Pular para o conteúdo principal

Coletivo Cores que Acolhem e Icores revitalizam mural em Jardim da Penha

O Coletivo Cores que Acolhem e o Instituto de Cultura e Responsabilidade Social (Icores) realizam o projeto de revitalização do primeiro mural de Jardim da Penha, em Vitória, criado a partir do olhar das crianças da comunidade sobre o bairro, que completou 50 anos de fundação em 2019.

A entrega do mural será na próxima quinta-feira (22), das 15 às 19 horas, com a realização de uma rua de lazer reunindo diversas atrações culturais para a criançada e os moradores.

A pintura é feita por crianças de diferentes escolas da região. (FOTOS: Acervo/Cores que Acolhem)
Entre as atrações confirmadas estão teatro infantil com Tio Diu, apresentação musical de pop rock nacional e internacional com Felipe Pelissari e banda, e número musical com Ranon Fernandes, aluno da EMEF Álvaro Castro Mattos que participou do The Voice Kids da TV Globo; além de brinquedos, pipoca e algodão doce.

As atividades incluíram oficinas de pintura para alunos de escolas da região e para os seus familiares, na quinta (15) e sexta-feira (16), na Avenida Francisco Generoso da Fonseca, conhecida como a “Rua do Clube 106”.

Participam do projeto alunos de 5 a 14 anos das escolas do Sesi, EMEF Álvaro Castro Mattos, EMEF Eber Louzada Zipinotti, CEMEI Zenaide e Escola Renascer. 

A realização é do Coletivo Cores que Acolhem e Icores, com patrocínio da prefeitura de Vitória, Politintas e Sicoob, e apoio do Instituto Federal de Educação (Ifes), por meio da Cidade da Inovação.

De acordo com o produtor cultural Stefan Marques, coordenador do Coletivo Cores que Acolhem e integrante da diretoria do Icores, a obra desenvolvida no muro do Instituto Brasileiro do Café (IBC) tem valor simbólico para o bairro.

“Na primeira fase do projeto, em 2019, recebemos mais de 450 desenhos de crianças que participaram dos concursos de pintura e das oficinas”, comenta.

Naquela ocasião, os integrantes do Coletivo Cores que Acolhem e do Icores pediram para as crianças expressarem os seus anseios em relação ao bairro em forma de pinturas. O resultado foi uma série de temas de relevância social para a coletividade, que ganharam vida no mural.

“A pintura traduz os desejos das crianças: os cuidados com o nosso bairro, a preocupação com os moradores de rua, a educação inclusiva, o respeito às leis de trânsito, o combate a todo tipo de preconceito, a preservação do meio ambiente, a valorização da alimentação orgânica com preços mais acessíveis”, enumera Stefan.

Entre as expectativas das crianças para o bairro também estão a criação de espaços de brincar, museu de arte, planetário e um parque botânico. “No geral, elas sonham com a união das famílias em um mundo mais fraterno e com mais caridade e solidariedade”, acrescenta Renata Nunes, advogada, artista plástica muralista e integrante do Coletivo Cores que Acolhem.

O tema do projeto deste ano é “Revitalizando Nosso Jardim”. “Destacamos a importância do cuidado com os espaços coletivos e a consciência de que a missão de cuidar de nosso bairro, no futuro, caberá às crianças. Por essa razão, a formação humanista através das artes e do acesso à cultura deve começar na infância”, pondera Renata, que assina a pintura do mural juntamente com a artista plástica Khota Moreno. Os oficineiros são Jeferson Rocha e Rodolfo Tales.

Para as crianças e adolescentes, a experiência de contribuir para a melhoria do bairro por meio da pintura está sendo gratificante, conforme revela Matheus Davi Sinis, de 13 anos. “Foi irado pintar para Jardim da Penha. Toda vez que eu passo naquela rua e vejo meu desenho, me sinto muito feliz!”, vibra Matheus.


Serviço
Entrega simbólica do mural, com o tema “Revitalizando Nosso Jardim”, rua de Lazer com Tio Diu (teatro infantil), Felipe Pelissari e banda, Ranon Fernandes, além de brinquedos, pipoca e algodão doce
Data e horário: 22/dez (quinta-feira), das 15 às 19h
Local: Av. Francisco Generoso da Fonseca (Rua do Clube 106), Jardim da Penha, Vitória
Entrada: Gratuita

Ficha técnica:
Artistas plásticos muralistas: Khota Moreno e Renata Nunes
Oficineiros: Jeferson Rocha e Rodolfo Tales
Auxiliar de pintura: Jason e Wesley Lira
Produção executiva: Stefan Marques
Produção cultural: Cores que Acolhem e Icores
Produção pedagógica das oficinas: Icores

Comentários

Mais lidas

Músicos capixabas em show com talentoso violonista carioca em Vitória

Santa Teresa se prepara para um 2024 histórico: 150 anos de imigração italiana no Brasil

Toponímias capixabas de origem indígena