Pular para o conteúdo principal

Coral Guarani de Aracruz lança álbum de música ancestral contemporânea

O projeto Originários do Agora - Música Ancestral Contemporânea nasceu com o intuito de revelar um cenário real e atual da cultura indígena contemporânea por meio da música, desmistificando ideias errôneas e preconcebidas sobre os povos originários que vivem no Brasil de hoje. O álbum foi lançado no dia 19 de abril, para celebrar a data que simboliza a luta e a resistência dos povos originários.

Integrantes do Coral Kuara'y Retxakã. (FOTO: Giulyanna Cipriano)
O Coral Kuara'y Retxakã, composto por guaranis da Aldeia Tekoá Mirim do Cacique Karaí Pedro da Silva, localizada no município de Aracruz, deu voz às canções ancestrais pertencentes a seu povo ao longo de sete faixas em um álbum musical inédito. O projeto de gravação foi realizado com o apoio do prêmio do Edital 016/2019 - Valorização da Diversidade Cultural Capixaba do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura).

Integram o Coral Guarani Kuara’y Retxakã: Rosiane Martine da Silva, Rosanir Martine da Silva, Suzana da Silva, Rosana da Silva, Marilza da Silva, Rodrigo da Silva, Walter Santos de Azevedo e ainda, os mirins Yasmin Leonato da Silva, Isabelly Leonato da Silva, Ayla Silva Vaz, Raissa Pereira da Silva e Maria Flora Martine dos Santos.

Acompanhe nas redes sociais

Vivências
O álbum é resultado das conexões vividas pelo artista Luccas Martins no projeto Handpan Brasileiro, no qual o percussionista realiza vivências musicais com grupos de música popular regional do Brasil e faz música colaborativa com o intuito de inserir o handpan na música popular brasileira.

A parte instrumental do disco traz o lirismo da música Guarani, que por vezes remete à música de concerto com a participação de quarteto de violoncelos, fagote e trompete, e ao mesmo tempo finca os pés no tempo presente dialogando com a sonoridade de sintetizadores e da música eletrônica.


A percussão gravada por Luccas Martins tem destaque especial com efeitos sonoros feitos de sementes orgânicas, tambores e a participação do handpan, instrumento de percussão harmônico-melódico suíço, que confere sonoridade exótica e transcendental ao álbum com seu som metálico rico em harmônicos.

Com o conceito de fazer uma leitura contemporânea da música ancestral, duas faixas do disco tem arranjos de música eletrônica elaborados e produzidos pelo duo NAVA, dos músicos Chico Corrêa e João Meirelles. Os arranjos e a produção musical do álbum têm a assinatura do percussionista Luccas Martins, que fez toda a captação das vozes do coral ao vivo, in loco, dentro da casa de reza da Aldeia Tekoá Mirim. A mixagem e a masterização do disco foram feitas pelo renomado engenheiro de áudio Homero Lotito. O álbum é produzido e lançado pelo selo Lôa Discos.


Identidade visual
A identidade visual do álbum teve o conceito desenvolvido pela fotógrafa Giulyanna Cipriano. O design gráfico traz imagens do cotidiano da aldeia e fotos de objetos de artesanato produzidos pelo povo Guarani.

A arte de capa é uma colagem digital feita pela artista visual indígena Mavi Morais. Mavi é da etnia Kariri-Sapuyá e trabalha com um misto de fotografia e artes visuais procurando mesclar impactos visuais do design moderno com as causas e questões indígenas, criando narrativas visuais sobre espiritualidade, memória ancestral, identidade e resistência. É um trabalho que se inicia nas tradições indígenas e viaja o mundo visual e literalmente.

Mavi Morais teve sua obra exposta em um outdoor em Sauchiehall Street e Barrowlands – ruas de Glasgow, Escócia – onde foi realizada a 26ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas, a COP26, em novembro de 2021.


Ficha técnica
Álbum: Originários do Agora - Música Ancestral Contemporânea
Artista: Coral Guarani Kuara’y Retxakã
Data de lançamento: 19 de abril
Faixas: 7
Idealização: Cacique Karaí Pedro da Silva, Severina Martine e Coral Kuara’y Retxakã
Elaboração de projeto e produção executiva: Luccas Martins (Lôa Produções
Artísticas) e Giulyanna Cipriano (Glue Produtora e Comunicadora Cultural)
Captação do coral ao vivo e produção musical: Luccas Martins
Músicos participantes: Luccas Martins, Jader Finamore, Renato Oliveira Gota, Heleno
Feitosa (Costinha), Federico Puppi, Chico Correa e João Meirelles
Estúdios de gravação: Sensorial Lab e Gota Sonora
Mixagem e masterização: Homero Lotito
Fotografia, projeto gráfico e design da capa: Giulyanna Cipriano
Colagem da capa: Mavi Morais
Figurino: Severina Martine
Selo: Lôa Discos

Comentários

Mais lidas

Músicos capixabas em show com talentoso violonista carioca em Vitória

Santa Teresa se prepara para um 2024 histórico: 150 anos de imigração italiana no Brasil

Toponímias capixabas de origem indígena