Pular para o conteúdo principal

Lívia de Paula lança "Mandinga Braba", um processo de cura para a artista capixaba

A cantora Lívia de Paula lançou sua primeira música gravada em estúdio, Mandinga Braba. O single, ou melhor, o processo de criação e produção, foi também um processo de cura para a artista capixaba, e que a mesma busca compartilhar com os ouvintes do som.

Lívia conta que quando escreveu Mandinga Braba estava muito mal, de saúde mental e física. "Me mantive em pé mas apenas um lado do corpo funcionava, o outro lado da alma estava fora, revivendo o trauma. Meus guias espirituais me ajudaram a traçar o caminho da cura, um longo trajeto, e bem no começo dele, dentro de um museu, escrevi Mandinga Braba: o meu veículo, as palavras que me guiariam", conta a cantora ao OMMC.

A música foi um processo de cura para Lívia de Paula. (FOTO: Ciro Massariol)
O museu que Lívia cita é o Museu Capixaba do Negro "Veronica da Pas" (Mucane), que fica no Centro de Vitória. "Foi lá que eu escrevi essa música, enquanto eu fazia a mediação da exposição 'Malungas', das artistas Castiel Vitorino Brasileiro, Kika Carvalho e Charlene Bicalho. Em especial, as obras de Casti e Charlene foram essenciais para a criação da letra. Gosto de dizer que 'Malungas' me ajudou a compor essa canção", lembra.

Tempo de cura
A artista destaca que 'Malungas' significa 'no mesmo barco', veículo no qual se movimenta na música. "Me referencio também ao Chá de Alecrim que Casti expôs e ensina a fazer num dos santinhos que compunha sua obra. Eu fiz todo o ritual que o santinho indicara, em casa. Fiz o chá e tomei sozinha no meu quarto e depois fiquei em silêncio comigo mesma, mergulhando em mim, imergindo no meu tempo de cura. Então essa música surge como uma vontade de compartilhar um ritual possível pra que outras pessoas possam também acessar sutilmente seu tempo de cura".

"E três anos depois aqui estou, com a música lançada, finalmente, graças a deyse. Ainda estou no trânsito. No barco, navegando em mar aberto. Os barcos nos trouxeram até aqui, mas hoje eu sou a capitã", finaliza Lívia de Paula.

A música Mandinga Braba está disponível nas principais plataformas digitais de áudio.


Ficha técnica
Música: Mandinga Braba
Data de lançamento: 30 de novembro
Composição e vocal: Lívia de Paula
Guitarra: JaySant'
Baixo: Luizito
Arranjo para violão: Lucas Xavier
Gravação, mixagem e masterização: Jone BL (Timeless Records)
Fotos: Philipe Moulin e Ciro Massariol
Arte de capa: Lívia de Paula


Comentários

Mais lidas

Músicos capixabas em show com talentoso violonista carioca em Vitória

Santa Teresa se prepara para um 2024 histórico: 150 anos de imigração italiana no Brasil

Toponímias capixabas de origem indígena