Pular para o conteúdo principal

Romaria dos Homens reúne 800 mil em volta após pandemia

Fiéis de Nossa Senhora da Penha percorreram as ruas de Vitória e Vila Velha na tradicional Romaria dos Homens, neste sábado (23), durante as comemorações da Festa da Penha, que voltou a ser presencial após ter acontecido virtualmente nos últimos dois anos. A romaria reuniu cerca de 800 mil devotos, de acordo com a organização da Festa da Penha, maior evento religioso do Espírito Santo.

Imagem de Nossa Senhora da Penha na Romaria dos Homens. (FOTO: Gustavo Andrade/OMMC)
A caminhada entre Catedral Metropolitana de Vitória e o Parque da Prainha é também chamada Romaria das Famílias por conta da participação de crianças, jovens, idosos, homens e mulheres. E no trajeto muitas histórias de agradecimentos, pedidos e milagres atribuídos a Padroeira capixaba.

A mãe Maria Regina Souza, de 56 anos, com o filho Vinícius Souza, 29, cadeirante e com uma síndrome não diagnosticada, junto com outros familiares, devotos de Nossa Senhora da Penha, percorreram os 14 km da Romaria dos Homens. "Agradecer pela vida do Vinícius. Os médicos deram um ano de vida a ele e está aqui conosco. Já ficou cego e um milagre fez ele voltar a enxergar", contou emocionada antes de iniciar o trajeto.

Morador do Ibes, em Vila Velha, o aposentado Antônio Maurício dos Anjos, 75, acompanha o crescimento da Romaria dos Homens desde a juventude. Ele lembra de quando a romaria terminava no Campinho do Convento de Penha, onde apenas homens podiam subir. Neste ano agradece por um motivo especial. "Por estarmos vivos depois dessa pandemia".


E saúde é exatamente o tema da festa deste ano: "Saúde dos Enfermos, rogai por nós", trecho da Ladainha de Nossa Senhora. A escolha é justamente uma alusão tanto à retomada quanto da cautela que ainda é preciso ter neste período.

A Romaria dos Homens acontece há pelo menos 60 anos. A primeira edição ocorreu no ano de 1955, durante o dia, com um trajeto diferente, no entanto, só em 1958, após decisão do então Arcebispo de Vitória, Dom João Batista, a romaria passou a ter os 14 km de extensão, com realização à noite.

Mulheres
Já no domingo (24), milhares de fiéis caminham entre o Santuário de Vila Velha e o Parque da Prainha na Romaria das Mulheres, onde uma missa é celebrada. Famílias inteiras participam da caminhada. Tradicional na Festa da Penha, o movimento feminino vem ganhando força e, assim como a Romaria dos Homens, ganha a participação de famílias inteiras, e não só de mulheres.

Após o último dia do Oitavário e a missa, a cantora Fafá de Belém (PA) se apresenta para as mulheres a partir de 19 horas.

Multidão acompanhou Missa de envio na Catedral de Vitória. (FOTO: Gustavo Andrade/OMMC)
PROGRAMAÇÃO
- 24/abr (domingo)
8º dia do Oitavário - Tema do dia: Saúde integral
5h, 7h, 9h, 11h – Missas (Comunidade Franciscana), presenciais no Campinho
9h – Missa com a Romaria da Diocese de Colatina – Transmissão ao vivo (TVs, rádios, internet), presencial no Campinho
14h – Programa Salve Mãe das Alegrias – Transmissão ao vivo (TVs, rádios, internet)
15h – Romaria das Mulheres, Saída do Santuário de Vila Velha
17h – Missa de encerramento da Romaria das Mulheres – Transmissão ao vivo (TVs, rádios, internet), presencial no Parque da Prainha, Vila Velha
19h – Show musical com Fafá de Belém (PA) – Parque da Prainha, Vila Velha

- 25/abr (segunda-feira)
Dia de Nossa Senhora da Penha
0h, 1h, 2h, 3h, 4h, 5h, 6h, 9h e 12h – Missas na Capela (Comunidade Franciscana) – Capela do Convento
7h – Missa – CRB e Seminário – Transmissão ao vivo (TVs, rádios, internet), presencial no Campinho
8h – Romaria dos Ciclistas de Vila Velha – Saída, em frente à Praça Sebastião Cibien, em Cobilândia, Vila Velha
8h – Romaria dos Conguistas, Saída portão do Convento
10h – Missa – Pastorais Sociais – Vicariato para ação social, presencial no Campinho
14h – Programa Salve Mãe das Alegrias – Transmissão ao vivo (TVs, rádios, internet)
17h – Missa de encerramento, com transmissão ao vivo e presencial no Parque da Prainha

Comentários

Mais lidas

Músicos capixabas em show com talentoso violonista carioca em Vitória

Santa Teresa se prepara para um 2024 histórico: 150 anos de imigração italiana no Brasil

Toponímias capixabas de origem indígena