Pular para o conteúdo principal

Escritora Renata Bomfim é a nova imortal da Academia Espírito-santense de Letras

A escritora, poeta e ativista ambiental Renata Bomfim, de 50 anos, foi escolhida para ocupar a cadeira número 7 da Academia Espírito-santense de Letras (AEL) durante reunião ordinária realizada nesta segunda-feira (12), na sede da AEL, em Vitória.

A escritora Renata Bomfim foi eleita para a Academia Espírito-santense de Letras. (FOTO: Divulgação)
A cadeira da nova imortal da AEL era ocupada pela jornalista e cronista Jeanne Bilich até março deste ano, quando ela morreu aos 73 anos. De acordo com o estatuto da Academia, Renata deve tomar posse no prazo de 180 dias. 

"Estou muito feliz por poder integrar esse coletivo de escritores(as) que admiro, entre eles amigos(as) que amo, e por ocupar a cadeira n° 7, deixada vaga por Jeanne Bilich, mulher extraordinária, que deixou o seu nome gravado na cultura capixaba e amante de magia e de gatos, assim como eu", disse, em trecho de mensagem nas redes sociais.

Cidadã Florianense
Na última sexta-feira (9), Renata Bomfim, que é fundadora e presidente do Instituto Ambiental Reluz, recebeu também o título de Cidadã Florianense, em comemoração ao 31° Aniversário de Emancipação Política-administrativa do Município de Marechal Floriano.

A homenagem é de autoria do vereador Cezinha Ronchi. "Obrigada estimado Cezinha Ronchi e demais vereadores por essa honraria, meu coração está plantado na Mata Atlântica florianense. Faço esse título extensivo à minha estrela luminosa, Luiz Alberto Bittencourt (ambientalista e gestor do Reluz). Sem a cumplicidade dele muitos dos projetos do Reluz não seriam possíveis", afirmou.

Participantes da reunião nesta segunda-feira, na sede da AEL. (FOTO: Romulo Felippe)
A nova imortal
Renata Oliveira Bomfim nasceu em Vitória, no dia 21 de novembro de 1972. É doutora em Literatura Comparada pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) com pesquisas no campo da poesia iberoamericana.

Especialista em Psicologia Analítica Junguiana, Arteterapia na Saúde e na Educação e em Psicossomática. 

Ambientalista com forte atuação na defesa da Mata Atlântica, em 2007 criou a Reserva Natural Reluz, onde realiza trabalhos de preservação e educação ambiental. Presidente do Instituto Ambiental Reluz, realiza palestras e consultorias sobre sustentabilidade para empresas públicas e privadas.

Como artista plástica dedica-se à arte têxtil e é a idealizadora do Coletivo de Mulheres Bordadeiras Reluz. Realiza oficinas de poesia e artes nas escolas públicas. 

Idealizadora do Clube de leitura Reluz, que reúne pessoas que se interessam por livros e meio ambiente. Ganhadora da Medalha de Mérito de Defesa do Meio Ambiente “Roberto Anselmo Kautsky” e da Medalha de Mérito Cultural Renata Pacheco.

Representou o Brasil em festivais de poesia na América Latina. É autora de artigos e ensaios publicados no Brasil e no exterior e dos livros de poesias Mina (2010), Arcano Dezenove (2012), Colóquio das Árvores (2015) e O Coração da Medusa (2021).

Integra da mensagem de Renata Bomfim:
"Dia 12/12, fui admitida como membra na Academia Espírito-santense de Letras (AEL). Estou muito feliz por poder integrar esse coletivo de escritores(as) que admiro, entre eles amigos(as) que amo, e por ocupar a cadeira n° 7, deixada vaga por Jeanne Bilich, mulher extraordinária, que deixou o seu nome gravado na cultura capixaba e amante de magia e de gatos, assim como eu. Sim, há muito afeto envolvido. Não se trata mais, a essa altura da vida, de acumular títulos, mas de unir forçar para produzir, pesquisar, promover a literatura, a leitura e a educação ambiental, enfim, dar prosseguimento à minha trajetória como escritora, agora com essa nova motivação e muitos planos. Gratidão".

Comentários

Mais lidas

Músicos capixabas em show com talentoso violonista carioca em Vitória

Santa Teresa se prepara para um 2024 histórico: 150 anos de imigração italiana no Brasil

Toponímias capixabas de origem indígena