Pular para o conteúdo principal

Debate sobre Cais das Artes em maio em Vitória

Um simpósio será realizado em maio na Universidade Federal do Espírito Santo, em Vitória, para debater possibilidades de utilização do Cais das Artes, obra longe de ser concluída, na Enseada do Suá. O evento Cais + Artes terá conferência de abertura, visitas mediadas à obra e três mesas temáticas. A data é dias 17, 18 e 19 de maio no Cine Metrópolis. A abertura no dia 17, será às 19 horas, com Guilherme Wisnik.

Obra do Cais das Artes, em Vitória. (FOTO: José Silveira)
A obra do Cais das Artes foi iniciada em 2010, há 12 anos, e deveria ser concluída em 2012, que foi a promessa inicial. As obras estão paralisadas desde 2015 já custaram R$ 151 milhões, de acordo com o que está publicado na plataforma Geo-Obras, dentro do site do Tribunal de Contas do Espírito Santo

O valor total inclui, além da obra em si, consultorias e desapropriações de estacionamento. Somente uma escultura que está no canteiro de obras se deteriorando custou mais de R$ 1 milhão. A construção começou ainda em um dos mandatos de Paulo Hartung, e passou por mandatos também de Renato Casagrande, atual governador. 

O projeto do Cais das Artes foi assinado pelo arquiteto e urbanista Paulo Mendes da Rocha, que morreu  dia 23 de maio de 2021, aos 92 anos, em São Paulo, devido a um câncer de pulmão.

O espaço foi desenvolvido para receber shows, peças teatrais e exposições artísticas. No projeto original, o Cais das Artes conta com museu, restaurante e auditório para receber eventos culturais.

Serviço
Simpósio "Cais + Artes"
Datas: 17, 18 e 19/mai (terça, quarta e quinta-feira)
Local: Cine Metrópolis (Ufes) - Av. Fernando Ferrari, 514, Goiabeiras, Vitória
Informações: Instagram do evento

Programação
17/mai (terça-feira) - Abertura, às 19h, com Guilherme Wisnik
18/mai (quarta-feira) - Cais + Teatro, às 9h
18/mai (quarta-feira) - Cais + Museu, às 15h
19/mai (quinta-feira) - Cais + Gestão, às 9h

Comentários

Mais lidas

Morre atriz mirim capixaba do filme "Helena", com cenas gravadas em Vitória

Linha do tempo da Chocolates Garoto

“A Matéria Noturna”: Filme gravado em Vitória estreia nos cinemas em abril