Pular para o conteúdo principal

Banda Sinfônica Vale Música revisita obra de Tim Maia em concerto único

Uma das maiores vozes da MPB, o inesquecível Tim Maia (1942-1998) terá sua obra revisitada pela Banda Sinfônica Vale Música no concerto “Viva Tim Maia”, que será apresentado neste domingo (4), às 17 horas, no Centro Cultural Sesc Glória, em Vitória.

O concerto tem patrocínio do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. A entrada é franca e os ingressos poderão ser retirados na bilheteria do teatro, no dia do evento, uma hora antes do início do espetáculo.

Integrantes da Banda Sinfônica Vale Música. (FOTO: Fábio Prieto)
Com regência do maestro Eduardo Lucas, o concerto integra as homenagens aos 80 anos de nascimento do cantor e compositor Tim Maia, completados no último mês de setembro, e marca o reencontro da Banda Sinfônica Vale Música com o repertório do “Síndico da MPB”, apelido dado a ele por Jorge Ben Jor na canção W/Brasil.

Apresentado pela primeira vez em 2018, o concerto “Viva Tim Maia” volta agora com formação renovada da Banda Sinfônica Vale Música, conforme explica o maestro Eduardo Lucas.

“Refazer o concerto em 2022 é muito importante. Primeiro, porque este ano Tim Maia faria 80 anos e temos a oportunidade de destacar a contribuição dele para música brasileira. E nos últimos quatro anos a Banda Sinfônica mudou cerca de 60% dos seus componentes. Este concerto é novidade para muitos dos novos alunos do Vale Música”, observa o maestro.

Racional
O repertório contempla mais de 20 canções, distribuídas em 13 números musicais, entre medleys e pot-pourris, que vão traduzir para o público a diversidade da obra de Tim Maia, com sucessos e temas menos conhecidos de sua discografia.

“Foi muito difícil contemplar o repertório do Tim Maia nesse programa por causa da vastidão da obra dele”, revela o maestro Eduardo Lucas.

O maestro Eduardo Lucas. (FOTO: Fábio Prieto)
“Acaba sendo um diário musical porque ele transmitia através das notas, das melodias e das harmonias muito do que acontecia em sua vida. Então buscamos desde Sossego, Gostava Tanto de Você e Não Quero Dinheiro até obras associadas à fase religiosa vivida pelo Tim, como Imunização Racional, Caminho do Bem e Bom Senso. São obras magníficas de um momento em que ele abdicou de substâncias tóxicas e estava limpo tanto mental quanto fisicamente”, define o maestro, em referência ao período em que Tim Maia se converteu à doutrina Cultura Racional, em 1974 e 1975, e lançou os dois volumes dos discos Tim Maia Racional.

Esses temas serão interpretados pelos solistas do Projeto Vale Música Espírito Santo e pelos 65 integrantes da Banda Sinfônica Vale Música, incluindo naipes de cordas, metais e percussão.

Neste espetáculo, o grupo vai contar com a participação de integrantes da Banda Intermediária, regida por Harilson Rodrigues, e que tem em sua formação alunos em fase de preparação para integrar a Banda Sinfônica. O grupo vai executar arranjos escritos especialmente para o concerto por Rafael Rocha e Deyvid Martins.

Estilo
O esmero na elaboração do espetáculo se estende à preparação vocal dos solistas, coordenada pela professora de canto Alza Alves, e à consultoria de imagem de Elian Ramile, que assina o styling dos vocalistas com muito brilho, paetês, couro e crochês.

Além das peças autorais, a diretora criativa de imagem contou com a parceria de Jacqueline Chiabay e de Ivan Aguilar na cessão de seus acervos para a produção dos looks.

Como se vê, o espetáculo está sendo preparado cuidadosamente para que o público tenha uma experiência diferenciada: “Nosso objetivo é que as pessoas venham ao teatro para ouvir Tim Maia com uma sonoridade sinfônica e única. Um material extremamente rico, para todo mundo cantar junto”, vislumbra o maestro Eduardo Lucas.

Serviço
Concerto “Viva Tim Maia”, com a Banda Sinfônica Vale Música
Data e horário: 4/dez (domingo), às 17h
Local: Teatro Glória – Centro Cultural Sesc Glória, Av. Jerônimo Monteiro, 428, Centro, Vitória 
Entrada: Gratuita (retirada de ingressos na bilheteria do teatro, no dia do concerto, a partir das 16h)

Repertório:
1. Sossego (Tim Maia) - Arr. Rafael Rocha / Solista: Deivid Magalhães
2. Primavera (Tim Maia) - Arr. Deyvid Martins / Solista: Alice Patrício
3. Azul da Cor do Mar (Tim Maia) - Arr. Rafael Rocha / Solista: Abner Hubner
4. Me Dê Motivo / Réu Confesso / Ela Partiu (Pout-pourri) - (Tim Maia) - Arr. Rafael Rocha / Solista: Deivid Magalhães
5. Você (Tim Maia) - Arr. Rafael Rocha / Solista: Alice Patrício  
6. Não vou ficar (Tim Maia) - Arr. Rafael Rocha / Solista: Bela Natali
7. Bom Senso / Imunização Racional /O caminho do bem (Pot-pourri) - (Tim Maia) - Arr. Rafael Rocha / Solista: Luiza Mollulo
8. O Descobridor dos Sete Mares (Tim Maia) - Arr. Deyvid Martins / Solista: Rubens Júnior
9. Eu Amo Você (Tim Maia) - Arr. Rafael Rocha / Solista: Luiza Mollulo
10. Aquele Abraço / Um Dia de Domingo / Você e eu, eu e você (Pot-pourri) - (Gilberto Gil e Tim Maia) Arr. Rafael Rocha / Solista: Rubens Júnior
11. Acenda o farol (Tim Maia) - Arr. Rafael Rocha / Solista: Rubens Júnior
12. Gostava Tanto de Você (Tim Maia) - Arr. Rafael Rocha / Solista: Bruna Knupp
13. Coroné Antônio Bento / A festa de santo rei / Não Quero Dinheiro (Pot-pourri) - (Tim Maia) - Arr. Rafael Rocha / Solista: Bruna Knupp

Comentários

Mais lidas

Relembre Alexandre Lima, na banda Manimal, em show na Praça do Papa

Morre atriz mirim capixaba do filme "Helena", com cenas gravadas em Vitória

Alex Lima completa 54 anos e recebe homenagem do irmão Amaro Lima, com “Barco do Amor”