As famosas fincadas de mastro de São Benedito já começaram e a programação se estende até o dia 31 de dezembro. Este festejo reúne um pouco da cultura e tradição capixaba, na região da Barra do Jucu, em Vila Velha. Em janeiro acontecem as retiradas de mastro.
![]() |
As fincadas de mastro são tradição na Barra do Jucu. (FOTO: Adessandro Reis/PMVV) |
No dia de Natal, no domingo (25), quem comanda os festejos é a banda de congo Tambor Jacaranema. A concentração será tradicionalmente na casa da matriarca da banda, dona Dorinha Vieira Gervásio, a partir das 15h, com início do cortejo às 16 horas. A fincada do mastro acontece na Igreja do Perpétuo Socorro, na rua Vasco Coutinho, encerrando na Praia do Barrão, por volta das 19 horas.
As celebrações de São Benedito encerraram no último dia do ano, 31 de dezembro, com o cortejo da banda de congo Mestre Honório, iniciando com a concentração na rua Antônio dos Santos Leão, no Espaço Cultural Mestre Honório. O trajeto vai até a Praia do Barrão e a fincada será na igreja Nossa Senhora da Glória, localizada na Praça Pedro Valadares.
O evento é idealizado e realizado pelas bandas de congo da região, e atraem muitos turistas todos os anos. A realização do evento conta com o apoio da Prefeitura de Vila Velha, Trilha Eventos e Museu Vivo da Barra do Jucu.
Programação das fincadas
24/dez (sábado) - Banda de congo Mestre Alcides
(Concentração às 15h, na Rua Antenor Pinto Carneiro, em frente ao Atelier do Kleber Galvêas)
25/dez (domingo) - Banda de congo Tambor Jacaranema
(Concentração às 15h, na Rua Reginaldo Leão, na casa de Dona Dorinha, perto do Campo do Barrense)
31/dez (sábado) - Banda de congo Mestre Honório
(Concentração às 15h, na Rua Antônio dos Santos Leão, em frente ao Espaço do Congo Mestre Honório)
Programação dos festejos das retiradas do mastro
15/jan/23 (domingo) - Banda de congo Raízes da Barra
(Concentração às 15h, na Rua Reginaldo Leão, em frente à entrada do Campo do Barrense)
21/jan/23 (sábado) - Banda de congo Mestre Alcides
(Concentração às 15h, na Rua Antenor Pinto Carneiro, em frente ao Atelier do Kleber Galvêas)
22/jan/23 (domingo) - Banda de congo Tambor Jacaranema
(Concentração às 15h, na Rua Reginaldo Leão, na casa de Dona Dorinha, perto do Campo do Barrense)
29/jan/23 (domingo) - Banda de congo Mestre Honório
(Concentração às 15h, na Rua Antônio dos Santos Leão, em frente ao Espaço do Congo Mestre Honório)
Comentários
Postar um comentário