Pular para o conteúdo principal

Com apresentações culturais, oficinas e palestras, Cultura em Toda Parte chega a Pedro Canário

A caravana do Cultura em Toda Parte chega a mais um destino: a cidade de Pedro Canário, no norte do Espírito Santo. Entre sexta-feira (8) e domingo (10), o município recebe uma programação rica e diversificada, com teatro, dança, música e cultura popular, além da mostra de videoclipes. As inscrições para oficinas e palestras estão abertas e todas as ações são totalmente gratuitas.

A banda Auri se apresenta no domingo (10). (FOTO: Divulgação)
Além das apresentações culturais, o evento conta com mostra de videoclipes, oficinas de jazz funk, iniciação ao canto, iniciação à fotografia,  palestras sobre negócios da música, economia da cultura e empreendedorismo criativo. As oficinas acontecem no sábado (9) e domingo (10), de 9 às 19 horas. 

Já a programação das apresentações culturais tem início na sexta-feira, a partir das 20 horas, quando se apresentam A Sofista, Tambor de Raiz e Bárbara Greco. No sábado, a partir das 19 horas, tem Letícia Chaves, Grupo de Jongo Santana Velha, Izar e Roberta de Razão. Já no domingo, a programação começa a partir das 16 horas com Cia Vitória Street Dance, Grupo Árvore, Kika Amorim, Sandrera e Auri

O Cultura em Toda Parte - Região 1 é gerido pelo Instituto Parceiros do Bem e abrange as macrorregiões Metropolitana e Norte do Espírito Santo, levando uma programação cultural e formativa para diversos municípios capixabas. É idealizado pela Secretaria de Cultura do estado do ES (Secult-ES), com gestão Instituto Parceiros do Bem, apoio da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes) e do Serviço Social da Indústria (Sesi), viabilizado através da Lei Aldir Blanc,  Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal. 

Oficinas
A oficina Iniciação ao Canto será ministrada por Márcio Vianna, que trabalha como cantor há 25 anos e também atua há 15 anos como professor de canto e preparador vocal. Graduado em composição pela Universidade Federal do Espírito Santo, o professor tem como principal objetivo proporcionar uma relação consciente com o canto, dando ao aluno melhor controle da própria voz. A oficina acontece nos dias 09 e 10 de abril, às 9 horas, no Auditório NTM, Av. Vila Velha, Centro. Faça a inscrição no formulário.

Já na oficina de Iniciação à Fotografia os alunos irão aprender como regular o equipamento, aproveitar melhor a luz, os melhores ângulos e o que a fotografia pode oferecer para garantir boas imagens. O oficineiro será Gustavo Louzada, que começou a fotografar registrando imagens dos amigos durante o surfe, mas mergulhou de vez na fotografia depois de iniciar o curso de Comunicação Social/Jornalismo, em 2000.

Ainda durante a faculdade, trabalhou como repórter fotográfico no jornal Século Diário e, após formado, passou a fazer parte do time de repórteres fotográficos do jornal A Gazeta. Em 2011, criou a Agência Porã com os fotógrafos Apoena Medeiros e Fred Pacífico. A oficina acontece no sábado e domingo, às 9 horas, na  Praça da "Lagoa Augusto Ruschi". Faça a inscrição no formulário.

A oficina de Jazz Funk será ministrada por Malu Braga, bailarina, coreógrafa, professora e publicitária, pioneira de jazz funk no Espírito Santo, e é destinada aos amantes da dança e pessoas interessadas em conhecer um pouco do universo do Jazz Funk, mesmo que ainda não tenha experiência. Será uma aula para alunos com idade acima de 12 anos, que mescla vivências do jazz dance com as danças urbanas, a partir de coreografias e muita energia. Confiança, musicalidade, autoconhecimento e autonomia são algumas práticas relacionadas a essa vivência. A oficina acontece no sábado e domingo, às 13 horas, na academia Moviment PC, Av. Salvador 500, Centro. Faça a inscrição no formulário.

A poetisa e contadora de histórias Kika Amorim. (FOTO: Divulgação)
Palestras
Ministrada por Bianca Sperandio, antropóloga com MBA em marketing pela USP e especializada em produção de conteúdo, a segunda palestra terá como tema "Economia da Cultura e Empreendedorismo Criativo", abordando novas modalidades de geração de negócios e o desenvolvimento de geração de valor intangível para os empreendedores da indústria criativa. A palestra acontece no sábado, às 17 horas, na Praça da "Lagoa Augusto Ruschi". Faça a inscrição no formulário.

Além dos músicos, a cadeia de negócios envolve contratantes e, obviamente, o público que acompanha os shows. Para cada elo da corrente o mercado oferece oportunidades para profissionais que atuam de maneira autônoma ou contratados por empresas prestadoras de serviço. Na palestra sobre Negócios da Música, o produtor cultural Daniel Morelo, um dos idealizadores do Formemus e dos programas de rádio Sorvetinho FM e Formemus FM, irá apresentar informações sobre a história do setor da música, distribuição digital, gestão de carreira, dados atuais de mercado e tendências, além de estudos de caso de empreendimentos e artistas bem-sucedidos no atual universo da música. A palestra acontece na sexta-feira, às 19 horas, na Praça da "Lagoa Augusto Ruschi". Faça a inscrição no formulário.

Serviço
Cultura em Toda Parte -  Etapa Pedro Canário
Data: 8 a 10/abr (sexta a domingo)
Locais: Praça da Lagoa Augusto Ruschi, Academia Moviment PC e Auditório NTM - Pedro Canário
Informações: (27) 3376-1674 - producao.parceirosdobem@gmail.com

Comentários

Mais lidas

Músicos capixabas em show com talentoso violonista carioca em Vitória

Santa Teresa se prepara para um 2024 histórico: 150 anos de imigração italiana no Brasil

Toponímias capixabas de origem indígena