Antecipando seu álbum de estreia Xote de Realidade, bernardo apresenta uma faixa que dá o tom do projeto - uma união bem brasileira da música nordestina com uma dose agridoce da atualidade.
Ao lado de André Prando, ela traz tons de rock para o forró em Cidadão de Bem, uma canção que soa como uma mantra, como uma oração por proteção em meio ao ódio político.
![]() |
O cantor e compositor bernardo dribla o ódio político no clipe. (FOTO: Leon) |
“Aqui o embate é entre o chamego e virulência. Entre o Lula e o Bolsonaro. Mas não é só sobre o embate político. É o embate dentro do homem. ‘Sai de mim cidadão de bem!’. O cidadão de bem está introjetado no homem brasileiro. O chamego é uma caminho, carinhoso, pra combater a covardia do cidadão de bem. Mas nem sempre é suficiente. E aí? É uma luta infindável. É o amor contra o desamor”, conta bernardo.
Mineiro de Belo Horizonte criado no Espírito Santo e radicado no Rio, bernardo pescou suas referências da estrada e chega em seu disco de estreia, previsto para o começo de 2023, com experiência de veterano.
Em 2018, estreou sua discografia com o EP Violão bandoleiro, que contou com a participação de músicos como Marco Suzano e Lui Coimbra.
Desde então circulou o País com o show e prepara o novo álbum com produção de Elísio Freitas e patrocinado pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro através do edital Retomada Cultural RJ 2 na categoria que exalta o bicentenário da independência do Brasil. Cidadão de Bem está disponível em todas as plataformas de música.
A letra da música:
Nem!
Sai de mim cidadão de bem
Que essa marra que a gente tem
É manha
Quero mais um trejeito doce
Chamegar é uma fina foice
Pra cepar toda essa grossura
Molecer cada ditadura
Hein!
Mas se o xote já não convence
Só pinote abre essa mente
Desgraça
Que o melhor dessa vida foge
Desse coração fracote
Pra chegar na real doçura
Tem que moer muita rapadura
Vem!
Meu chamego tem resistência
Que esse medo é saliência
Se solta
Ficha técnica
Música: Cidadão de Bem
Data de lançamento: 9 de dezembro
Composição: bernardo
Arranjo: Elisio Freitas
Voz: bernardo e André Prando
Sanfona: Cosme Vieira
Guitarra, baixo, violão, teclado e triângulo: Elisio Freitas
Bateria: Lúcio Vieira
Coro: André Prando
Produção musical: Elisio Freitas
Mixagem e masterização: Bruno Giorgi
Direção do clipe: Sagui Films
Produção executiva: PEIXA música
Identidade visual: Niyate Queiroz
Comunicação: Menu da Música
Assessoria de imprensa: Build Up Mídia
Comentários
Postar um comentário