Pular para o conteúdo principal

Final da Batalha do NB celebra a força da cultura periférica no Espírito Santo

Após seletivas realizadas em Viana e em diferentes regiões do Estado, chegou a hora do público conhecer quem são os MCs campeões de rimas do Espírito Santo.

Eles estarão reunidos na grande final da “Batalha do NB – 3 anos: Viana x ES”, que será realizada no próximo sábado (18), das 17 às 22 horas, na Praça de Nova Bethânia, em Viana. O evento terá transmissão ao vivo pela TVE, com exibição simultânea pelo Facebook e o YouTube da emissora.

O evento acontece no próximo sábado (18), em Nova Bethânia, bairro de Viana. (FOTO: Divulgação)
O desafio comemora os três anos da Batalha do NB, como é chamada a batalha de rimas desenvolvida por adolescentes e jovens moradores do bairro de Nova Bethânia. Trata-se de uma roda cultural em que os MCs (mestres-de-cerimônia) se enfrentam por meio de rimas baseadas no improviso e na criatividade.

O certame tem regras preestabelecidas, por meio das quais o júri técnico avalia questões como formato e dinâmica da batalha, ataque e resposta, criatividade, musicalidade, flow (fluir), linguagem, postura, ritmo e conhecimento. Manifestações de violência, opressão ou preconceito não são toleradas e pressupõem penalidade grave durante o julgamento e análise técnica das disputas.

A finalíssima da Batalha do NB vai reunir oito MCs de Viana – MCs Dog Mal, Morales, Igris, ND, Faraó, FR, Kaelo e GB - e oito MCs classificados em batalhas de rimas de diferentes regiões do Estado: MC BTreze (Vitória); MC Nito (Venda Nova do Imigrante); MC Aonze (Colatina); MC Kael (Cariacica); MC NK (Serra); MC Pdzin (Vitória); MC Noturno (Linhares); e MC GN (Serra).

Os duelos vão acontecer em quatro etapas: oitavas de final, quartas de final, semifinal e final, com os confrontos definidos por sorteio no dia do evento.

Nos intervalos haverá apresentações dos artistas de hip hop Emy Alves, Afrodin e Andinho Dias, que foram selecionados por meio de edital lançado pelo Coletivo Cultura Bethânia e pela organização da Batalha do NB.

O projeto foi contemplado pelo Edital 003/2021 - Seleção de Projetos de Valorização da Cultura Urbana no Estado do Espírito Santo, da Secretaria de Estado da Cultura (Secult-ES), e conta com a parceria da Secretaria Municipal de Esportes, Cultura e Turismo de Viana (Semect).

Aonze venceu seletiva na Batalha do Poli, em Colatina. (FOTO: Divulgação)
Referência
Idealizada pelos MCs Noval e Pkart, a Batalha do NB consolidou-se nos últimos anos como uma das principais referências identitárias das juventudes de Viana, fomentando a arte e a ocupação dos espaços públicos da cidade a partir da difusão da cultura do hip-hop.

 A “Batalha do NB - 3 anos: Viana x ES” marca uma nova etapa na trajetória do projeto, em que pela primeira vez os MCs locais terão a oportunidade de trocar experiências com batalhas de rimas de outras regiões do Estado.

Para o MC Noval, esta iniciativa representa uma oportunidade de maior divulgação do projeto em articulação com outras manifestações de rima, além de promover a troca de experiência, alianças, parcerias e oportunidade de aperfeiçoamento entre diferentes grupos e coletivos do campo do hip-hop.
“A Batalha do NB pretende se firmar como espaço de visibilidade artística para fazedores da cultura hip-hop, além de promover a articulação comunitária”, comenta o MC.

“Entre nossos objetivos estão o fortalecimento da cadeia produtiva do movimento hip-hop, através de um evento de impacto na cena cultural capixaba, e a ampliação da articulação entre as diversas batalhas de rima do Espírito Santo”, completa.

O produtor cultural Patrick Machado, que integra a coordenação da Batalha do NB, acrescenta: “A importância desse movimento, não só para Viana como para o público do Espírito Santo, é mostrar que os poetas e MCs estão resistindo a todas as adversidades, além de mostrar o talento da nova geração”.

