Pular para o conteúdo principal

Canções de Chico Lessa em disco de Zel Moreira (MG) parar celebrar 50 anos do Clube da Esquina

Em 2022, o disco Clube da Esquina foi eleito o melhor álbum brasileiro de todos os tempos em uma enquete realizada junto a mais de 160 especialistas da área musical.

Em homenagem aos 50 anos da obra que revolucionou a MPB, o cantor e compositor Zel Moreira (MG) lança o álbum O Rock da Esquina No Tom de Sempre, contendo 13 composições de Chico Lessa.

O cantor e compositor Chico Lessa. (FOTO: Acervo pessoal)
O capixaba foi membro da primeira formação do célebre movimento que inseriu Minas Gerais no mapa mundial da música a partir do encontro entre a tradição folclórica mineira e o rock progressivo, a música sacra, a latinidade e as linhas melódicas e harmônicas refinadas.

O álbum chega ao mercado por meio de uma edição especial da mídia física digital MBox, reunindo as faixas em MP3, minidocumentário com depoimento de membros do Clube da Esquina e DVD com videoclipes das gravações.

Um dos shows de lançamento vai acontecer neste sábado (17), a partir das 14h, no Pub 426, em Vitória. Zel Moreira vai contar com a participação especial de Chico Lessa nos vocais da música Enquanto você me amar. Após o show, haverá seção de vendas e autógrafos do Mbox O Rock da EsquinaOutro show ocorreu na última semana em Belo Horizonte, em Minas Gerais.

O mineiro Zel Moreira com sua banda. (FOTO: Acervo pessoal)
Festivais
O álbum O Rock da Esquina nasce emblemático por conter 13 composições do capixaba Chico Lessa, todas no segmento do rock’n’roll.

Um dos compositores mais respeitados do Espírito Santo, Chico Lessa já ganhara fama como vencedor de festivais da canção no Estado quando migrou para o Rio de Janeiro, na virada para os anos 1970, para se juntar aos integrantes do movimento que pouco tempo depois ficaria conhecido como o Clube da Esquina.

Na capital carioca, Lessa teve a oportunidade de conhecer e compor com Tavito e, através dele, chegou a Toninho Horta e Márcio Borges que, tal como o capixaba, haviam sido classificados para o IV Festival Internacional da Canção.

Nessa época, compôs com Márcio o emblemático rock No Tom de Sempre, que lhe abriu as portas do Clube. A amizade entre os músicos permaneceu viva ao longo das décadas.

No final de 2020, durante a pandemia da Covid-19, Chico Lessa ouviu o dueto de Lô Borges e Paulinho Moska na música Muito além do fim, que intitula o disco do compositor mineiro, e instantaneamente compôs em sua homenagem a canção Bota o Rock do Lô.

Admirador e amigo de Chico Lessa de longa data, Zel Moreira viu o registro caseiro nas redes sociais do amigo, e rapidamente revestiu a canção de guitarras distorcidas e de arranjo pulsante de baixo e bateria. Essa gravação chegou aos conterrâneos Lô e Márcio Borges, que aprovaram a sonoridade e pediram bis.

Animado e aproveitando a disponibilidade de Zel, Chico Lessa sugeriu que gravassem várias composições dentro da seara do rock’n’roll, que ele deixara de lado havia anos para se dedicar aos sambas e bossas.

Em dado momento, eles perceberam que haviam alcançado músicas suficientes para gerar um disco.

“As gravações do Zel ficaram tão legais e bem feitas que achei melhor ele cantar. O Zel é o roqueiro que vai pra frente do palco, que agita. Eu sou o compositor.  Então tivemos a ideia dele lançar um álbum em homenagem ao Clube da Esquina através das minhas composições”, revela Chico.

Empolgado com o resultado, Zel Moreira reitera sua admiração pela musicalidade de Chico Lessa.

“O Chico merece essa homenagem por todo o trabalho dele, por sua história, seu talento. Muita gente não faz ideia do quanto ele influenciou a primeira formação do Clube da Esquina, da sua influência mineira/carioca e de sua característica única de compor”, descreve.


Rock potente
No disco, Zel Moreira gravou os vocais e as guitarras, acompanhado por uma banda formada por André Carreraz (bateria), Fabio Pagotto (baixo), Collins (teclados) e Kadu Fernandes (percussão).

As gravações ocorreram no Estúdio Nimbus, em São Paulo, com diversas participações especiais, dentre as quais se destacam Tatta Spalla (guitarra), Ed White (piano e cordas), Luiz Gustavo (baixo) e Sirley Ferrari (piano e cordas).

