Pular para o conteúdo principal

Festa da Penha é patrimônio cultural do Espírito Santo

Prestes a completar 453 anos de existência, uma das maiores e mais antigas festas religiosas do Brasil, a Festa da Penha, agora é patrimônio cultural do Estado do Espírito Santo.

O reconhecimento foi publicado no Diário Oficial do Estado, por meio da Lei 11.721, assinada pelo governador Renato Casagrande. O governo sancionou a lei, decretada pela Assembleia Legislativa, que já está em vigor.

Imagem de Nossa Senhora da Penha na Romaria dos Homens em 2022. (FOTO: Gustavo Andrade/OMMC)

A Festa da Penha é o maior evento religioso do Espírito Santo e é a terceira maior festividade mariana do Brasil. A próxima edição será entre os dias 9 e 17 de abril e terá como tema “Com Maria, Chamados a Servir”.

“Para nós é uma alegria e um reconhecimento da grandeza histórica da festa em homenagem à padroeira do Estado, que leva milhares e milhares de pessoas às ruas todos os anos. A nova lei é sem dúvida um reconhecimento e, ao mesmo tempo, uma inspiração para fazermos um evento cada vez melhor e mais abrangente”, diz frei Djalmo Fuck, guardião do Convento da Penha.

As festividades em homenagem à santa padroeira do Espírito Santo começaram ainda em 1571, dois anos após a chegada da primeira imagem de Nossa Senhora, com pequenos grupos de fiéis que costumavam fazer missas em homenagem à santa. 

Além do significado religioso, é uma das mais importantes festas para o movimento turístico capixaba, com quase 500 anos de história. No próximo ano, os organizadores acreditam na participação de mais de 1,5 milhão de fiéis.

Comentários

Mais lidas

Agenda Capixaba #66: shows, festas e eventos culturais de 21 a 27 de março

Bailarino da Dança dos Famosos, vai dar dicas de como criar coreografias de reality shows de sucesso

Lilian Menenguci lançará três audiolivros no Dia Nacional da Escritora e do Escritor