Pular para o conteúdo principal

Festa da Penha 2023 será entre 9 e 17 de abril com nova identidade visual

A Festa da Penha 2023 será entre os dias 9 e 17 de abril. O tema já está definido para os nove dias de festividades a padroeira do Espírito Santo: “Com Maria, Chamados a Servir”. Símbolos capixabas e frutos típicos do Estado vão fazer parte da identidade visual da 453ª edição do evento religioso, cultural e turístico.

Festa da Penha 2023 foi oficialmente lançada. (FOTO: Gustavo Andrade/Arquivo/OMMC)
O lançamento da festa aconteceu na manhã da última quinta-feira (8), com a presença da Comissão Organizadora do evento, entre diversas outras autoridades, na Casa Verde do Convento da Penha.

A Festa da Penha tem início no Domingo de Páscoa, dia 9 de abril, e, no sábado seguinte, dia 15, será a Romaria dos Homens. Domingo, a Romaria das Mulheres, e no dia de Nossa Senhora da Penha, na segunda-feira, feriado estadual, será a Missa de Encerramento. A programação completa e oficial será divulgada posteriormente.

Frei Djalmo Fuck, guardião e reitor do Convento, explicou ainda que o formato virtual da festa vai permanecer, já que pela internet é possível atingir um número grande de fiéis e em várias partes do mundo.

“O formato da festa pela internet veio para ficar. Vamos conservar o formato online e vamos somar a ele o formato presencial, que é o habitual, ou seja, nossas romarias dos homens, das mulheres, as grandes Missas no Parque da Prainha, o Oitavário no Campinho do Convento, tudo isso será mantido; mas também no seu formato virtual, o que agrega ainda mais participação das pessoas sobretudo daquelas que estão em casa. A gente quer ainda aumentar o tamanho da santa iluminada e levar para outros lugares do Espírito Santo”, disse.

Oitavário
Durante cada um dos oito dias do Oitavário em preparação ao dia de Nossa Senhora da Penha, serão abordados temas ligados à vocação: como o batismo, o chamado à vida, o matrimônio, o compromisso do leigo e dos ordenados, o chamado à vida religiosa consagrada, o ministério de catequistas e o chamado ao serviço.


Identidade visual
Símbolos do Espírito Santo estão presentes na identidade visual da Festa da Penha 2023, envolvendo a imagem de Nossa Senhora da Penha.

Vegetação da Mata Atlântica, colibri, orquídea, uvas, flores de laranjeiras, frutos de café, cacau e o Convento da Penha foram representados na nova marca, que traz também a imagem de fieis em romaria.

A nova identidade visual, criada pela publicitária Ana Ferreira, da agência Crafi, irá estampar camisas, outdoors, canecas e banners, além de ser utilizada amplamente pela imprensa e peças de divulgação ao abordar o evento.

“Misturamos ao tema da Festa de 2023 elementos que nos remontam à nossa cultura, também para dizer que a Festa da Penha é patrimônio de todo povo capixaba”, explica padre Renato Criste, membro da Comissão Organizadora da Festa da Penha.

Frei Djalmo Fuck, durante a apresentação da Festa da Penha. (FOTO: Marcos Antoniazi/Convento da Penha)

Confira o vídeo de apresentação da Festa da Penha 2023:

Com informações do site do Convento da Penha

Comentários

Mais lidas

Músicos capixabas em show com talentoso violonista carioca em Vitória

Santa Teresa se prepara para um 2024 histórico: 150 anos de imigração italiana no Brasil

Toponímias capixabas de origem indígena