Pular para o conteúdo principal

Literatura: 10 livros capixabas gratuitos na internet

Para os amantes de literatura e para quem tem curiosidade de conhecer histórias capixabas, o portal O Melhor da Música Capixaba reuniu 10 livros lançados no Espírito Santo nos últimos anos. E o melhor: todos com acesso ou download gratuito na internet.

As obras falam de temas de diferentes momentos históricos como a imigração italiano no Estado, relatos de vivências em Santa Leopoldina, soluções de baixo custo para comunicação pública durante a pandemia, relações políticas entre os anos de 1889 e 1930.


Detalhes de cada publicação:
1) História e Memória: a trajetória do imigrante italiano na Região Sul do Espírito Santo
Autores: Mellina de Fátima Neres de Sousa Curty, Prisciliana Costa Ventura, Mateus Augusto Almeida Martins e Victor Silva Salaroli do Nascimento
Ano: 2020
Nº de páginas:  63
Publicação: Praia Editora

A obra foi produzida a partir de relatos concedidos e fotografias cedidas por descendentes daqueles que se instalaram no Caparaó capixaba, nos municípios de Alegre e Guaçuí. A partir das entrevistas e de sua pesquisa, os autores contam histórias que ajudam a compreender também um pouco da sociedade capixaba como um todo, tal é a participação dos italianos no dia a dia local, influenciando a cultura e costumes, desde que começaram a chegar ao Brasil, no último quarto do Século XIX, para construir uma nova vida longe da Itália.

2) Leopoldina, a Santa Que Existe em Nós: Crônicas de um menino do porto
Autor: Adriano Lima Neves
Ano: 2015
Nº de páginas: 112
Publicação: Independente

A bucólica cidade de Santa Leopoldina ainda conserva uma atmosfera que nos remete ao século XIX, época em que figurou como o maior empório comercial do estado do Espírito Santo. Essa condição foi-lhe dada pela importância logística do Porto do Cachoeiro, ponto de convergência de todo o comércio e transporte das mercadorias produzidas na região e encaminhadas ao porto de Vitória, bem como dos produtos importados da Europa, que chegavam a Santa Leopoldina através do rio Santa Maria da Vitória, depois de passar pelo porto de Vitória. E é nesse universo que o autor revela, através de crônicas, as lembranças de uma infância e juventude de uma geração que ali viveu as emoções típicas da mocidade interiorana.

3) Viagem às Colônias Italianas do Espírito Santo (Coleção Canaã)
Autor: Arrigo de Zettiry
Ano: 2021
Nº de páginas: 134
Publicação: Arquivo Público do Estado do ES

Em sua visita ao Espírito Santo, em fevereiro de 1902, o jornalista e pesquisador Arrigo De Zettiry, comissário do governo italiano, teve a oportunidade de registrar em seu relatório um período crítico para os camponeses italianos no Estado. Ao mesmo tempo que algumas famílias progrediam, outras lutavam contra doenças, a falta de recursos e as dívidas, por conta da baixa do preço do café, mas ainda firmes no sonho de "far la Mèrica". É um relato simples, realista e comovente, que retrata um pouco dos dramas e das conquistas das famílias italianas no interior espírito-santense, no raiar do século XX.

4) Lama
Autora: Marília Carreiro
Ano: 2019
Nº de páginas: 80
Publicação: Editora Pedregulho 

A morte e seus mistérios ronda novamente a literatura de Marília Carreiro em seu terceiro livro. Partindo de questões sociais como a injustiça, a rotina esmagadora e a burocracia, Marília expõe as frustrações e contradições do ser humano em 20 contos, que muitas vezes beiram o insólito e o absurdo.

