Pular para o conteúdo principal

Festival MC - Edição Favela gratuito com show de Cesar MC e aniversário do Coral Serenata D’Favela

A praça de Santa Tereza, em Vitória, será palco de mais uma edição do Festival Movimento Cidade (MC), agora em sua Edição Favela, neste sábado (11). A programação é gratuita e começa às 17 horas. 

A noite será de comemoração pelos 13 anos do Coral Serenata D’Favela, que reafirma a música como linguagem de transformação e inclusão com um coral composto por mais de 300 crianças e adolescentes da região do Morro do Quadro.

Cesar MC é uma das atrações do evento. (FOTO: Marcelo Martins)
Eles também tocam violino e levam novos sons para a favela, além de serem encaminhados para estágios, vagas de menor aprendiz e cursos profissionalizantes. 

“Nós somos o grande evento. Cada morador é o convidado ilustre. Porque tudo que será celebrado nesta data não foi vivido e conquistado individualmente. Sozinha nunca saí do lugar nesses 13 anos de resiliência e resistência [do Instituto]. Somos sobreviventes”, comemora a coordenadora e fundadora do Instituto, Luciene Pratti Chagas.

Na noite também acontece o show de Cesar MC, um dos nomes mais admirados no rap nacional. Em 2022, o rapper participou da edição do Festival MC, subindo ao palco ao lado de 100 crianças do coral Serenata d´Favela.

Seu primeiro projeto autoral foi tão aguardado na internet que cerca de um milhão de seguidores colocaram o álbum entre os assuntos mais comentados do Twitter no dia do lançamento do disco.

A obra é composta por 7 faixas e reúne nada menos que Emicida, Djonga e a corista Jaddy, que faz parte do Serenata.  Quem Tem Boca Vaia Roma, um de seus sucessos, ultrapassa 15 milhões de reproduções, somados YouTube e Spotify.

Integrantes do Coral Serenata D'Favela: apresentação no aniversário. (FOTO: Divulgação/Assessoria)
A programação ainda apresenta Slam Xamego, muita poesia e batalha de dança, além de exibir os resultados das oficinas realizadas com moradores do Morro do Quadro e adjacências, promovidos pelo festival entre os dias 4 e 11.

Também acontece o feat musical entre Noventa MC e Vegano MC, músicos conhecidos da cena do rap capixaba independente e pelas clássicas batalhas de MCs do Estado. 

Já para fechar a noite, os grandes homenageados do Festival MC se apresentam: o Coral Serenata D'Favela com participação da Bateria da Escola de Samba Chega Mais - que neste ano homenageou o Morro do Quadro no seu desfile no Sambão do Povo - de, MQ Records e do cantor de pagode Leoziinho.

"Violinos para ninar nossas famílias, dança para esquecer das dores. Poesia para dizer o que está entalado na garganta. E o lançamento do livro do poeta Braz Cortes Pereira, para registrar historicamente que em 11 de março houve no Espírito Santo uma noite onde a Favela é a estrela. Onde toda potência desse povo e de seus jovens serão reconhecidos", finaliza Luciene.

O Festival MC — Edição Favela é patrocinado pelo Nubank e pelo Instituto Cultural Vale. É uma realização da Puri Produções e do Ministério da Cultura — Governo Federal.

Serviço
Encerramento da Mostra Cultura D’Favela - Edição Favela do Festival MC
Data e horário: 11/mar (sábado), a partir de 17 horas
Local: Praça de Santa Tereza - Rua Frederico Ozanan, 460, Santa Tereza, Vitória
Entrada: Gratuita

Programação:
17h - Rimas, poesias e lançamento de livro com Braz Cortes Pereira
17h30 - Slam de Poesia com Slam Xamego
18h - Abertura oficial 
18h - Exibição de resultados das oficinas + Entrega de certificados aos alunos formados
19h -Batalha de Dança apresentada por Yago Barcelos
20h - Show musical de abertura: Feat entre Noventa MC e Vegano MC 
21h - Show musical de Cesar MC 
22h30 - Encerramento com apresentação do Coral Serenata D'Favela e participação da Bateria da Escola de Samba Chega Mais, MQ Records e Leoziinho

Comentários

Mais lidas

Músicos capixabas em show com talentoso violonista carioca em Vitória

Santa Teresa se prepara para um 2024 histórico: 150 anos de imigração italiana no Brasil

Toponímias capixabas de origem indígena