Pular para o conteúdo principal

Começa nesta quarta-feira (8), a mostra de cinema da ABD Capixaba com exibições gratuitas

Com o tema "Levante!", a 16ª Mostra Produção Independente da Associação Brasileira de Documentaristas e Curta Metragistas do Espírito Santo (ABD Capixaba) convoca os produtores e produtoras audiovisuais do Espírito Santo para se unirem à luta em defesa do cinema nacional. 

Diante de tantos ataques à arte e à cultura, a ABD Capixaba realiza mais uma edição desse importante evento que mostra um panorama da produção audiovisual atual do nosso estado.

O evento acontece entre esta quarta-feira (8) e a próxima segunda-feira (13), com exibições online egratuitas pelo site da Associação, pelo YouTube e pela TV Educativa. Foram selecionados 32 filmes, entre documentários, animações, videoarte, videoclipes e experimental, que serão exibidos na Mostra Competitiva.

Cena do documentário Balaio para Kaia. (FOTO: Reprodução)
A comissão de seleção foi formada por Suellen Vasconcelos, Maria Grijó Simonetti e Maria Clara Escobar, realizadoras audiovisuais com muita experiência na área que trabalharam juntas na curadoria dos filmes para promover uma mostra diversa.

"Recebemos mais de 90 produções, um conjunto caracterizado pela diversidade de olhares e formas, também com novos realizadores que, na pandemia, descobriram no audiovisual uma maneira de se expressarem. A nossa seleção reflete a diversidade das inscrições. Produções ficcionais, documentais, videoclipes, animações, experimentais, videoarte, séries e infantis compõem esse vasto panorama da Mostra Produção Independente de 2021", explica Maria Grijó Simonetti.

A escolha dos vencedores será feita pelas comissões de Júri do Festival, compostas por especialistas e profissionais do cinema, além da votação pelo Júri Popular, que podem ser feitas pelo site da ABD.

A cerimônia de abertura acontece nesta quarta-feira (8), a partir das 19h, com transmissão pelo YouTube e contará com debates sobre o tema da mostra "Levante", lançamento da 11ª edição da revista Milímetros e muitas outras apresentações.

Já as sessões da Mostra Competitiva serão transmitidas pela TV Educativa, sempre às 19h (exceto no domingo que a sessão começa às 17h), durante os dias 9 a 12 de dezembro, e seguida de debates com os realizadores ao vivo pelo YouTube. Porém, todos os filmes estarão disponíveis no site da ABD Capixaba para serem assistidos de forma livre e para a votação do Júri Popular até o dia 13 de dezembro.

O filme A Coisa Tá Preta será exibido. (FOTO: Divulgação)
Levante pelo cinema capixaba
A Mostra da ABD já se consolidou como um importante encontro anual com as mais recentes produções do Estado e o tema deste ano vem como uma provocação ao momento atual que o setor audiovisual enfrenta em todo o Brasil.

"O tema 'Levante!' é um convite à defesa da democracia e dos direitos constitucionais arduamente conquistados, trazendo o cinema como estratégia potente nessa luta porque o cinema habita o território da subjetividade e da sensibilidade. Com ele refletimos a nossa existência e projetamos nas telas as histórias que queremos contar, os protagonistas que queremos ver e o mundo que queremos para o futuro. É um chamado também para que a classe do audiovisual do estado se una em uma reflexão em torno da unidade de pautas e da mobilização artística contra qualquer tipo de retrocesso que venha a nos ameaçar", explica Diego de Jesus, coordenador geral da Mostra.

Homenagem
Orlando Bomfim é o homenageado da 16º Mostra Produção Independente "Levante!". Fundador e o primeiro presidente da ABD Capixaba no anos 2000, o realizador é um ícone do documentário capixaba.

Mineiro mas de coração capixaba, Orlando se mudou para o Espírito Santo em 1980. Mas em 1975 ela já pesquisava a história do Estado quando lançou seu filme mais  icônico Tutti Buona Gente, que faz um registro da imigração italiana no estado.

