forró, também conhecido como arrasta-pé ou forrobodó, Patrimônio Imaterial Brasileiro, fortalecendo assim a sua importância para a cultura brasileira e para o próprio ritmo musical, que vem conquistando pessoas desde muitos anos atrás. O anúncio foi no último dia 9 de dezembro.

Forró é uma das marcas de Itaúnas, em Conceição da Barra. (FOTO: Marcus Ferreira/Fenfit)
Além disso, o Iphan afirma que o forró é um supergênero. Está consideração se dá por agrupar ritmos e expressões musicais como o baião, o xote, o xaxado, o chamego, o miudinho, a quadrilha e o arrasta-pé.

A luta para alcançar este reconhecimento iniciou em 2011, quando a Associação Cultural do Balaio do Nordeste, do estado da Paraíba, formalizou o registro. A partir de então, foi montado um dossiê em que comunidades de todo país reuniram documentos relacionados e registros audiovisuais para concretizar o pedido. 

Neste ano, a definição finalmente ocorreu em reunião extraordinária do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural da entidade, onde a votação foi transmitida pelo YouTube.

De acordo com a presidente do Iphan, Larissa Peixoto "esse bem cultural (forró) é o 52º bem registrado no país, dispensa apresentações, está em incontáveis eventos  e festivais por todo o Brasil, em especial nos festejos juninos, gerando renda, empregos diretos e indiretos, além do sentimento muito forte de pertencimento".

Forró como patrimônio imaterial
Segundo o portal do Iphan, os bens culturais de natureza imaterial dizem respeito às práticas e domínios da vida social que se manifestam em saberes, ofícios e modos de fazer; celebrações; formas de expressão cênicas, plásticas, musicais ou lúdicas; e nos lugares (como mercados, feiras e santuários que abrigam práticas culturais coletivas).

Por essa razão, considerou-se o forró como patrimônio imaterial, fazendo dele parte integrante e ainda mais importante da história e cultura do Brasil. Agora podemos finalmente comemorar esta conquista que alegra todos os amantes desse ritmo musical que envolve multidões em cada cantinho do Brasil!

Comentários

Mais lidas

Morre atriz mirim capixaba do filme "Helena", com cenas gravadas em Vitória

Léo de Paula apresenta a força da percussão afro-brasileira em fórum na Colômbia

Linha do tempo da Chocolates Garoto