Pular para o conteúdo principal

Natal de Encantos com Orquestra Sinfônica da Cia de Ópera do Estado e Maria Rita (SP) em Vitória

O concerto Natal de Encantos com a Orquestra Sinfônica da Cia de Ópera do Espírito Santo (COES), terá como convidadas especiais um dos ícones da MPB, a cantora Maria Rita (SP), junto com a multiartista Nany People (MG).

O evento gratuito, que será no próximo sábado (10), na Praça do Papa, em Vitória, tem como tema “A mulher e suas múltiplas dimensões”. A regência e direção musical é do maestro Helder Trefzger, com participação das artistas capixabas Natércia Lopes e Meire Norma, além de Hélenes Lopes (GO).

Apresentação da Orquestra Sinfônica do Espírito Santo. (FOTO: Divulgação/Secult-ES)
Em formato musical e cênico, o espetáculo contará com um corpo de baile e um coral de aproximadamente 100 vozes, com obras natalinas no primeiro bloco, eruditas no segundo e populares no terceiro. A direção geral é de Tarcísio Santório e direção artística de Colette Dantas.

Em 2022, o Natal de Encantos se debruça sobre questões que permeiam a mulher e seu lugar no mundo. Traz em sua narrativa a temática feminina, pontuada por meio das coreografias de Gil Mendes, do Corpo de Dança e textos de mulheres escritoras interpretados pela apresentadora do evento Nany People.

Cada bloco traz uma temática que cria uma narrativa. O primeiro bloco traz a mulher como o ventre da humanidade, em todas as raças e costumes. O segundo expõe a visão da sociedade sobre a mulher revelando preconceitos, opressões e a misoginia sofrida diariamente, embora termine com a mulher que se liberta, como na canção Ô abre alas, de Chiquinha Gonzaga.

No bloco final a cantora Maria Rita sobe ao palco focando na mulher empoderada, protagonista de si e do mundo, com músicas como Pagu, de Zélia Duncan e Rita Lee, Essa Mulher, de Joyce Moreno e Ana Terra e Maria Maria, de Milton Nascimento e Fernando Brant.

A cenografia do argentino Nicolás Boni se inspira em referências iconográficas, como em Michelângelo e literárias, como de Conceição Evaristo, trazendo para o feminino a composição visual da cena.

Os figurinos de Luza Carvalho e a luz cênica de Fábio Retti complementam as imagens do espetáculo que poderão ser vistas também em detalhes nos telões ao lado do palco.

Celebração
Um evento que pretende celebrar o amor, como bem lembra o diretor geral Tarcísio Santório. “Para além de um significado cristão, bíblico, o Natal é uma data festiva que celebra o amor. É um tempo em que o espírito de humanidade e solidariedade está mais presente. O concerto Natal de Encantos pretende despertar a reflexão e os sentimentos fraternos de amor, respeito e solidariedade por meio da arte. ”, afirma.

A realização é da Cia de Ópera do Espírito Santo (COES), da Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal, através da Lei de Incentivo à Cultura. Patrocínio exclusivo da ArcelorMittal, com apoio da prefeitura de Vitória e do Hotel Ilha do Boi.

O maestro Helder Trefzger faz a regência e direção musical do concerto. (FOTO: Kristina Gonçalves)
Natal de Encantos
O concerto Natal de Encantos surgiu em 2015, no Parque da Cidade, em Serra, onde permaneceu até 2017. Em 2018, fruto de uma parceria da Cia de Ópera do Espírito Santo (COES), da ArcelorMittal e da prefeitura de Vitória, o espetáculo migrou para a capital sendo realizado, desde então, na Praça do Papa, na Enseada do Suá.

Nesse mesmo ano o concerto trouxe sua primeira atração de reconhecimento nacional, o músico Flávio Venturini. Em 2019, a ação cultural amadureceu e foi a vez da cantora Vanessa da Mata abrilhantar o espetáculo.

Além dela, convidados especiais como os cantores capixabas Jeremias Reis, Natércia Lopes, Meire Norma, a catarinense Carla Domingues e a bailarina carioca Liana Vasconcellos.

Serviço
Natal de Encantos
Data e horário: 10/dez (sábado), às 20h
Local: Praça do Papa - Av. Nossa Senhora dos Navegantes, Enseada do Suá, Vitória
Duração: 60 minutos
Entrada: Gratuita

Confira a programação completa do Concerto Natal de Encantos:
1º Bloco
A Christmas Scherzo – arranjo Jay Sebesky (Orquestra COES)
Ave Maria – Giulio Caccini (Meire Norma)
Adoration – Florence Price (Orquestra COES)
Ó noite santa (Holy Night) – Adolphe Charles Adam (Natércia Lopes e Coral)
Hallelujah – Leonard Cohen (Hélenes Lopes e Coral)
Suíte de Natal – vários (Coral)

2º Bloco
Un bel di vedremo (ópera Madame Butterfly) – Giacomo Puccini (Meire Norma)
Vesti la Giubba (ópera I Pagliacci) – Ruggero Leoncavallo (Hélenes Lopes)
Canção da Vilia (ópera A viúva alegre) – Franz Lehár (Natércia Lopes e Coral)
Dueto de amor (ópera A viúva alegre) – Franz Lehár (Natércia Lopes e Hélenes Lopes)
Ô abre alas – Rodrigo Pereira Martins, Eliseu Fiuza e Chiquinha Gonzaga (Coral)

3º Bloco
Reza – Nego Álvares, Pretinho da Serrinha e Vinicius Feijão (Maria Rita e Coral)
Essa mulher – Joyce Moreno e Ana Terra (Maria Rita)
Pagu – Zélia Duncan e Rita Lee (Maria Rita)
Saco Cheio – Marco Antônio e Nair Serra (Maria Rita)
Bola pra frente – Alessandro Assis e Gilson Souza (Maria Rita)
Como nossos pais – Belchior (Maria Rita)
O que foi feito devera/Maria Maria – Márcio Borges, Fernando Brant e Milton Nascimento (Maria Rita e Coral)

Corais:
ArcelorMittal - Maestros Adolfo Alves | Ângela Volpato
Opus Liberi - Maestro Cláudio Modesto
Cameria IFES - Maestro Heraldo Filho

Comentários

Mais lidas

Com atrações capixabas e de seis países, Santa Jazz está confirmado para junho

Linha do tempo da Chocolates Garoto

Pele Morena e Jefinho Faraó são atrações do Bodyboard Music, na Serra