Pular para o conteúdo principal

Destaques OMMC #99: 'Irmão do Jorel' chega ao centésimo episódio em quarta temporada

Centésimo episódio de desenho capixaba
A série animada Irmão do Jorel, criada pelo capixaba Juliano Enrico chega a quarta temporada em exibição nos canais fechados Cartoon Network e HBO Max. Nestes novos episódios, exibidos a partir de 25 de fevereiro, com o "Especial Carnaval Bruttal", a série ultrapassa a marca de 100 episódios.

No centésimo episódio, o Irmão do Jorel e sua amiga Lara vão para a Edzone, um lugar criado pelo pai do garotinho onde nada está escrito e eles podem criar o que quiserem. Os animadores brincaram com a linguagem e com o traço dos personagens, com uma dose extra do surrealismo sempre presente na animação.

A plataforma também vai disponibilizar episódios anteriores para todo mundo curtir com essa família animada. Nessa leva, outro destaque é para o retorno do rapper Emicida (SP) como Kassius Kleyton. Os novos episódios são exibidos às quartas-feiras, no horário de 19h15, no Cartoon Network, e em horários alternativos no HBO Max.

A série chega a quarta temporada no Cartoon Network. (FOTO: Divulgação)
"Histórias Ocultas da Igreja dos Reis Magos"
O cineasta Rogério Morais acaba de lançar o documentário Histórias Ocultas da Igreja dos Reis Magos, que conta histórias do monumento histórico localizado em Serra. Com 28 minutos de duração, o documentário aborda temas como a chegada dos jesuítas e a construção da igreja; a origem do Rio Reis Magos e do nome da igreja; além dos causos antigos, como as histórias de assombrações e fantasmas contadas de geração em geração, bem como as mudanças ocorridas no patrimônio cultural durante os últimos anos.

A produção foi feita em 13 meses, contando com imagens aéreas da Igreja e áreas adjacentes. Estão presentes na obra os historiadores Teodorico Boa Morte, Roberto Vasco e Clério José Borges. Já a direção e o roteiro são do cineasta Rogério Morais, enquanto a direção de produção é de Rosa Maria.

O projeto foi contemplado pela Lei de Incentivo Aldir Blanc. Um lançamento presencial também está previsto para o mês de março, mas a data ainda será agendada. Esse é o segundo documentário de Rogério Morais que conta a história de um monumento histórico da Serra. Em novembro, o cineasta lançou o filme Queimado – A luta pela liberdade, que se propôs a resgatar a Insurreição de Queimado.


Madalenas do Jucu
Um grupo de congo feminino em formação. É o grupo Madalenas do Jucu, que já iniciou os ensaios na Barra do Jucu, em Vila Velha. Beatriz Rego, atual regente da tradicional banda de congo Mestre Honório, comanda o grupo das Madalenas, formado por 30 mulheres.

"O projeto nasceu do sonho de nosso mestre de formar um grupo feminino de tambor. Foi o primeiro mestre a dar abertura para as mulheres sentarem no tambor", conta Beatriz , que participa desde 1988 da Banda de Congo da Barra do Jucu, que ganhou o nome de Mestre Honório, depois que ele faleceu em 1993.

Além das releituras e dos jongos populares nas festividades barrenses, o grupo de mulheres também traz algumas composições próprias, fruto de oficinas que antecederam a formação das Madalenas. A primeira etapa foi de ensino sobre o congo e seus toques em oficinas abertas a todos.

Dali, as mulheres participantes foram convidadas para um segundo momento, no qual está sendo feita a formação do grupo, com ensaios e compra de instrumentos, vestimenta e outras necessidades. Ambos projetos foram apoiados por recursos públicos, por meio de editais de fomento à cultura da Secretaria de Cultura do Espírito Santo (Secult-ES).


* Com informações dos portais Terra e Século Diário

Comentários

Mais lidas

Relembre Alexandre Lima, na banda Manimal, em show na Praça do Papa

Alex Lima completa 54 anos e recebe homenagem do irmão Amaro Lima, com “Barco do Amor”

Morre atriz mirim capixaba do filme "Helena", com cenas gravadas em Vitória