Pular para o conteúdo principal

Vale Música Jazz Band recebe Nelson Ayres em concerto gratuito no Sesc Glória

Um dos regentes mais respeitados do país, Nelson Ayres (SP) é o convidado da Vale Música Jazz Band no espetáculo de encerramento do calendário de atividades do Projeto Vale Música Espírito Santo em 2022.

O concerto “Vale Música Jazz Band convida Nelson Ayres” será realizado no próximo sábado (17), às 19 horas, no Centro Cultural Sesc Glória, em Vitória.

Apresentação da Vale Música Jazz Band. (FOTO: Ricardo Galvão)
O evento tem patrocínio do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. A entrada é gratuita, e os ingressos poderão ser retirados na bilheteria do teatro, uma hora antes do início do espetáculo.

Sob a regência do maestro Eduardo Lucas, o programa vai reunir composições e arranjos de Nelson Ayres para big band com base na diversidade de ritmos da música popular brasileira.

Entre os temas selecionados há também composições de mestres como Tom Jobim, Chico Buarque, Edu Lobo, Jackson do Pandeiro, Gilberto Gil e João Donato.

O concerto terá a participação da cantora capixaba Luiza Dutra, que vai interpretar Anos Dourados (Tom Jobim/Chico Buarque) e A História de Lily Braun (Chico Buarque/Edu Lobo).

Nelson Ayres
Com 40 anos de carreira, o pianista, regente e compositor Nelson Ayres consagrou-se como uma das personalidades da música instrumental brasileira contemporânea.

Como regente, destacou-se à frente da Orquestra Jazz Sinfônica do Estado de São Paulo e por reger prestigiosas formações no Brasil e no exterior, incluindo a Orquestra Filarmônica de Israel; como pianista, liderou o Nelson Ayres Trio e o quinteto Pau Brasil, além de dividir o palco com grandes nomes do jazz e da MPB.

Esta será a primeira vez que Nelson Ayres vai se apresentar com um Grupo de Referência do Projeto Vale Música Espírito Santo.

Em novembro de 2020, o regente fez o arranjo para uma adaptação da obra de Beethoven gravada de forma remota por alunos do projeto.

“O resultado daquela experiência foi muito bom. Fiquei contente com o desempenho dos alunos. Eles são excelentes músicos e vai ser superdivertido trabalhar com o grupo agora de forma presencial”, comenta o regente, que neste concerto irá se apresentar como pianista solo.

O maestro Nelson Ayres. (FOTO: Tatyana Alves)
Formato jazzístico
Segundo Nelson Ayres, a proposta do concerto é a de trazer a música brasileira de várias épocas e estilos para o formato jazzístico das big bands, aproveitando as possibilidades oferecidas por esta formação musical.

“A big band representa um caminho muito interessante entre a música erudita tradicional e a música popular, um mix entre a tradição da música clássica europeia e a tradição da música afro-americana, que engloba a música popular dos continentes americanos”, ensina.

Nesse sentido, prossegue Ayres, formações como a da Vale Música Jazz Band possibilitam aos músicos a liberdade de criação dentro da estrutura dos arranjos.

“A música para big band é toda escrita em partituras, mas ao mesmo tempo proporciona liberdade para os músicos criarem e improvisarem dentro da execução musical. É algo que abre muitas portas para a música brasileira”, analisa.

De acordo com o maestro Eduardo Lucas, este concerto integra a filosofia do Projeto Vale Música Espírito Santo de oferecer ao público espetáculos em que os alunos dividem o palco com grandes nomes da música brasileira.

“A concepção desse concerto é a de oferecer aos alunos uma vivência de música popular bem aprofundada, e o Nelson Ayres tem uma perspectiva transcultural em suas obras”, define o maestro.

E destaca a complexidade do programa: “O repertório é muito complexo, tem muitos solos, muitos trechos rápidos, harmonias densas, movimentos harmônicos interessantes e sofisticados. Estamos oferecendo aos alunos o acesso a eventos que possam ser significativos para sua vivência profissional e musical”, completa. 

Serviço
Concerto “Vale Música Jazz Band Convida Nelson Ayres”, com regência de Eduardo Lucas
Data e horário: 17/dez (sábado), às 19h
Local: Teatro Glória – Centro Cultural Sesc Glória, Av. Jerônimo Monteiro, 428, Centro, Vitória 
Entrada: Gratuita (retirada de ingressos na bilheteria do teatro, no dia do concerto, a partir das 18h)

Repertório:
⦁ Hora da Verdade (Nelson Ayres)
⦁ Organdi e Gomalina (Nelson Ayres)
⦁ Jeovah (Nelson Ayres)
⦁ Waltz of the Trees (Vitor Assis Brasil)
⦁ Sebastiana (Jackson do Pandeiro) - Arr. Nelson Ayres
⦁ Quatro Cantos (Nelson Ayres)
⦁ Vitor (Nelson Ayres) - Solista: Eduardo Mariano
⦁ Lugar Comum (João Donato / Gilberto Gil) - Arr. Nelson Ayres
⦁ Anos dourados (Tom Jobim) - Arr. Nelson Ayres - Part. Luiza Dutra
⦁ Lily Braun (Edu Lobo e Chico Buarque) - Arr. Nelson Ayres - Part. Luiza Dutra
⦁ Olé! (Nelson Ayres)
⦁ Só Xote (Nelson Ayres)

Comentários

Mais lidas

Com atrações capixabas e de seis países, Santa Jazz está confirmado para junho

Linha do tempo da Chocolates Garoto

Criolo (SP), Marina Sena (MG) e Dudu MC confirmados no line-up do Festival MC