Pular para o conteúdo principal

Forró é declarado Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro pelo Iphan

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) declarou o forró, também conhecido como arrasta-pé ou forrobodó, Patrimônio Imaterial Brasileiro, fortalecendo assim a sua importância para a cultura brasileira e para o próprio ritmo musical, que vem conquistando pessoas desde muitos anos atrás. O anúncio foi no último dia 9 de dezembro.

Forró é uma das marcas de Itaúnas, em Conceição da Barra. (FOTO: Marcus Ferreira/Fenfit)
Além disso, o Iphan afirma que o forró é um supergênero. Está consideração se dá por agrupar ritmos e expressões musicais como o baião, o xote, o xaxado, o chamego, o miudinho, a quadrilha e o arrasta-pé.

A luta para alcançar este reconhecimento iniciou em 2011, quando a Associação Cultural do Balaio do Nordeste, do estado da Paraíba, formalizou o registro. A partir de então, foi montado um dossiê em que comunidades de todo país reuniram documentos relacionados e registros audiovisuais para concretizar o pedido. 

Neste ano, a definição finalmente ocorreu em reunião extraordinária do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural da entidade, onde a votação foi transmitida pelo YouTube.

De acordo com a presidente do Iphan, Larissa Peixoto "esse bem cultural (forró) é o 52º bem registrado no país, dispensa apresentações, está em incontáveis eventos  e festivais por todo o Brasil, em especial nos festejos juninos, gerando renda, empregos diretos e indiretos, além do sentimento muito forte de pertencimento".

Forró como patrimônio imaterial
Segundo o portal do Iphan, os bens culturais de natureza imaterial dizem respeito às práticas e domínios da vida social que se manifestam em saberes, ofícios e modos de fazer; celebrações; formas de expressão cênicas, plásticas, musicais ou lúdicas; e nos lugares (como mercados, feiras e santuários que abrigam práticas culturais coletivas).

Por essa razão, considerou-se o forró como patrimônio imaterial, fazendo dele parte integrante e ainda mais importante da história e cultura do Brasil. Agora podemos finalmente comemorar esta conquista que alegra todos os amantes desse ritmo musical que envolve multidões em cada cantinho do Brasil!

Comentários

Mais lidas

Samba e pagode para curtir a estreia do Brasil na Copa do Mundo

Elemento Zero apresenta novo baixista para iniciar produção de EP

Reveja a integra do primeiro dia Marien Calixte Jazz Music Festival