Pular para o conteúdo principal

Entrevista: russa Daria Obraztsova mora em Vitória e canta música brasileira

Cantora russa, nascida na Sibéria e residente em Vitória desde 2014. Apaixonada pela música brasileira, canta em diferentes estilos: MPB, jazz, bossa nova e pop. Essa é Daria Obraztsova, formada na Faculdade de Música do Espírito Santo "Maurício de Oliveira" (Fames) no curso de formação musical em canto popular.

A cantora Daria Obraztsova, radicada há sete anos no Brasil. (FOTO: Marcela Bicalho)
Daria canta bossa nova em português e russo, por exemplo, músicas de Tom Jobim (RJ) nos dois idiomas. Atualmente cursa graduação em música na Fames e escreve o trabalho final do curso de pós-graduação em canto popular.

A cantora já se apresentou em diversos palcos pelo Espírito Santo, incluindo 244/Club, El Libertador, A Oca, Guanaani Hostel, Palácio Sônia Cabral, e teatros Sesc Glória, Carlos Gomes e Universitário da Ufes. Cantou também com o grupo Brasilerissimo, formado por alunos da Fames, no Santa Jazz, em Santa Teresa, e no Festival de Inverno de Domingos Martins.

Depois que veio morar no Brasil, a artista participou em jam sessions na Rússia - São Petersburgo e Moscou, onde cantou música brasileira e se apresentou várias vezes em um jazz clube, em sua cidade natal Tomsk, na Sibéria, com uma banda local, e também apresentou músicas brasileiras.

Quem quiser, poderá acompanhar o talento desta cantora presencialmente. No dia 30 de dezembro, a russa se apresentará no 244/Club, em Vitória, com o projeto "Jazz & Bossa", a partir de 20 horas. Daria na voz será acompanhada por saxofone e guitarra.

Daria Obraztsova conversou com O Melhor da Música Capixaba e revelou que gosta de cantar desde criança na Rússia e inclusive que pretende lançar trabalhos autorais em breve.

Serviço
Projeto "Jazz & Bossa", com Daria Obraztsova
Data e horário: 30/dez (quinta-feira), às 20h
Local: 244/Club - Rua Madeira de Freitas, 244, Praia do Canto, Vitória
Informações: (27) 99502-0244


ENTREVISTA
Daria Obraztsova, cantora
OMMC - Você começou a cantar na Sibéria, onde nasceu, ou foi apenas após chegar ao Brasil?
Daria Obraztsova - Tenho esse lado artístico desde criança. Sempre gostei de cantar, de um palco.

OMMC - Já tinha alguma ligação com o Brasil antes de vir morar aqui? Como surgiu a oportunidade e a ideia de vir para o Brasil? Morou em outra cidade antes de chegar a Vitória?
Daria Obraztsova - Não, só no mapa geográfico, porque adoro mapas e viajar. Um amor me trouxe ao Brasil e estou aqui por esse motivo há sete anos. Não morei em outras cidades do Brasil, mas conheço muitas. Tive oportunidade de viajar no país e conheço Ceará, Bahia, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Paraná.

OMMC - Teve uma boa recepção quando chegou no Espírito Santo?
Daria Obraztsova - Uma ótima recepção! Em geral, povo brasileiro é muito acolhedor. Talvez por motivo histórico de ser um pais de imigrantes.


OMMC - Começou a cantar música brasileira durante a formação na Fames?
Daria Obraztsova - Já escutava bem antes na Rússia a música brasileira, a exemplo de bossa nova, Adriana Calcanhotto e samba.

OMMC - Qual o sentimento ao cantar música brasileira? Canta outros estilos além de jazz e bossa nova?
Daria Obraztsova - A língua portuguesa é muito melódica, parece que todos os brasileiros já falam cantando. Cantar em português é um enorme prazer pra mim. É um grande desafio! Gosto de MPB, música pop e música russa nacional.

OMMC - Você compõe? 
Daria Obraztsova - Ainda não, mas estou pensando criar minhas músicas, estudei bastante composição na Fames. Também tenho grande interesse cantar música de outros compositores, quem só compõem a música.

OMMC - Pretende lançar algum trabalho autoral futuramente?
Daria Obraztsova - Sim, com certeza! Isso é uma outra grande realização musical!

Comentários

Mais lidas

Morre atriz mirim capixaba do filme "Helena", com cenas gravadas em Vitória

Léo de Paula apresenta a força da percussão afro-brasileira em fórum na Colômbia

Linha do tempo da Chocolates Garoto