Pular para o conteúdo principal

Manfredo lança novo EP e segue com seu abraço empático, indie folk e muita emoção

Um pouco de tristeza, bastante reflexão, o direito de sofrer coletivamente, resiliência e o conforto do abraço. Este é o conceito do novo EP do músico e compositor Manfredo, chamado Novas Versões De Canções Nunca Ouvidas Antes (#NVCNOA).

O músico e compositor Manfredo lança novo EP. (FOTO: Lucas Pontes/Tato Villanova)
O trabalho, que conta com cinco músicas autorais, será lançado nesta sexta-feira (29), nas plataformas digitais e com um lyric clipe no YouTube - da música Coragem - que contará com linguagem de Libras interpretada por Sunshine Zanoni. É possível fazer o pré-save do EP.

Tanto nas letras quanto nos arranjos – com uso de violões, harpa, clarinete, teclado, cordas, baixo acústico, trompete e outros elementos -, Manfredo mergulha em certa melancolia reflexiva e busca a reviravolta coletiva no EP. É um verdadeiro indie folk melancólico, pronto para despertar verossimilhança em diversas pessoas, principalmente em período pós-pandêmico.

"Um ânimo de ritmo e esperança em saber que podemos sofrer, mas não precisamos passar por isso sozinhos. Não é estranho pensar que a música e a resiliência têm algo em comum; nos fraterniza enquanto indivíduos e nos une como pessoas, em um mundo cada vez mais dividido", avalia o compositor.

Outro gancho interessante da coletânea de Manfredo é o nome: Novas Versões De Canções Nunca Ouvidas Antes (#NVCNOA). O compositor trabalhou tal conceito de modo a evidenciar a relação da composição "com as versões que a gente faz da gente mesmo ao longo da vida". Isto é, há sempre o movimento, a mudança, um passo a mais no decorrer do processo.

O EP tem produção do multi-instrumentista Henrique Paoli, que já trabalhou com artistas e projetos como André Prando, Ana Müller, Rodrigo Novo, Borabaez e mais. As canções foram gravadas no estúdio Funky Pirata, em Vitória, com mixagem de Ricardo Ton e masterização de Alexandre Barcelos.

O processo de produção foi além do Espírito Santo, com gravações na França, por Jeremy Naud (acordeon, teclado e clarinete), e em Belo Horizonte, por Arícia Ferigato (harpa), no estúdio Leve Music.

O EP, na ordem, apresenta as canções Quero ser Grande, Coragem, Fica, Fonte da Vida e O Que Todo Mundo Quer. O projeto tem apoio do Governo do Estado do Espírito Santo - Secretaria de Estado da Cultura (Secult-ES), com recursos do Funcultura.

Antes da coletânea #NVCNOA, Manfredo já havia lançado os singles A Jornada (2021), O Vórtice (2020) e Sweet River (2017). O artista é conhecido ainda por sua história de 10 anos com a Manfredines, banda que já dividiu o palco com Os Paralamas do Sucesso (RJ), Los Hermanos (RJ) e Móveis Coloniais de Acaju (DF), bem como se apresentou em festivais e casas como Festival de Alegre e Ilha Shows, no ES, e Teatro Odisseia e Audio Rebel, no Rio de Janeiro/RJ.

Ficha técnica
EP: Novas Versões De Canções Nunca Ouvidas Antes (#NVCNOA)
Data de lançamento: 29 de abril
Faixas: 5
Composições: Manfredo
Produção musical e arranjos: Henrique Paoli
Gravação: Ricardo Ton (Estúdio Funky Pirata - Vitória)
Teclados, acordeons e clarinetes: Jeremy Naud (Estúdio  pessoal - Montpellier/França)
Guitarras: Thiago Arruda (Estúdio pessoal - Vitória)
Harpa: Felipe Fantoni (Estúdio Leve Music - Belo Horizonte/MG)
Mixagem de Ricardo Ton
Masterização de Alexandre Barcelos
Musicistas: Arícia Ferigato (harpa); Carolina Luz (cello); Jacqueline Lima (violino); Jeremy Naud (acordeon, clarinetes e teclados); Claudine Abreu (violino); Heitor Campos (bateria); Henrique Paoli (bateria, violão, banjo e percussão); Manel Fogo (baixo elétrico e contrabaixo); Pedro Novelo (violão nylon e trompete); Manfredo (vozes); e Thiago Arruda (guitarras)
Produção executiva: Moustache Produções Artísticas
Direção artística: Manfredo
Foto de capa: Lucas Pontes e Tato Villanova
Arte da capa: Renato Novaes
Designer: Ademir Ribeiro

Comentários

Mais lidas

Com atrações capixabas e de seis países, Santa Jazz está confirmado para junho

Linha do tempo da Chocolates Garoto

Morre atriz mirim capixaba do filme "Helena", com cenas gravadas em Vitória