Pular para o conteúdo principal

Entrevista: Gabriela Gonçalves lança "Blessing", música produzida por Mike Shinoda, do Linkin Park

A cantora, compositora e multi-instrumentista Gabriela Gonçalves, 24, lança nesta sexta-feira (8), sua primeira música autoral. E logo de início teve o som produzido por um grande nome da música mundial. É que Blessing, mistura suave de lo-fi, indie, R&B e pop, foi produzida pelo músico e produtor norte-americano Mike Shinoda, integrante da consagrada banda de rock Linkin Park.

A multi-intrumentista Gabriela Gonçalves teve música produzida por Mike Shinoda. (FOTO: Luiza Stein/Stein Fotografias)
"A oportunidade de ter uma música produzida por Mike Shinoda é literalmente uma benção. Agradeço a Deus todos os dias por isso e espero que a música seja muito ouvida, que as pessoas gostem dela e sintam a música da mesma forma que eu senti quando escrevi", afirma Gabriela, ao portal O Melhor da Música Capixaba.

Gabriela Gonçalves é de Domingos Martins, na Região Serrana do Espírito Santo. Se formou em Arquitetura e Urbanismo no Centro Universitário Faesa. Apaixonada por música, é autodidata e tem diversos vídeos de covers de grandes artistas, como as bandas Red Hot Chili Peppers e Linkin Park e The Weeknd, no seus perfis no Instagram, no YouTube e no Tik Tok.

No período da pandemia, ainda em 2020, Mike Shinoda começou a fazer lives diárias em suas redes sociais e depois apenas na Twitch, e Gabriela não perdia uma. "Nós fãs, com as 'moedas' que ganhávamos ao assistir, podíamos fazer pedidos do estilo da jam para ele fazer, então eu pedi que minha jam fosse no estilo de Red Hot Chili Peppers. Depois que ele fez, eu agradeci e de alguma forma ele encontrou meu Instagram e me parabenizou pelos meus vídeos, por mensagem e na live", conta.


Depois disso, em 2021, o produtor do Linkin Park iniciou um projeto onde os compositores utilizam a hashtag #ShinodaProduceMe, para que os vídeos cheguem até Mike. O artista norte-americano lembrou dos vídeos da Gabriela e outra vez entrou em contato com a capixaba, incentivando a artista a participar do projeto com uma canção, que viria a ser Blessing. A música foi produzida ao vivo em transmissão do Twitch do próprio Mike Shinoda.


ENTREVISTA
Gabriela Gonçalves, cantora, compositora e multi-instrumentista
OMMC - Como surgiu o contato para participar do projeto com Mike Shinoda?
Gabriela Gonçalves - Primeiro de tudo, sou muito fã de Linkin Park e Red Hot Chili Peppers e no início da pandemia/quarentena, Mike começou com lives diárias em suas redes sociais e depois permaneceu apenas na Twitch com a "Coronajams" (como ele nomeou a live). Nós fãs, com as "moedas" que ganhávamos ao assistir, podíamos fazer pedidos do estilo da jam para ele fazer, então eu pedi que minha jam fosse no estilo de Red Hot Chili Peppers. Depois que ele fez, eu agradeci e de alguma forma ele encontrou meu Instagram e me parabenizou pelos meus vídeos, por mensagem e na live. Em 2021, ele iniciou esse projeto "ShinodaProduceMe", onde os compositores utilizaram a #Shinodaproduceme para que seus vídeos fossem escolhidos. No meu caso, ele lembrou dos meus vídeos do instagram (eu acredito) e mandou uma mensagem me incentivando a enviar uma demo, caso eu tivesse. Fiz uma música e postei no Instagram.

OMMC - Como foram as gravações?
Gabriela Gonçalves - Eu gravei a demo no meu quarto mesmo, meu isolante acústico foi meu guarda-roupa (haha). Eu tenho os instrumentos e então aprendi do meu jeito a usar uma DAW (Digital Audio Workstation), optei pelo Ableton Live e gravei vocais, violão e guitarra lá. Um fato engraçado é que na própria live Mike avisou a todos que eu não tinha experiências com gravações, e eu realmente não tinha. Agora estou aprendendo e tenho uma noção bem melhor. Para gravar Blessing eu apenas cliquei no botão de gravar e pronto.


OMMC - Qual a expectativa de lançar seu primeiro single logo com produção de um grande nome da música mundial?
Gabriela Gonçalves - Primeiramente, eu fico extremamente feliz que tudo deu certo. A música já estava pronta e exatamente um ano depois que foi possível anunciar o lançamento dela. Eu não tenho noção de qual é a sensação de lançar uma música, nunca fiz isso. Blessing é de fato a primeira música que escrevi e agora está sendo lançada, apenas fiz um instrumental antes para que eu pudesse ter as plataformas de streaming. 
A oportunidade de ter uma música produzida por Mike Shinoda é literalmente uma benção. Agradeço a Deus todos os dias por isso e espero que a música seja muito ouvida, que as pessoas gostem dela e sintam a música da mesma forma que eu senti quando escrevi.

