Pular para o conteúdo principal

Vale Música abre 120 vagas gratuitas para ensino musical nos núcleos de Serra e Vitória

Estão abertas, desta quarta-feira (16) a 25 de março, as inscrições online para os novos beneficiários do Vale Música, projeto sociocultural mantido pelo Instituto Cultural Vale no Espírito Santo. Ao todo são ofertadas 120 vagas para crianças, adolescentes e jovens de 07 a 22 anos e que tenham interesse em estudar música nos polos de ensino dos municípios de Serra e Vitória. As vagas são voltadas para moradores da Grande Vitória e que sejam alunos da rede pública de ensino ou com bolsa integral em escolas particulares da Grande Vitória e universitários.

Para fazer a inscrição, o candidato ou responsável deverá realizar a leitura do edital e preencher todas as informações solicitadas por meio de formulário disponibilizado no site da Estação Conhecimento de Serra, instituição executora do projeto no Espírito Santo.

Ensaio de alunos do Vale Música ES. (FOTO: Fábio Prieto)
Para o Núcleo Parque Botânico Vale, em Vitória, estão sendo oferecidas 40 vagas para crianças e adolescentes de 7 a 17 anos completos. A seleção visa à composição do Coral Infantojuvenil Vale Música, com vagas voltadas para sopranos, contraltos e barítonos. Os candidatos e candidatas devem atender os seguintes critérios: ser morador dos municípios da Grande Vitória; ter nascido entre os anos de 2005 a 2015; e estar matriculados em escola da rede pública ou em escola particular.

Para o Núcleo da Estação Conhecimento de Serra, há 80 vagas disponíveis para os instrumentos: euphonium, trompa, tuba, trombone, trompete, flauta, clarinete, fagote, oboé, saxofone, violino, viola, violoncelo, contrabaixo acústico e elétrico, violão, guitarra, percussão/bateria e piano; e para o Coral Jovem Vale Música: sopranos, contraltos, tenores e baixos.

As vagas são voltadas para composição dos Grupos de Referência do Projeto Vale Música ES: Coral Jovem Vale Música, Camerata Jovem Vale Música, Orquestra Jovem Vale Música, Banda Sinfônica Vale Música e Vale Música Jazz Band; e também para a Banda Experimental Vale Música, Coral Juvenil Vale Música e Orquestra Experimental Vale Música.

Podem concorrer às vagas no Núcleo da Estação Conhecimento de Serra crianças, adolescentes e jovens de 8 a 22 anos completos, desde que atendam os seguintes critérios: ser morador dos municípios da Grande Vitória; ter nascido entre os anos de 2000 a 2014; estar matriculado em escola da rede pública ou ser bolsista integral em escola particular (Ensino Fundamental, Médio ou Superior). Para inscrição em ambos os núcleos não é necessário ter experiência musical.

Banda Sinfônica Vale Música no Concerto Djavaniando, em 2019. (FOTO: Thuanny Louzada)
Avaliação 
Durante o processo de avaliação, todos os candidatos deverão realizar teste de leitura textual mínima e teste de aptidão musical, além de passar por uma entrevista. Os candidatos que já possuem nível técnico no instrumento precisarão apresentar uma peça de livre escolha.  Os testes serão realizados na Estação Conhecimento de Serra, nos dias 28 a 30 de março (segunda a quarta-feira), das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30; e no Parque Botânico Vale, no dia 31 de março (quinta-feira), das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30.

Classificação 
A equipe do projeto Vale Música Espírito Santo vai organizar e classificar os resultados de todos os candidatos de acordo com a disponibilidade de instrumentos de cada Grupo de Referência. A lista de selecionados e a lista de suplência estarão disponíveis no site da Estação Conhecimento de Serra a partir do dia 5 de abril.

Matrículas e aula inaugural
As matrículas vão acontecer na Estação Conhecimento de Serra e no Parque Botânico Vale, nos dias 6, 7 e 8 de abril, com aulas inaugurais no dia 11 de abril, na Estação Conhecimento de Serra; e 12 de abril, no Parque Botânico Vale.

Serviço
Inscrições online para novos beneficiários do Projeto Vale Música ES
Período: de 16 a 25 de março
Número de vagas: 120
Vagas para o Núcleo Parque Botânico Vale: 40
Vagas para o Núcleo Estação Conhecimento de Serra: 80
Pré-requisitos: crianças, adolescentes e jovens de 7 a 22 anos, moradores da Grande Vitória, e que sejam alunos da rede pública de ensino ou com bolsa integral em escolas particulares (ensino fundamental, médio e superior) da Grande Vitória.
Onde se inscrever: pelo formulário, disponibilizado no site
No ato da efetivação da inscrição, cada candidato receberá um e-mail de confirmação.
Em caso de dúvida, o candidato poderá entrar em contato pelo e-mail coord.valemusica@estacaoconhecimentodeserra.org

Comentários

Mais lidas

Músicos capixabas em show com talentoso violonista carioca em Vitória

Santa Teresa se prepara para um 2024 histórico: 150 anos de imigração italiana no Brasil

Toponímias capixabas de origem indígena