Pular para o conteúdo principal

Coletivo Cores que Acolhem e Icores inauguram mural em Jardim da Penha

O Coletivo Cores que Acolhem e o Instituto de Cultura e Responsabilidade Social (Icores) promovem, na próxima sexta-feira (10), a entrega da revitalização do primeiro mural de Jardim da Penha, em Vitória, com a realização de uma Rua de Lazer na Av. Francisco Generoso da Fonseca, conhecida como a “Rua do Clube 106”. 

Alunos de várias escolas participaram da pintura do mural. (FOTO: Renata Nunes)
A ação nasceu a partir do olhar e dos desejos das crianças por ocasião das comemorações dos 50 anos do bairro, e contou com a participação de alunos de 8 a 12 anos das escolas municipais Álvaro Castro Mattos, Eber Louzada Zipinotti, Renascer, Zenaide M. Cavalcanti e da escola do Sesi.
 
A entrega do mural vai acontecer das 16h às 19h30, reunindo diversas atrações culturais para a criançada e os moradores.

Entre os apresentações confirmadas estão teatro infantil com Tio Diu, pop rock nacional e internacional com Felipe Pelissari e banda, e número musical com Ranon Fernandes, aluno da EMEF Álvaro Castro Mattos que participou do The Voice Kids da TV Globo; além de pipoca, pula pula e escorregador para as crianças.

A realização é do Coletivo Cores que Acolhem e Icores, com patrocínio da prefeitura de Vitória, Politintas e Sicoob, e apoio do Instituto Federal de Educação (Ifes), por meio da Cidade da Inovação.

De acordo com o produtor cultural Stefan Marques, coordenador do Coletivo Cores que Acolhem e integrante da diretoria do Icores, a obra desenvolvida no muro do Instituto Brasileiro do Café (IBC) tem valor simbólico para o bairro.

“Foi muito gratificante para o coletivo de cultura Cores que Acolhem ter a oportunidade de presentear Jardim da Penha com a revitalização do mural e a recuperação da calçada”, comenta Stefan.

Ele lembra que este é o primeiro mural de Jardim da Penha, que nasceu através da criação das crianças e das mensagens que elas deixaram para o futuro do bairro por meio de seus desenhos.

Integrante do Coletivo Cores que Acolhem e artista responsável pelo projeto, Renata Nunes destaca que a revitalização do mural contou com a colaboração de 150 crianças, que participaram de oficinas de pintura desenvolvidas pelos monitores do projeto, em parceria com o Icores.

 “Esse é um projeto que nos enche de orgulho, pois une a cultura, a educação, o cuidado com espaços coletivos e ainda o estímulo à formação da consciência cidadã de nossos pequenos”, observa Renata.

Pintura do mural em Jardim da Penha: valor simbólico para o bairro. (FOTO: Renata Nunes)
Anseios das crianças 
Na primeira fase do projeto, em 2019, os integrantes do Coletivo Cores que Acolhem e do Icores pediram para as crianças expressarem os seus anseios em relação ao bairro em forma de pinturas.

O resultado foi mais de 450 desenhos com uma série de temas de relevância social para a coletividade, que ganharam vida no mural.

“A pintura traduz os desejos das crianças: os cuidados com o nosso bairro, a preocupação com os moradores de rua, a educação inclusiva, o respeito às leis de trânsito, o combate a todo tipo de preconceito, a preservação do meio ambiente, a valorização da alimentação orgânica com preços mais acessíveis”, enumera Stefan.

Entre as expectativas das crianças para o bairro também estão a criação de espaços de brincar, museu de arte, planetário e um parque botânico. “No geral, elas sonham com a união das famílias em um mundo mais fraterno e com mais caridade e solidariedade”, acrescenta Renata Nunes.

Revitalizando Nosso Jardim
O tema do projeto deste ano é “Revitalizando Nosso Jardim”. “Destacamos a importância do cuidado com os espaços coletivos e a consciência de que a missão de cuidar de nosso bairro, no futuro, caberá às crianças.

Por essa razão, a formação humanista através das artes e do acesso à cultura deve começar na infância”, pondera Renata, que assina a pintura do mural. Os oficineiros são Jeferson Rocha e Rodolfo Tales.

Para as crianças e adolescentes, a experiência de contribuir para a melhoria do bairro por meio da pintura foi gratificante, conforme revela Matheus Davi Sinis, de 13 anos. “Foi irado pintar para Jardim da Penha. Toda vez que eu passo naquela rua e vejo meu desenho, me sinto muito feliz!”, vibra Matheus.

Revitalização do mural teve participação de mais de 150 crianças. (FOTO: Renata Nunes)

Leia mais

Serviço
Inauguração do Mural do Projeto “Revitalizando Nosso Jardim” 
Data e horário: 10/mar (sexta-feira), das 16h às 19h30
Local: Av. Francisco Generoso da Fonseca (“Rua do Clube 106”), Jardim da Penha, Vitória
Atrações: Rua de Lazer com Tio Diu (teatro infantil), Felipe Pelissari e banda (pop rock nacional e internacional), Ranon Fernandes, aluno da EMEF Álvaro Castro Mattos que participou do The Voice Kids da TV Globo; além de pipoca, pula pula e escorregador.
Participação gratuita.
Realização: Coletivo Cores que Acolhem e Icores
Patrocínio: Prefeitura de Vitória, Politintas e Sicoob
Apoio: Instituto Federal de Educação (Ifes) - Cidade da Inovação

Ficha técnica:
Artista plástica muralista: Renata Nunes 
Oficineiros: Jeferson Rocha e Rodolfo Tales
Auxiliar de pintura: Jason e Wesley Lira 
Produção executiva: Stefan Marques 
Produção cultural: Cores que Acolhem e Icores
Produção pedagógica das oficinas: Icores

Comentários

Mais lidas

Morre atriz mirim capixaba do filme "Helena", com cenas gravadas em Vitória

Alex Lima completa 54 anos e recebe homenagem do irmão Amaro Lima, com “Barco do Amor”

Relembre Alexandre Lima, na banda Manimal, em show na Praça do Papa