5) Plantão Coronavírus: 8 soluções de baixo custo para comunicação pública durante a pandemia (Pra Seu Governo)
Autor: Gilberto Medeiros
Ano: 2021
Nº de páginas: 90
Publicação: Praia Editora

De autoria do jornalista Gilberto Medeiros, apresenta ferramentas e inovações utilizadas pela Prefeitura de Vila Velha durante a pandemia para manter o atendimento ao público, principalmente via internet e com aplicativos, como o chatbot de WhatsApp 24 horas. Jornalismo, WhatsApp, redes sociais digitais e streaming são os grandes temas do livro. Eles são a base para apresentar as oito soluções do subtítulo e que foram desenvolvidas pela equipe de comunicação conduzida pelo autor durante a pandemia.

6) Lembranças do Rio Marinho: aspectos da história e memória de um rio capixaba
Autor: Juliano Motta Silva
Ano: 2019
Nº de página: 148
Publicação: Editora Milfontes

A obra foi originada a partir da dissertação de Juliano Motta Silva no mestrado em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Trata da transformação do Rio Marinho, situado entre os municípios de Cariacica e Vila Vlha. Discorre sobre a degradação ambiental, evocando a sua paisagem, memória e esquecimento. 

7) Sobre Política Capixaba na Primeira República (Coleção Canaã)
Autora: Nara Saletto
Ano: 2018
Nº de páginas: 232
Publicação: Arquivo Público do Estado do ES

O livro traz uma apurada pesquisa documental sobre as relações políticas no Espírito Santo no período de 1889 a 1930. A obra reúne análises referentes aos governos, aos partidos, às oligarquias e às alianças e disputas entre os níveis estadual e federal, proporcionando novos elementos para a reflexão sobre os conflitos políticos, bem como quanto às conquistas de espaços. São essas interações, equilíbrios e concorrências entre diferentes atores sociais que Nara Saletto busca desvendar e também as consequências sociais desses jogos políticos, ampliando e fortalecendo a historiografia do Espírito Santo.

8) A lenda do lagarto azul
Autor: Jonas Reis
Ano: 2019
Nº de páginas: 81
Publicação: Editora Spirito Sancto

O grande lagarto da Pedra Azul, magnífico monumento natural localizado nas montanhas do Espírito Santo, foi um dia um lagarto de verdade. Ele foi petrificado por dois garotos aventureiros para proteger o povo da montanha. Em A lenda do lagarto azul Jonas Reis cria uma origem para o lagarto que encanta a todos que conhecem aquele belo monumento. Mas os garotos aventureiros, o lendário povo da montanha e mesmo as crianças de hoje sabem que o lagarto pode voltar à vida a qualquer momento. E todos esperam por isso até com alguma ansiedade, porque o lagarto azul é parte do povo da montanha, um grande irmão ancestral.

9) Golo
Autores: Gabriel Vogas e Thiago Egg 
Ilustrador: Thiago Egg
Ano: 2019
Nº de páginas: 60
Publicação: Editora Grafitusa

Muito baixo, muito fraco, muito roxo… Golo tem um problema para se divertir no seu planeta: ele não se encaixa no perfil ideal para nenhum jogo. Acompanhe Golo em sua jornada repleta de aprendizados pelo espaço em busca do jogo que possa ser jogado por todos, que vai levá-lo até um planetinha azul onde um grupo de amigos se diverte com uma estranha brincadeira onde meninos e meninas tentam fazer pontos chutando uma bola. 

10) Labirinto Mínimo
Autora: Fernanda Tatagiba
Ilustrador: Sidney Machado
Ano: 2019
Nº de páginas: 98
Publicação: Editora Pedregulho

É o segundo livro de poemas de Fernanda Tatagiba. Diferente do primeiro, este não carrega tanto a aspereza entre as relações. É uma busca por outros caminhos para a compreensão do outro e uma busca pelo entendimento de si próprio por meio da natureza, e esses caminhos e portas que se abrem são como labirintos.

Comentários

Mais lidas

Linha do tempo da Chocolates Garoto

Com atrações capixabas e de seis países, Santa Jazz está confirmado para junho

Morre atriz mirim capixaba do filme "Helena", com cenas gravadas em Vitória