Kael, de Cariacica, está entre os 16 finalistas de todo o Estado. (FOTO: Divulgação)
Ineditismo
Para o diretor da TVE, Hugo Reis, a transmissão ao vivo da batalha de rimas demonstra o compromisso da emissora com a produção cultural das juventudes capixabas. “A parceria da TVE Espírito Santo com o Coletivo Bethânia reforça nosso compromisso em difundir a diversidade da cultura capixaba, seja ela do centro ou da periferia”, assinala Hugo.

O diretor destaca o ineditismo da cobertura: “A TVE já vem acompanhando com muita satisfação os inúmeros projetos do coletivo na região da Grande Bethânia, e agora teremos, pela primeira vez, no Espírito Santo, a transmissão em TV aberta de todas as etapas de uma batalha de rimas, celebrando os três anos da Batalha do NB. É um momento muito rico para a emissora pública dos capixabas!”.
 
Serviço
Finalíssima Batalha do NB - 3 anos: Viana x ES
Data: 18 de março (sábado)
Horário: 17h às 22h
Local: Praça de Nova Bethânia, Viana
Transmissão ao vivo: TVE Espírito Santo (Canal 2, Canal 15 da NET, Canal 05 da RCA e Canal 14 Via Cabo), e pelo YouTube e o Facebook da TVE
Entrada: Gratuita


Os MCs finalistas:
MC Dog Mal – Gustavo Murillo J. Moreira, classificado na Batalha do NB, de Nova Bethânia, Viana;
MC Morales - Lucas Matheus Santos Silva, classificado na Batalha do NB, de Nova Bethânia, Viana;
MC ND - Ernando da Silva Neves, classificado na Batalha do NB, de Nova Bethânia, Viana;
MC Igris - Leandson Wigner Melo Piedade, classificado na Batalha do CX, de Caxias do Sul, Viana;
BTreze MC - Wanderson neves Borges, classificado na Batalha da Morta, da Ilha das Caieiras, Vitória;
MC Nito - Vinícius Traback da Silva, classificado na Batalha do Imigrante, de Venda Nova do Imigrante
MC FR - Fernandis Ribeiro dos Santos, classificado na Batalha do MN, de Marcílio de Noronha, Viana;
MC Kaelo - Suriel Fontes Faria, classificado na Batalha do NB, de Nova Bethânia, Viana;
MC Do Carmo - Jhenis do Carmo Nazaré, classificado na Seletiva do NB, de Nova Bethânia, Viana;
MC Aonze - Alan Da Costa Dos Anjos, vencedor da Batalha do Poli, de São Silvano, Colatina;
MC Kael - Mykael dos Passos Pereira, vencedor da Batalha do Castelo, de Castelo Branco, Cariacica;
 MC NK - Mauricio Alves Garcia, vencedor da Batalha do Ailka, de Serra Sede, Serra;
MC Pdzin - Emanuel Peterson Duarte Medeiros, vencedor da Batalha do Coreto, de  Maruípe, Vitória;
MC Noturno - Paulo Henrique Alves, vencedor da Batalha da 22, Centro, Linhares;
MC GN - Guilherme Nunes, vencedor da Batalha da Orla, de Jacaraípe, Serra;
MC Faraó – Emerson, classificado na Batalha do MN, de Marcílio de Noronha, Viana.
 
Shows musicais:
19h30 - Emy Alves
20h20 – Afrodin
21h20 – Andinho Dias

Regras da batalha de rimas:
 Durante os duelos, o júri técnico avalia questões como formato e dinâmica da batalha, ataque e resposta, criatividade, musicalidade, flow (fluir), linguagem, postura, ritmo e conhecimento.

Importante: manifestações de violência, opressão ou preconceito, como machismo, racismo, capacitismo, homofobia, transfobia, gordofobia, entre outras, não serão toleradas nas batalhas. A ocorrência dessas manifestações pressupõe penalidade grave durante o julgamento e análise técnica das disputas.

Comentários

Mais lidas

Linha do tempo da Chocolates Garoto

Com atrações capixabas e de seis países, Santa Jazz está confirmado para junho

Morre atriz mirim capixaba do filme "Helena", com cenas gravadas em Vitória