Pular para o conteúdo principal

Música transformando pessoas

A música é uma arte que atinge todos, muda o sentido da vida, traz um grande bem-estar e uma sensação de prazer indispensável para qualquer um. No mesmo tempo que emociona as pessoas, deixa elas arrepiadas. Sem a melodia a existência seria sem sentido, uma vida preta e branca.

Felipe Brava tem agenda lotada e faz shows na Grande Vitória e também no interior do Estado. (FOTO: Lucas Dornelas)
Dividida em vários ritmos, a música apresenta diferenciados gêneros. Mesmo com todos esses segmentos, as canções têm apenas um objetivo, que é as pessoas deixar felizes. Além disso tem a capacidade de acalmar nos momentos complicados e quando se está em enfurecido. É a trilha sonora da sociedade.

Carlos Eduardo Mercier é um dos apaixonados por música. Ele começou a gostar aproximadamente a 11 anos. A paixão veio através da percussão e das letras de cada uma. Segundo Carlos, as músicas fazem refletir a realidade de que está vivendo, e elas servem como uma terapia nos momentos complicados. “As letras de cada música me faz refletir, e me ajuda a demostrar algo que não consigo expressar através das conversas. Por meio dela consigo me comunicar mais com as pessoas”, conta Mercier.

Essas sensações são presenciadas não apenas por pessoas que ouvem, mas também por artistas que produzem elas. É o caso de Felipe Brava, que é cantor sertanejo a mais de 14 anos, e já produziu mais de 24 composições. “A música me realizou muitos sonhos e ainda realiza, e através dela que expresso meus sentimentos”, disse o cantor.


O cantor sertanejo produziu diversas composições que já gravou até um DVD. Cada letra foi pensada com reflexões próprias e com aquele toque sertanejo. E foi a gravação do disco que mais marcou a carreira do artista. Através da música teve a oportunidade de divulgar os trabalhos autorais. Entre elas a que mais chamou atenção foi “O jogo virou”, que fala de um amor que não deu certo e que a história tinha sido mudada.

Para o psicólogo Ronaldo Marangoni, a música é além do prazer estético. Pode fazer o indivíduo organizar suas emoções de forma positiva para vida dele e a letra pode ajudar a ter sentimentos semelhantes do que está sendo produzido na música. “Existem letras que relatam coisas que a gente não consegue expressar através de palavras”, afirmou. Ele comentou também que existe estudos que comprovam que as canções ajudam as pessoas organizarem seus pensamentos e que quem produz músicas está expressando algum sentimento, e a melodia pode representar o espírito de uma determinada época vivida.

A música é uma arte com tantas características positivas e fica difícil de não gostar. Ela é uma das melhores maneiras de se manifestar, seja escrevendo ou produzindo uma melodia utilizando o poder da criatividade. Através de cada música é possível renovar os sentimentos, e viver cada momento com uma composição que melhor representa aquele instante ou contexto.

Texto: Acácio Rezende

Comentários

Mais lidas

Com atrações capixabas e de seis países, Santa Jazz está confirmado para junho

Linha do tempo da Chocolates Garoto

Morre atriz mirim capixaba do filme "Helena", com cenas gravadas em Vitória