Pular para o conteúdo principal

Orquestra Filarmônica Moderna Brasileira apresenta concerto especial de Natal em Vila Velha

A Orquestra Filarmônica Moderna Brasileira faz sua estreia para o público com um concerto especial de Natal, nesta quarta-feira (21), às 20 horas, na Vila Natalina, na Prainha, em Vila Velha.

Sob a regência de Tiago Padim, o grupo vai apresentar clássicos natalinos com arranjos modernos e ritmos variados, como o jazz, mambo e dance music. O espetáculo terá a participação especial de coros e balé.

Orquestra Filarmônica Moderna Brasileira, com regência de Tiago Padim. (FOTOS: Marcella Neitzel) 
Formado por 45 integrantes, de 20 a 40 anos de idade, o grupo nasceu com a proposta de renovar o cenário da música orquestral produzida no Espírito Santo, unindo a elegância musical de uma orquestra sinfônica com a execução de músicas populares contemporâneas, como a MPB, ritmos regionais, internacionais e clássicos do pop-rock.

Dentro desse conceito, o repertório reunirá clássicos como “Jingle Bells”, “Noite Feliz”, “White Christmas” e “Jingle Bell Rock” em releituras inéditas.

“Pretendemos levar a música de concerto para além dos ambientes da música erudita, com o propósito de democratizar a música orquestral”, observa o regente Tiago Padim.

O grupo se reuniu pela primeira vez em 01 de agosto de 2022 e, desde então, dedica-se intensamente aos ensaios, à seleção de repertório e à gravação de áudios e vídeos para a construção do seu portfólio.

O primeiro fruto dessa imersão audiovisual foi o documentário “O Nascimento de uma Orquestra”, que registra a fundação do grupo, disponível em seu canal no YouTube.

No mesmo espaço, o público poderá conferir uma série de quatro vídeos temáticos com releituras inéditas para canções que fazem parte da memória afetiva de diferentes gerações.

O vídeo escolhido para abrir a série é o “Medley Michael Jackson”, um passeio sinfônico pelas obras do Rei do Pop, incluindo “Beat It”, “Billie Jean” e “Thriller”.

Nesta gravação, que tem arranjos de Fernando Britto, o grupo conta com a participação especial do Balé do Grupo Vix Cridança, da coreógrafa Malu Braga.

Também estará disponível a releitura da OFMB para a Quinta Sinfonia de Beethoven, intitulada “5th Dance”, acompanhada por elementos eletrônicos e banda, com arranjos de Tiago Padim.

E ainda “Love of My Life”, clássico da banda britânica Queen, com arranjo de Dennys Serafim; e a canção “Luiza”, de Tom Jobim, com arranjo de Dennys Serafim. Todos os áudios e vídeos foram gravados em estúdios da Grande Vitória.

Multimídia
Idealizador e coordenador da Orquestra Filarmônica Moderna Brasileira, o regente Tiago Padim explica que o grupo nasceu com a proposta de oferecer ao público uma experiência musical “multissensorial e multimídia”.

Entre os objetivos da orquestra está a realização de musicais temáticos, em homenagem a ícones do rock mundial, e de espetáculos infantis, de modo a difundir a música orquestral para crianças e famílias.

Tudo isso repleto de instrumentos de cordas, metais, percussão, luzes, cores, cenários, figurinos e números de dança. “Temos a diversidade em nosso DNA”, define o regente.

“Somos uma orquestra que une os instrumentos tradicionais sinfônicos a instrumentos de banda e elementos eletrônicos. Juntamos, no mesmo mundo, a música erudita e a música popular, para levar ao público uma experiência de m úsicas populares em formato sinfônico e releituras de músicas eruditas com a modernidade do eletrônico”, completa.
 
Serviço
Concerto de Natal da Orquestra Filarmônica Moderna Brasileira, com o regente Tiago Padim
Quando: quarta-feira (21), às 20h
Local: Vila Natalina (Parque Estadual da Prainha) - Av. Antônio Ferreira de Queirós, Centro, Vila Velha
Entrada: Gratuita

Comentários

Mais lidas

Santa Teresa se prepara para um 2024 histórico: 150 anos de imigração italiana no Brasil

Formemus abre chamamento nacional de videoclipes

Show “Barco do Amor”, com Amaro Lima, em tributo a Alexandre Lima no Sesc Glória