Pular para o conteúdo principal

Cine Por Elas exibe filme "Hotxuá" e debate povos indígenas em evento gratuito, em Vila Velha

Não basta apenas um dia para valorizar a importância dos povos originários do Brasil, é a partir desta ideia que neste mês de abril o tema do Cine Por Elas, cineclube feminista de Vila Velha, é o Dia do Indígena. Realizado na próxima terça-feira (26), às 19 horas, o encontro acontece de forma gratuita e exibe o filme Hotxuá (2009), que fala sobre o cotidiano da tribo Krahô e é a estreia da atriz Letícia Sabatella como diretora. Como convidadas para o debate pós-filme, o evento recebe a técnica em Meio Ambiente, Isabela Costa, e a bióloga e professora, Ursula Varjão.

Cena do filme Hotxuá. (FOTO: Divulgação/Cine Por Elas)
"Em contraste com o Dia do Índio trabalhado na escola no dia 19 de abril, chegamos com a temática do Dia do Indígena para recontar essa história questionando o olhar do narrador. Tirando o homem branco português do lugar de fala e trazendo os povos originários para contar a sua versão", explica Fabíola Mozine, uma das coordenadoras do Cine Por Elas.

O filme Hotxuá traz na direção Letícia Sabatella e Gringo Cardia, artista plástico e cenógrafo. A narrativa da tribo Krahô, de Palmas/TO, é contada a partir das percepções do palhaço indígena, Hotxuá, que dá nome à película. É tendo o filme como base que o Cine Por Elas discute as questões indígenas e o apagamento da história dos povos originários e sua cultura.

Também participa do evento a escritora Mara Coradello, como convidada oficial da "Coluna Literária Leia com Elas", que esse mês traz a resenha e contexto histórico sobre a obra O Som do Rugido da Onça, de Micheliny Verunschk.

Com 40 vagas disponíveis, a sessão visa atrair todes, mulheres cis LGBTQ+ e homens, maiores de 18 anos. O evento é gratuito e as vagas da sessão presencial devem ser preenchidas por meio do formulário de inscrição. O Cine Por Elas é um projeto apoiado pelo Funcultura e pela Secretaria de Cultura do Governo do Estado do Espírito Santo, via Edital 08/20.


O cineclube
O Coletivo Cine por Elas, responsável pelo encontro, é um instrumento de auto-organização das mulheres para a articulação da luta contra a violência à mulher, contra o machismo como um todo e contra a exploração de mulheres cis ou trans. Fundado em dezembro de 2020, durante o pico da pandemia, o grupo realizou sessões on-line de debate sobre gênero, sobre quebra de estereótipos e muitos outros temas relacionados ao movimento feminista. Outro projeto criado pelo coletivo foi o "Segue o Fluxo", que aborda a temática da dignidade menstrual e distribui bio absorventes ecológicos para camadas mais pobres da população.

Fazem parte do Cine Por Elas: Fabíola Mozine (coordenadora); Carolina Pitol (mobilizadora); Laura Paste (Base Psicologia); Marcella Féres (Curadoria Pedagógica); Mara Coradello e Talita Franceschini (Curadoria Literária); Andie Freitas (Curadoria Cinema); Livia Pegneau e Talita Franceschini (Blog); Pedro Mansur (técnico audiovisual). 

A sessão acontece com apoio do Funcultura e da Secretaria de Cultura do Estado do Espírito Santo por meio do edital do setor audiovisual 08/20. 

Serviço
Cine Por Elas - Dia do Indígena - "Hotxuá"
Data e horário : 26/abr (terça-feira), às 19h
Local: Cineclube Cine Por Elas - Rua Anhanguera, nº 16 - Cristóvão Colombo - Vila Velha
Inscrições: Acesse o formulário
Classificação: 18 anos 

Comentários

Mais lidas

Músicos capixabas em show com talentoso violonista carioca em Vitória

Santa Teresa se prepara para um 2024 histórico: 150 anos de imigração italiana no Brasil

Toponímias capixabas de origem indígena