Pular para o conteúdo principal

Entrevista: russa Daria Obraztsova mora em Vitória e canta música brasileira

Cantora russa, nascida na Sibéria e residente em Vitória desde 2014. Apaixonada pela música brasileira, canta em diferentes estilos: MPB, jazz, bossa nova e pop. Essa é Daria Obraztsova, formada na Faculdade de Música do Espírito Santo "Maurício de Oliveira" (Fames) no curso de formação musical em canto popular.

A cantora Daria Obraztsova, radicada há sete anos no Brasil. (FOTO: Marcela Bicalho)
Daria canta bossa nova em português e russo, por exemplo, músicas de Tom Jobim (RJ) nos dois idiomas. Atualmente cursa graduação em música na Fames e escreve o trabalho final do curso de pós-graduação em canto popular.

A cantora já se apresentou em diversos palcos pelo Espírito Santo, incluindo 244/Club, El Libertador, A Oca, Guanaani Hostel, Palácio Sônia Cabral, e teatros Sesc Glória, Carlos Gomes e Universitário da Ufes. Cantou também com o grupo Brasilerissimo, formado por alunos da Fames, no Santa Jazz, em Santa Teresa, e no Festival de Inverno de Domingos Martins.

Depois que veio morar no Brasil, a artista participou em jam sessions na Rússia - São Petersburgo e Moscou, onde cantou música brasileira e se apresentou várias vezes em um jazz clube, em sua cidade natal Tomsk, na Sibéria, com uma banda local, e também apresentou músicas brasileiras.

Quem quiser, poderá acompanhar o talento desta cantora presencialmente. No dia 30 de dezembro, a russa se apresentará no 244/Club, em Vitória, com o projeto "Jazz & Bossa", a partir de 20 horas. Daria na voz será acompanhada por saxofone e guitarra.

Daria Obraztsova conversou com O Melhor da Música Capixaba e revelou que gosta de cantar desde criança na Rússia e inclusive que pretende lançar trabalhos autorais em breve.

Serviço
Projeto "Jazz & Bossa", com Daria Obraztsova
Data e horário: 30/dez (quinta-feira), às 20h
Local: 244/Club - Rua Madeira de Freitas, 244, Praia do Canto, Vitória
Informações: (27) 99502-0244


ENTREVISTA
Daria Obraztsova, cantora
OMMC - Você começou a cantar na Sibéria, onde nasceu, ou foi apenas após chegar ao Brasil?
Daria Obraztsova - Tenho esse lado artístico desde criança. Sempre gostei de cantar, de um palco.

OMMC - Já tinha alguma ligação com o Brasil antes de vir morar aqui? Como surgiu a oportunidade e a ideia de vir para o Brasil? Morou em outra cidade antes de chegar a Vitória?
Daria Obraztsova - Não, só no mapa geográfico, porque adoro mapas e viajar. Um amor me trouxe ao Brasil e estou aqui por esse motivo há sete anos. Não morei em outras cidades do Brasil, mas conheço muitas. Tive oportunidade de viajar no país e conheço Ceará, Bahia, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Paraná.

OMMC - Teve uma boa recepção quando chegou no Espírito Santo?
Daria Obraztsova - Uma ótima recepção! Em geral, povo brasileiro é muito acolhedor. Talvez por motivo histórico de ser um pais de imigrantes.


OMMC - Começou a cantar música brasileira durante a formação na Fames?
Daria Obraztsova - Já escutava bem antes na Rússia a música brasileira, a exemplo de bossa nova, Adriana Calcanhotto e samba.

OMMC - Qual o sentimento ao cantar música brasileira? Canta outros estilos além de jazz e bossa nova?
Daria Obraztsova - A língua portuguesa é muito melódica, parece que todos os brasileiros já falam cantando. Cantar em português é um enorme prazer pra mim. É um grande desafio! Gosto de MPB, música pop e música russa nacional.

OMMC - Você compõe? 
Daria Obraztsova - Ainda não, mas estou pensando criar minhas músicas, estudei bastante composição na Fames. Também tenho grande interesse cantar música de outros compositores, quem só compõem a música.

OMMC - Pretende lançar algum trabalho autoral futuramente?
Daria Obraztsova - Sim, com certeza! Isso é uma outra grande realização musical!

Comentários

Mais lidas

Grandes atrações musicais nas festas do município de Fundão

Professor capixaba de dança lança videodança online

Em primeiro single após “rebatismo”, Thiago Maré lança “Marés” no dia do seu aniversário