Pular para o conteúdo principal

Em documentário experimental, mulheres revelam desafios enfrentados na música

Bíceps musculoso, lenço vermelho no cabelo e a frase: "We can do it!" - ou nós podemos! O icônico cartaz de Rosie, imagem da mulher em uma propaganda da Segunda Guerra Mundial que se popularizou nos anos 70 como símbolo do feminismo, é a inspiração do documentário experimental #Mulherex: O Que Elas Estão Pensando?, dirigido pela cantora e compositora linharense Bella Nogueira.

Participantes do documentário sobre desafios das mulheres na música. (FOTO: Bella Nogueira)
A produção audiovisual vai ao ar nesta segunda-feira (8), Dia Internacional Da Mulher, às 14 horas, no canal do YouTube "Explicanção". 

Com foco nas mulheres da música, o documentário terá participação da tecladista Thaysa Pizzolato, da rapper Afronta MC, da cantora e compositora Thainá Lopez e da própria Bella Nogueira. 

O intuito é revelar os desafios enfrentados pelas mulheres no universo musical. As imagens e entrevistas foram feitas no Estúdio Bravo, em Vitória. 

"Como os homens estavam fora na guerra, o cartaz foi feito como incentivo para as mulheres trabalharem nas fábricas. Mas a peça se tornou, sem querer, um símbolo da revolução feminina mais tarde. A ideia do projeto é, dessa forma, dar novos rostos e novos nomes a Rosie", explicou Bella.

A diretora do documentário  completou: "Nós temos várias Rosies no dia a dia, mas essas histórias não são contadas. Então, cada uma das mulheres convidadas representa uma realidade: temos no projeto, por exemplo, uma figura trans (Afronta MC), mulheres lésbicas, como eu", destaca.

Bella Nogueira conta ainda que, durante a produção, fez as mesmas perguntas para cada convidada "e, como cada uma respondeu dentro de uma realidade própria, o resultado é surpreendente". "Perguntei, por exemplo, se elas são mais contratadas por homens ou mulheres. E reforço: as respostas são impressionantes", concluiu Bella.

Bella Nogueira dirige e também participa do documentário. (FOTO: Divulgação/Bella Nogueira)
Serviço
Lançamento do documentário '#Mulherex: O Que Elas Estão Pensando?'
Data e horário: 8/mar (segunda-feira), às 14h
Informações e contato: (27) 99807-5636 - Felipe Izar e (11) 99462-9577 - Bella Nogueira



Comentários

Mais lidas

Músicos capixabas em show com talentoso violonista carioca em Vitória

Santa Teresa se prepara para um 2024 histórico: 150 anos de imigração italiana no Brasil

Toponímias capixabas de origem indígena