Recentemente, parte da obra do realizador foi restaurada pela produtora capixaba Pique Bandeira, dentro da iniciativa "Projeto Acervo Capixaba". Ao todo, Bomfim dirigiu 13 filmes entre curtas e documentários, de 1975 a 2014.

Nos anos 1980, ele foi diretor da TV Educativa e seu trabalho sempre prorizou a difusão do audiovisual capixaba. Ele também participou da criação do Cine Metrópolis e na concepção do Festival de Cinema de Vitória,  no início dos anos 1990. Aos 80 anos, Orlando Bomfim faleceu no dia 19 de julho de 2021.

A programação completa:
08/dez (quarta-feira)
19h - Sessão de Abertura da 16a Mostra Produção Independente "Levante!" (YouTube da ABD Capixaba)
Debate “Levante!”
Lançamento da Revista Milímetros 11

09/dez (quinta-feira)
19h às 21h - Sessão 1 (TVE)
Minhas Mães - Gustavo Guilherme
A voz que a saudade tem - Esther Almeida Borges
Verdade Peregrina - Daiana Rocha
Two girls with a movie camera (Slumber party) - Victoria Brasil e Thamyris Escardoa
Sol - Fredone Fone
A cambonagem e o incêndio inevitável - Castiel Vitorino Brasileiro / Co-direção: Roger Ghil
Balaio para Kaia - Maresia
21h às 22h30 - Debate com realizadores (YouTube da ABD Capixaba)

10/dez (sexta-feira)
10h às 13h - Minicurso  Introdução ao Roteiro, com Rodrigo de Oliveira
19h às 21h - Sessão 2 (TVE)
Chorey - Tati Rabelo e Rodrigo Linhales
Mudo Sessões - Volta - Heitor Righetti
Força, Coragem e Fé - Dia D - José Augusto Muleta
Gatinho na Internet - Rodrigo Linhales, Tati Rabelo e Glauber Vianna
Mito é o Caralho 2 - Diego Capeletti e Luiz Eduardo Neves
Zé Moreira - Em Composição - Gabriel Moreira e Cláudio França
Perambular - Marcelo Oliveira
21h às 22h30 - Debate com realizadores (YouTube da ABD Capixaba)

11/dez (sábado)
19h às 21h - Sessão 3 (TVE)
Corpo-Rio 5 - Desaguar - Victorhugo Amorim e Weber Cooper
Atlântida - Diego Locatelli
Vizinhança - Lucas Carvalho
Ausência - Ricardo Sá
O Educandário Alzira Bley como lugar de memória - Judeu Marcum
Quando o amanhã chegar - Marcelo Mendes Gomes
As far as the eye can see ou tão longe quanto a vista alcança - Luma Lopes Alves
21h às 22h30 - Debate com realizadores (YouTube da ABD Capixaba)

12/dez (domingo)
17h às 19h - Sessão 4 (TVE)
Panapaná - Gabriel Nemer Neves e Verônica
Paulo César Vinha - Cíntia Braga
Fenômenos Extraordinários - Companhia Junco
Circo em nós - Nós nas redes - Circo em Nós/Nathália Lemos
Sobre cabides e roupas - Renan Amaral
Penduradas - Dominique Lima
Mais um dia - Fabricia Silva
S[C]INÉDOQUE / Capítulo Dez: Despedidas, Recomeços - Gustavo Guilherme
Percorrer memórias: Por entre as ruínas da Fazenda Velha - Esther Almeida Borges
B.O. - Maresia
A Coisa Tá Preta - Gabriel Filipe
19h às 20h30 - Debate com realizadores (YouTube da ABD Capixaba)

Comentários

Mais lidas

Músicos capixabas em show com talentoso violonista carioca em Vitória

Santa Teresa se prepara para um 2024 histórico: 150 anos de imigração italiana no Brasil

Toponímias capixabas de origem indígena