Pular para o conteúdo principal

História e bastidores do único jogo e gol de Pelé no ES em julho de 1965

O Atleta do Século, Rei do Futebol e maior jogador de futebol de todos os tempos, Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, que morreu nesta quinta-feira (29), em São Paulo, aos 82 anos, marcou na sua história de 1.283 gols em 1.375 partidas na carreira, um capítulo no Espírito Santo.

O Rei do Futebol Pelé atuou por 19 temporadas no Santos. (FOTO: Acervo/Santos FC)
Foi mais precisamente na noite de 28 de julho de 1965, uma quarta-feira, quando o Rei Pelé anotava mais um gol para a sua conta em partida do Santos diante da equipe capixaba do Santo Antônio, no estádio Governador Bley, em Jucutuquara, Vitória.

O placar do jogo foi 3 a 1 para a equipe do litoral paulista, mas jornais da época destacaram a dificuldade que os capixabas impuseram ao time de Pelé.

Jogo anunciado para Vila Velha
Na primeira e única vinda ao Estado, Pelé e a equipe do Santos ficaram hospedados no Hotel Tabajara, na Praia da Costa, em Vila Velha. O Rei inclusive tirou várias fotos na pedra do Clube Libanês e na praia da residência de verão do Governo.

E o amistoso diante do Santo Antônio era inicialmente para ter ocorrido em Vila Velha, no Estádio Rubens Gomes, inaugurado em 17 de agosto de 1958, onde hoje é a Escola Professor Rubens José Vervloet Gomes (Vila Olímpica), no bairro Soteco, também em amistoso diante do Botafogo de Garrincha, que marcou dois gols na ocasião, em partida que terminou 3 a 0 para o time carioca.

O comerciante Michel Sily, do no Centro de Vitória, que havia assumido a presidência e a diretoria do Santo Antônio, resolveu marcar um jogo contra o Santos, com Pelé e demais craques da famosa equipe, em partida que acabou trazendo prejuízos ao clube capixaba.

Vários fatores contribuíram para tamanha decepção: exagerada cota exigida pelo time da Vila Belmiro, ingresso muito caro e o povo que realmente frequentava os estádios não compareceu, já que no geral eram adeptos do futebol carioca, como é até os dias de hoje.

Região de Jucutuquara na década de 50 com a Escola Técnica Federal do ES e o estádio Governador Bley. (FOTO: Acervo)
Muitos foram assistir da parte alta do bairro Jucutuquara, no chamado Morro do Rio Branco. Desinteressados em conhecer Vitória, visando apenas o lucro, ao contrário dos cariocas e mineiros, querendo regressar a São Paulo após o jogo, houve indefinição quanto a horário e local.

Como os dirigentes santistas queriam que fosse quarta-feira à tarde, foi anunciado no Estádio Rubens Gomes, que não possuía refletores. Sendo dia normal de trabalho, as empresas não aceitaram fechar as portas, e o Santo Antônio convenceu o Santos a mudar horário e local do jogo para a noite, em Jucutuquara.

Houve reclamação por parte dos torcedores, pois quem tinha condições de pagar ingresso entrou de graça, com convite, a exemplo de diversos empresários e políticos locais. Aliado as indefinições de local e horário, a partida não levou ao Governador Bley o público esperado.

A partida
O Santo Antônio, muito popular na época, enfrentou o Santos no principal palco do futebol capixaba de então, o Estádio Governador Bley, que pertencia ao Rio Branco, e onde hoje fica o campus do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) de Jucutuquara.

A derrota era esperada, mas ninguém pensava que o Santo Antônio oferecesse tanta resistência, jogando tão bem, sem se intimidar com o fortíssimo adversário. O então goleiro Adjalma Francisco Teixeira, hoje com 96 anos, sofreu o único gol de Pelé em terras capixabas.

O Estádio Governador Bley, em Jucutuquara. (FOTO: Acervo)
O Santos atuou com todos seus craques, sendo cinco então bicampeões do mundo: o goleiro Gilmar, o zagueiro Mauro, o volante Zito, e os atacantes Coutinho e Pelé.

Ciro, do Santo Antônio, deu um lençol em Gilmar e fez um golaço. Sentindo a força do adversário, o Santos parou com o futebol exibição e partiu em massa para o ataque, comandado por Pelé.

Jogo equilibrado, a defesa antonina vacilou ao deixar Pelé desmarcado na meia lua, na cobrança de uma falta. O Rei colocou a mão na testa e o resultado foi um belo gol de Pelé, de cabeça, no ângulo. 

O artilheiro Coutinho, especialista em tabelinhas com Pelé, fez outros dois gols, e o Santos venceu por 3 a 1. Os golaços de Ciro, do Santo Antônio, e de Pelé, do Santos, foram os destaques.

Ficha técnica
SANTO ANTÔNIO 1 X 3 SANTOS

Santo Antônio: Adjalma; Lacy (Orion), Fifi, Nilton e Carmino; Walter e Paulo Arantes; Telmo (Joel), Ciro, Belo (Pretti) e Sidney.
Santos: Gilmar; Modesto, Mauro (Olavo), Orlando e Lima (Haroldo); Rossi e Zito (Joel); Peixinho (Toninho), Coutinho, Pelé e Abel. Técnico: Lula
Data: 28 de julho de 1965 (quarta-feira)
Estádio: Governador Bley - Jucutuquara, Vitória
Árbitro: Carmelito Vói (ES)
Gols: Coutinho aos 5, Ciro aos 27, Coutinho aos 37 minutos do 1º tempo; e Pelé aos 28 minutos do 2º tempo

Pelé posou para fotos na Praia da Costa. (FOTO: Armando Motta Coelho/História Capixaba)
Com informações de Revista do Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo (IHGES), A Tribuna, A Gazeta e portal Morro do Moreno

Comentários

Mais lidas

Relembre Alexandre Lima, na banda Manimal, em show na Praça do Papa

Morre atriz mirim capixaba do filme "Helena", com cenas gravadas em Vitória

Alex Lima completa 54 anos e recebe homenagem do irmão Amaro Lima, com “Barco do Amor”