Pular para o conteúdo principal

Tradição do congo e grandes atrações musicais no Réveillon de Timbuí, em Fundão

Os tradicionais festejos folclóricos de São Sebastião e São Benedito no distrito de Timbuí, em Fundão, se mantém de forma centenária. E mais uma edição da festa será realizada até o próximo domingo (1º de janeiro). O evento é totalmente gratuito.

Serão momentos marcantes com as bandas de congo de Fundão e de diversas partes do Estado, com o Encontro Regional de Bandas de Congo, e quatro atrações musicais: o cantor Ralf Rojas e as bandas Vinil, Evidance e Cheiro Moreno.

A banda Evidance durante show: atração em Timbuí. (FOTO: Umbelino Fotografias)
Ralf Rojas, cantor de sertanejo, forró e modão, se apresenta nesta sexta-feira (30), ás 22 horas, com a banda Vinil, formada em Fundão, e variados sucessos nacionais e internacionais na sequência, a partir de 23h30.

No sábado (31), a banda Evidance, um das principais bandas de baile do Estado, faz o show da virada a partir de 22h30. Já no encerramento, no domingo (1º), se apresenta a banda Cheiro Moreno, que se destaca pela rica mistura de ritmos e por ser uma das pioneiras na mistura de forró e axé na música capixaba.

Fincada do mastro
O ápice dos festejos acontece no último dia da festa com a recepção das bandas de congo a partir de 18h na rua Euclides Barcelos, conhecida pelos moradores locais como Buraco Quente.

Às 18h30, tem início os cortejos dos fiéis ao som das bandas de congo, inicia a puxada do Navio. Por volta de 21 horas, na frente da igreja, acontece a fincada do mastro, seguida por um show pirotécnico que promete colorir o céu de Timbuí.

Festejos das bandas de congo acontecem pelas ruas de Timbuí. (FOTO: Letícia Freires/ABC Fundão)
A programação inclui a inauguração das novas instalações do Estádio Municipal Hortêncio Pimentel, conhecido por Campo do Cruzeiro, e também a celebração do tríduo, com Celebração da Palavra nos dois primeiros dias e encerramento com uma Santa Missa.

O evento é realizado pela Associação de bandas de Congo de Fundão (ABC Fundão), Comunidade Nossa Senhora da Penha e Prefeitura de Fundão, com patrocínio da Lei de Incentivo à Cultura e do Instituto Cultural Vale, com apoio da Secretaria Especial da Cultura (Ministério do Turismo).

A programação completa:

Comentários

Mais lidas

Linha do tempo da Chocolates Garoto

Com atrações capixabas e de seis países, Santa Jazz está confirmado para junho

Morre atriz mirim capixaba do filme "Helena", com cenas gravadas em Vitória