Pular para o conteúdo principal

Padrão de beleza é pauta no Cine Por Elas no mês de março

Em março, Vila Velha recebe a segunda sessão de cineclube gratuita Cine por Elas, que vai abordar o tema "Padrão de Beleza" com debate do filme Pequena Miss Sunshine (2006). O objetivo principal é tratar de uma temática feminina com olhar feminista, fazendo uma ligação entre as protagonistas do filme com as mulheres reais. O encontro presencial está marcado para o próximo dia 29 de março, às 19 horas, na sede do projeto, no bairro Cristovão Colombo, em Vila Velha.

Cena do filme que será pautado. (FOTO: Reprodução/internet)
A escolha do tema e do filme aprofunda a discussão sobre a imagem do corpo da mulher e sobre padrões de beleza e de comportamento impostos pela sociedade. O longa conta a trajetória da pequena Olive, cujo sonho é participar do concurso de beleza intitulado "Pequena Miss Sunshine". Dessa forma, a intenção é discutir padrões estipulados às mulheres desde muito novas e as dores sofridas por muitas por não se enquadrarem. 

O evento traz a participação especial da terapeuta de família e especialista em parentalidade positiva, Marcella Féres, e vai trazer informações a respeito de como trabalhar essas imposições no campo da educação e da análise. Além dela, a escritora Mara Coradello é a convidada oficial da coluna literária "Leia com Elas", que em março traz a resenha e o contexto histórico da obra O Mito da Beleza, de Naomi Wolf (Estados Unidos).

Inscrições
Com 40 vagas disponíveis, a sessão visa atrair todes, mulheres cis LGBTQ+ e homens, maiores de 18 anos. O evento é gratuito e as vagas da sessão presencial devem ser preenchidas por meio do formulário de inscrição. O Cine Por Elas é um projeto apoiado pelo Funcultura e pela Secretaria de Cultura do Governo do Estado do Espírito Santo, via Edital 08/20.

O Coletivo Cine por Elas, responsável pelo encontro, é um instrumento de auto-organização das mulheres para a articulação da luta contra a violência à mulher, contra o machismo como um todo e contra a exploração de mulheres cis ou trans. Fundado em dezembro de 2020, durante o pico da pandemia, o grupo realizou sessões on-line de debate sobre gênero, sobre quebra de estereótipos e muitos outros temas relacionados ao movimento feminista. Outro projeto criado pelo coletivo foi o Segue o Fluxo, que aborda a temática da dignidade menstrual e distribui bio absorventes ecológicos para camadas mais pobres da população. 

Fazem parte do Cine Por Elas: Fabíola Mozine (coordenadora); Carolina Pitol (mobilizadora); Laura Paste (Base Psicologia); Marcella Féres (Base Pedagogia); Mara Coradello, Talita Franceschini e Brissa Oliveira (Coluna Literária); Andie Freitas (Base Cinema); Livia Pegneau e Talita Franceschini (blog); Pedro Mansur (técnico audiovisual) e Jean R (diretor de arte).

Serviço
Cine Por Elas - "Pequena Miss Sunshine"
Data e horário: 29/mar (terça-feira), às 19h
Local: Cineclube Cine Por Elas - Rua Anhanguera, 16, Cristóvão Colombo, Vila Velha

Comentários

Mais lidas

Morre atriz mirim capixaba do filme "Helena", com cenas gravadas em Vitória

Alex Lima completa 54 anos e recebe homenagem do irmão Amaro Lima, com “Barco do Amor”

Relembre Alexandre Lima, na banda Manimal, em show na Praça do Papa