Quem ouvir as 13 faixas vai apreciar um rock potente, repleto de riff de guitarras, cozinha de baixo e bateria marcante, arranjos e vocais certeiros, ao estilo do bom e velho rock’n’roll.

Assim como o clássico verso de Márcio Borges em Clube da Esquina 2, certas canções não envelhecem. Pelo contrário: ficam melhores com o tempo, principalmente se a espinha dorsal dessa criação trouxer o DNA de Chico Lessa, de suas letras recheadas de ironia fina, as melodias arredondadas, as notas e acordes a serviço da canção, com um misto de refinamento e simplicidade.

É o que se percebe, por exemplo, na supracitada Bota um Rock do Lô, na malícia de Arremedando a Mãe de Jorge e na cadência de No Tom de Sempre, parceria de Lessa com Márcio Borges, aqui interpretada por Lô – trata-se de uma canção com valor afetivo para o compositor capixaba, uma vez que fora gravada originalmente no histórico disco Os Borges, de 1980 e, posteriormente, no álbum homônimo produzido por Toninho Horta em 2008.

Por sua vez, o rock romântico Enquanto Você me Amar, com dueto de Zel e Chico, foi escolhido como a primeira faixa de trabalho para rádios e mídias digitais. O clipe já está disponível no YouTube da DMD Records.


Diante de tanta riqueza musical, a cereja do bolo é o minidocumentário que acompanha o MBox, com depoimentos de diversos nomes que marcaram época no Clube da Esquina e na MPB: Ivan Lins, Lô Borges, Toninho Horta, Márcio Borges, Tavito, Tadeu Franco, Maurício Maestro, Paulinho Carvalho, o crítico musical Maurício Gouveia, o artista plástico Gilberto de Abreu (que assina a capa do álbum),  Chico Lessa e o próprio Zel Moreira, entre outros músicos e artistas.

Mbox
Todo o material de audiovisual e de multimídia está sendo disponibilizado por meio da tecnologia Mbox. Trata-se de um novo formato de mídia física digital, acessível via QR Code ou entrada USB, que consiste em uma caixa (box) acompanhada de um pencard interno que se conecta a qualquer plataforma.

Criada e patenteada por Zel Moreira, a mídia substitui os CDs e DVDs, e traz uma série de benefícios para os consumidores de música. “O Mbox devolve ao público o colecionável, algo que se perdeu com o streaming”, observa Zel.

“No Mbox, é possível se conectar com o artista através do som, da capa do álbum, da ficha técnica, e também com um QR Code que transporta o ouvinte para qualquer plataforma”, aponta o músico e executivo.

Após os lançamentos em Belo Horizonte e Vitória, Zel Moreira pretende seguir a turnê de divulgação do álbum no Brasil e na Europa.

“Temos enorme expectativa em relação a esse trabalho, que foi feito com muito amor, dedicação e qualidade. As músicas são lindas e é uma homenagem que sempre sonhei em fazer às minhas principais influências, que são o Clube da Esquina e o rock mineiro, tendo como base as composições do mestre Chico Lessa”, afirma o músico.
 
Para Chico Lessa, a parceria com Zel Moreira vem coroar um momento especial da sua carreira: o seu primeiro disco, lançado originalmente em LP, em 1983, acaba de ganhar reedição da gravadora espanhola Munters Vampsoul, com distribuição na Europa.

“É um reconhecimento importante, até porque este disco está atraindo a atenção do público europeu. Será distribuído em uma loja de vinis da Dinamarca e teremos liberdade de reeditá-lo no Brasil”, adianta Chico.


Ficha técnica
Álbum “O Rock da Esquina No Tom de Sempre”
Artista: Zel Moreira
Composições: Chico Lessa
Faixas: 13
Produção executiva: Zel Moreira e Chico Lessa
Gravadora: DMD Records
Formato: Mbox (com músicas, DVD e minidocumentário)
Preço: R$ 100
Vendas: Site DMD Records

Serviço
Show de lançamento do álbum
Data e horário: 17/dez (sábado), às 14h
Local: Pub 426 - Rua João da Cruz, 370, Praia do Canto, Vitória 
Entrada: Gratuita
Participações: Chico Lessa (vocal), Douglas Vidal (baixo) e Ramon Cosvosk (bateria)

Comentários

Mais lidas

Músicos capixabas em show com talentoso violonista carioca em Vitória

Santa Teresa se prepara para um 2024 histórico: 150 anos de imigração italiana no Brasil

Toponímias capixabas de origem indígena