Pular para o conteúdo principal

Léo de Paula apresenta oficina gratuita de ritmos brasileiros e africanos

Destaque da percussão contemporânea produzida no Espírito Santo, o músico, compositor e produtor Léo de Paula apresenta a oficina “Batuque Diferente” nesta quarta-feira (21), às 13 horas, na Estação Conhecimento de Serra, no bairro Cidade Continental, na Serra.

A atividade tem entrada gratuita e integra as ações da Residência Artística Batuque Diferente, selecionada no Edital 016/2020 – Coletivos Culturais, da Secretaria de Estado da Cultura (Secult-ES).

O músico, compositor e produtor Léo de Paula. (FOTO: Mariana Garcia)
A oficina vai girar em torno dos ritmos brasileiros e africanos, tendo o samba como o foco principal da atividade. “Irei trabalhar os conceitos, padrões rítmicos e referências teóricas sobre o samba e seus fazeres: do samba de caboclo ao samba-enredo, passando pelo samba-jazz e o partido-alto, visando inspirar os participantes nessa viagem pelo mais representativo dos nossos gêneros musicais”, adianta Léo de Paula.

Idealizada e produzida pelos integrantes do grupo Batida Diferente, a Residência Artística Batuque Diferente tem o objetivo de promover a interação de um coletivo musical especializado na fusão de jazz e música brasileira com estudantes de percussão.

A iniciativa selecionou três estudantes negros de percussão - Viviane Barreto da Silva, Israel Cardoso e Wagner de Souza Silva - para participar da gravação da composição autoral Pro Rapha, de Ailton Jr., com produção e arranjo do professor de percussão Léo de Paula.

Conforme as regras estabelecidas no projeto, os jovens selecionados têm entre 18 e 29 anos e são estudantes de percussão de projetos sociais e de instituições públicas.

A Residência Artística “Batuque Diferente” será finalizada com a disponibilização da gravação nas plataformas digitais, no final deste mês. Para o trompetista Ailton Jr., o projeto cumpre dessa forma o objetivo ao qual se propôs. 

“O projeto se propõe a valorizar a formação profissional de músicos negros e despertar a habilidade da composição. Uma palavra que o define bem é conexão. Conexão com pessoas diferentes que compartilham do mesmo objetivo e com histórias parecidas e de gerações diferentes”, explica o músico. 

Serviço
Residência Artística “Batuque Diferente” - Oficina de ritmos brasileiros e africanos com Léo de Paula
Data e horário: 21/dez (quarta-feira), às 13h
Local: Estação Conhecimento de Serra – Av. Meridional, s/n, Cidade Continental, Serra
Entrada: Gratuita
Projeto selecionado pelo Edital 016/2020 – Coletivos Culturais, da Secretaria de Estado da Cultura (Secult-ES).

Comentários

Mais lidas

Músicos capixabas em show com talentoso violonista carioca em Vitória

Santa Teresa se prepara para um 2024 histórico: 150 anos de imigração italiana no Brasil

Toponímias capixabas de origem indígena