Pular para o conteúdo principal

Xavi lança disco "Terra em Transe" dia 11 com críticas ao momento da sociedade e muito rock’n roll

Negacionismo, flerte com o autoritarismo, golpe contra a cultura e desprezo intelectual. Estes são temas abordados e incisivamente refutados pelo músico e compositor Xavi em seu novo disco, Terra em Transe, com lançamento marcado para a próxima sexta-feira (11), nas plataformas digitais.

O cantor Xavi lança seu primeiro álbum em carreira solo. (FOTO: Divulgação)
A canção Terra em Transe 2, terceira faixa do disco de nove canções, já revela o tom crítico do autor: "Imersos na arrogância e na solidão; entristecidos entre delírios, aprisionam a canção; mas novos ventos soprarão; faz sol lá fora, venha ver; acenda a luz que há em você".
 
No mesmo tom, a capa do álbum Terra em Transe é inspirada no clássico escrito por Pierre Boulle e que depois marcou a história do cinema, Planeta dos Macacos. Xavi, por meio das letras e da identidade visual, aponta os retrocessos dos últimos anos no debate público e no desenvolvimento de políticas públicas, de modo a questionar, como abarcado na obra e no filme, a possibilidade de a raça humana já ter sido avançada um dia.
 
"Nós temos enfrentado um debate ancorado em discussões rasas, desinformação, desprezo à cultura e à educação e condescendente com práticas e discursos autoritários. É a terra em transe mesmo, um retrocesso, e questionar tal momento por meio da música é papel importante do artista", afirma.


E também do rock, estilo musical dado como morto por alguns nos anos anteriores, mas que voltou com muita força e tem sido usado estrategicamente até por artistas do pop.
 
Xavi segue seu caminho dentro do estilo no que chama de "rock sem frescura", isto é, a produção musical (de Thiago Arruda, guitarrista de Ed Motta) que contempla "mão pesada" na bateria, baixo pulsante, guitarras distorcidas, solos, críticas políticas e outros elementos.
 
Nessa linha, o artista ainda faz uma homenagem ao rock dos anos 80 com releitura de Marvin, composição de Nando Reis (SP) e clássico dos Titãs (SP). O novo álbum do compositor traz, na ordem, as canções Terra em Transe, Homem Triste, Terra em Transe 2, Dias de Mim, Joyci, Sorriso de Menino, Flores Mortas, Hospício e Marvin.
 
Amor
O peso das guitarras e das críticas também ganha alívio e cede espaço para falar de amor no disco de Xavi. Sim, o compositor homenageia a família nas canções Joyci – nome de sua esposa – e Sorriso de Menino, rock rural composto para seu enteado, Rafael.
 
Xavi
O artista é um dos principais nomes da música do Espírito Santo. É responsável pela efervescente cena capixaba nos anos 2000, ativista cultural e político e um dos fundadores do Casaca, banda que chegou a vender mais de 100 mil discos.
 
Xavi deixou o Casaca em 2017 e iniciou sua carreira solo como compositor: já lançou os singles Quimera e Homem Triste e agora revela seu primeiro álbum, Terra em Transe.
 
Entre outras bandas de rock, o músico já dividiu o palco com Os Paralamas do Sucesso (RJ), Biquini Cavadão (RJ), O Rappa (RJ) e CPM 22 (SP).

Ficha técnica
Álbum: Terra em Transe
Data de lançamento: 11 de fevereiro
Artista: Xavi
Produção musical: Thiago Arruda
Arte de capa: Rodolpho Valdetaro

Comentários

Mais lidas

Músicos capixabas em show com talentoso violonista carioca em Vitória

Santa Teresa se prepara para um 2024 histórico: 150 anos de imigração italiana no Brasil

Toponímias capixabas de origem indígena