Pular para o conteúdo principal

Vale Música promove recitais de classe abertos ao público no Sônia Cabral, em Vitória

Apresentar ao público o conteúdo dos estudos musicais assimilados pelos alunos em sala de aula e trabalhar a formação de plateia para a música de câmara: estes são os objetivos dos Recitais de Classe Vale Música. Uma realização do Projeto Vale Música Espírito Santo, a iniciativa vai promover apresentações abertas ao público, nos dias 29 e 30 de junho, no Palácio da Cultura Sônia Cabral, em Vitória. A programação tem patrocínio do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Os recitais serão realizados em quatro sessões: na quarta-feira (29), às 15h30 e às 19h30; e na quinta-feira (30), nos mesmos horários.

Integrantes da Camerata Jovem Vale Música: recitais gratuitos. (FOTO: Fábio Prieto)
Trinta e cinco alunos e alunas do Projeto Vale Música Espírito Santo vão apresentar peças de compositores eruditos brasileiros como Radamés Gnatalli, Camargo Guarnieri, Francisco Mignone e o maestro Duda (José Urcisino da Silva); e de compositores estrangeiros como Haydn, Beethoven, Mozart e G. Fauré. No campo da música popular, destacam-se composições de Moacir Santos, Pixinguinha e Pat Metheny.

Os recitais vão abranger solistas de trombone, saxofone tenor, violoncelo, trompete, clarinete, tuba, trompa, flauta, clarinete, percussão (caixa clara e tímpanos), violino e flauta transversal, entre outros instrumentos. Um dos destaques da programação é o concerto As Quatro Estações de Vivaldi, que será apresentado no dia 30, às 15h30, pela Camerata Jovem Vale Música, tendo como solista Clóvis Pereira (PE), violinista da Orquestra Sinfônica Brasileira.

Para a coordenadora do Projeto Vale Música Espírito Santo, Júlia Sodré, o Recital de Classe do Vale Música é uma atividade pedagógica de extrema importância. "Esta será a primeira vez que realizaremos esta programação em teatro", explica Júlia.

"Nos recitais nossos alunos têm a oportunidade de desenvolver a performance musical, apresentando-se como solistas e ao mesmo tempo se capacitando para participação em vestibulares e concursos públicos. Além disso, é uma prática pedagógica que trabalha a formação de plateia, promovendo o acesso à diversidade musical", observa a coordenadora.
Serviço
Recitais de Classe Vale Música
Datas e horários: 29 e 30/jun (quarta e quinta-feira), às 15h30 e às 19h30
Local: Palácio da Cultura Sônia Cabral – Rua São Gonçalo, Centro, Vitória
Ingressos: Gratuitos (retirada uma hora antes da apresentação, na bilheteria do Sônia Cabral)

Comentários

Mais lidas

Linha do tempo da Chocolates Garoto

Com atrações capixabas e de seis países, Santa Jazz está confirmado para junho

Morre atriz mirim capixaba do filme "Helena", com cenas gravadas em Vitória