OMMC - Qual a mensagem que passa em Blessing?
Gabriela Gonçalves - Blessing fala sobre a pressão que sinto quando as pessoas esperam que eu posso conseguir fazer tudo (relacionado a música). Eu acho esse um sentimento lindo, porque ter alguém que confia em você e acredita no seu potencial é algo incrível e muito gratificante de ter, porém, ao mesmo tempo eu acho que devo conseguir, e se não conseguir, estarei desapontando todos. 
Então, na música eu falo que acordo e peço a benção de meus pais para iniciar todos os meus dias, e é exatamente isso que faço. Eu também conto um pouco de como foi e é difícil seguir meus sonhos, sempre que quero tentar algo diferente, há medo, e isso sempre foi assim. 
Enfim, e é isso que estou fazendo agora, seguindo meus sonhos mesmo com o medo, cada vez ele fica menor, e quem sabe, minha próxima música pode ser uma continuação dessa história.


OMMC - Tem outras referências além de Red Hot Chilli Peppers e Linkin Park?
Gabriela Gonçalves - Sim! Sempre falo que Red Hot Chili Peppers e Linkin Park são as principais,  tanto é que pedi para o Mike fazer minha jam no estilo de RHCP, não poderia ser melhor! Chili Peppers sempre me influenciou demais quando se trata de instrumental, toco baixo por causa do Flea, em 2011, quando conheci a banda, eu estava assistindo eles pela TV, foi uma das apresentações do Rock In Rio e depois disso eu pedia um baixo de presente para meus pais todos os dias (alguns anos depois eu ganhei). Eu sempre tento aprender cada vez mais com as técnicas utilizadas por Flea, John, e mesmo antes de John voltar novamente ao RHCP, ele sempre foi uma grande inspiração para mim na guitarra. 
E Linkin Park eu nem preciso falar né, as ideias da banda sempre revolucionaram a indústria musical, um rapper numa banda de rock, e é isso que me chama atenção, a forma da criação das músicas e a voz incomparável de Chester Bennington. 
Além das duas bandas, gosto muito de John Mayer, Nile Rodgers, Queen, The Beatles, Bruno Mars, Twenty One Pilots, Foo Fighters, Muse, The Killers, entre outros que são incríveis, e tento aprender com todos esses músicos, todos os dias.

OMMC - Como começou essa paixão pelo rock?
Gabriela Gonçalves - Meu pai aprendeu a tocar violão sozinho e desde sempre tocou para minha mãe e os dois ficavam cantando juntos, depois que nasci, logo pequenininha ele me ensinou também. Comecei na música com o violão, depois fui aprimorando e aprendendo mais instrumentos. Eu de fato sou apaixonada por música, e isso acontece porque toda minha família gosta muito, todos os meus primos sabem e têm noção de pelo menos um instrumento. 
O amor pelo rock com certeza não veio de influência do meu pai, ele prefere um bom sertanejo antigo, mas isso não impediu que eu ficasse ouvindo as músicas que meu padrinho colocava no som do carro dele, e foi lá a primeira vez que ouvi Red Hot Chili Peppers e várias outras músicas, rock nacional a internacional (ele ouvia de tudo mesmo), e depois disso eu sempre fui querendo conhecer mais bandas, e faço isso até hoje, eu sou apaixonada por muitas bandas de rock e sou viciada em duas, como vocês acabaram de saber.

OMMC - Já tem outras produções a caminho? Tem novidades ainda para 2022?
Gabriela Gonçalves - Então, nunca podemos dar 100% de certeza, mas já estou trabalhando em novas músicas, tendo novas ideias. A princípio eu quero aproveitar o lançamento de Blessing e ver como tudo vai acontecer, porque como disse, é a primeira vez que estou lançando uma música, mas depois de aproveitar muito, talvez daqui uns 2 meses (talvez?) eu lance mais músicas? Quem sabe?
Ainda nesse ano quero lançar mais músicas para vocês e tenho uma vontade enorme de conseguir preparar um EP também. Mas é isso, são muitos sonhos que quero realizar e se Deus quiser vou conseguir.

Ficha técnica
Música: Blessing
Data de lançamento: 8 de abril
Voz e composição: Gabriela Gonçalves
Produção musical: Mike Shinoda
Arte de capa: Mumu The Stan
Fotografias: Luiza Stein (Stein Fotografias)

Comentários

Mais lidas

Com atrações capixabas e de seis países, Santa Jazz está confirmado para junho

Linha do tempo da Chocolates Garoto

Santa Teresa se prepara para um 2024 histórico: 150 anos de imigração italiana no Brasil