Pular para o conteúdo principal

Exposição reúne cerca de 200 peças e obras raras em Vitória

Beleza, raridade, histórias em obras assinadas por mestres das artes clássica e contemporânea, datadas entre o século XIX e a década de 50, fazem parte do acervo da exposição gratuita que acontece entre os dias 09 e 13 de março, no Empório das Artes, no Praia Shopping, em Vitória.

Interior da loja, em registro de arquivo. (FOTO: Reprodução)

Segundo o marchand Lélio Cimini, o público terá contato com 200 peças, entre esculturas, mobiliário, pratarias, porcelanas e pinturas de artistas consagrados, em um acervo de mais de R$ 250 mil em peças exclusivas, com até 40% em lances livres.

Entre as obras que merecem destaque estão pinturas dos artistas capixabas Attilio Colnago, Homero Massena (1855-1974) e Levino Fanzeres (1884-1956). Obras como Crepúsculo, datada da década de 30, assinada por Fanzeres, é um dos destaques do pregão.

Uma obra sempre muito disputada pelos apaixonados por arte é a de Homero Massena, cada vez mais raro e valorizado. Neste evento, ele será representado pelas obras Pescadores da Barra do Jucu, e Lavadeiras do Rio Jucu, da década de 50. 

Uma serigrafia da década de 80, do mestre Alfredo Volpi (Itália - 1896-1988), as famosas bandeirinhas que marcaram o trabalho do artista, está entre as obras a serem apreciadas. Entre as esculturas destaque para uma peça de Oscar Niemeyer, feita em bronze com pintura automotiva e um alabastro do século XIX, intitulada Crianças com Guarda-Chuva. 

Outra obra que promete disputa acirrada é um desenho de um projeto mobiliário de Joaquim Tenreiro (Portugal - 1906-1992), também da década de 50, e a arte sacra, que também é muito procurada em leilões. Nesta edição há uma imagem de Nossa Senhora da Conceição e de Santa Bárbara, ambas do século XIX, no melhor estilo da arte barroca.   

O mobiliário é um destaque à parte neste leilão. Peças como uma cristaleira Art Noveau, mesa em madeira com pé em ferro forjado e uma típica mesa inglesa de apresentação, juntam-se ao estilo sessentista da cadeira Gelli modelo canoa. Além das pinturas esculturas e mobiliário, o leilão reúne pratarias, porcelanas, cristais e tapetes.   

Serviço
Exposição Grande Leilão de Março
Data: 9 à 13/mar (domingo a quinta-feira)
Horário: 9h às 21h, sendo no domingo (12) de 14h às 21h
Local: Empório das Artes (Praia Shopping) - Av. Desembargador Santos Neves, 601, Praia do Canto, Vitória
Informações: (27) 99969-7558
Entrada: Gratuita

Pregão: 14/mar (sexta-feira)
Horário: 21h
Comandado pelo leiloeiro Mauro César Rocha
Local: Empório das Artes (Praia Shopping) - Av. Desembargador Santos Neves, 601, Praia do Canto, Vitória

Algumas das obras:


Descrição: Ernest Papf, OSC, "Paisagem" 35x26cm. Ass. Datado 1896. No verso carimbo da LATOUCHEE, fornecedora de materiais de arte em Paris, tendo como clientes nomes como: Guaguin, Gache, Gautiere, Pissarro, Monet.

Descrição: Bruno Giorgi, imponente escultura em bronze, "Guerreiro" Alt. 85cm com a base. Ass.

Comentários

Mais lidas

Músicos capixabas em show com talentoso violonista carioca em Vitória

Santa Teresa se prepara para um 2024 histórico: 150 anos de imigração italiana no Brasil

Toponímias capixabas de origem indígena