Pular para o conteúdo principal

Edital de cultura é lançado com recursos de R$ 36 mil para artistas em Cariacica

O primeiro edital do Fundo Municipal de Cultura de Cariacica, o Futura, foi lançado na noite da última terça-feira (09). O evento ocorreu no segundo pavimento do Centro Cultural Frei Civitella, em Campo Grande. Serão ao todo R$ 36 mil em recursos para a cultura cariaciquense. A cerimônia foi acompanhada por diversos artistas e produtores culturais da cidade.
 
Diversos artistas e produtores culturais de Cariacica acompanharam a cerimônia. (FOTO: Lucas Calazans/PMC)
Os artistas e produtores residentes em Cariacica podem concorrer ao edital que irá contemplar 47 produções da cidade nas mais diversas categorias (teatro infantil e adulto, literatura, cinema, circo, dança, capoeira, artes plástica, entre outras). As inscrições vão até 1º de agosto. O edital está disponível no site da prefeitura.

Os espetáculos e produções contemplados irão compor a III Mostra de Arte e Cultura de Cariacica, prevista para setembro. O objetivo é que os contemplados ocupem diversas regiões e bairros da cidade, levando a produção para além dos espaços tradicionais de cultura a públicos diversos.

O prefeito da cidade Juninho reforçou que o edital Futura é uma grande vitória para a classe artística mas que não deve ser considerado um ato final. Ele lembrou dos avanços na área,  como a criação da Lei João Bananeira, enquanto foi secretário de cultura na década passada e reforçou a participação frequente dos artistas, frutos dessas conquistas . 

"O pouco que fazemos hoje pode ser um grande diferencial lá na frente. Por isso é que, vocês, artistas, devem utilizar todos os recursos disponíveis para que possamos sempre aprimorar este processo", reforçou.
 
O rapper EmiciThug elogiou a criação do edital e está na expectativa de participar. (FOTO: Lucas Calazans/PMC)
Entre os artistas, a expectativa é alta para participar do edital. O rapper EmiciThug, 31 anos, elogiou a  transversalidade do edital do Futura. "Sou articulador social e atuo em Nova Rosa da Penha com um coletivo artístico chamado de 'Criatividade'. Podemos entrar no Futura pleiteando várias ações artísticas como música, sarau de poesias, grafite", elogiou.

Com informações de Marcelo Pereira/Assessoria PMC

Comentários

Mais lidas

Com atrações capixabas e de seis países, Santa Jazz está confirmado para junho

Linha do tempo da Chocolates Garoto

Morre atriz mirim capixaba do filme "Helena", com cenas gravadas em Vitória