Pular para o conteúdo principal

Bruxas e fadas protagonizam primeiro espetáculo infantil de Abel Santana

O ator e diretor Abel Santana, autor de mais de 50 peças teatrais, vai lançar sua  primeira montagem voltada para o público infantil neste domingo (12), em Vitória. O livro mágico e a dança divertida destaca a batalha de bruxas do mal, que querem acabar com o mundo da imaginação contra as fadas do bem.

A atriz Lara Santana é interpreta a fadinha Helô na peça. (FOTO: Janini Paganini)
O espetáculo retrata a história de um grupo de crianças que, ao chegar da escola, se depara com as tarefas de casa e tem que lutar contra as forças - a Preguiça, a Distração e a Procrastinação, que querem impedir que eles realizem as suas atividades. Se o livro mágico for usado, a imaginação das crianças irá fluir, a concentração virá, a criatividade será estimulada através da leitura e o mundo da magia e do encantamento estará vivo em seus corações, mas se as forças do mal conseguirem impedir farão com que o mundo das crianças seja dominado pela tristeza e pela mesmice.

O objetivo das bruxas Neuma, Enter e Fafá é fazer com que todas as crianças parem de ler e, consequentemente, não tenham acesso ao mundo da imaginação. Elas querem ver as crianças tristes, em um mundo chato onde nada de diferente acontece. Mariana, Júlia e Amanda, suas vítimas, serão impedidas de lerem o “Livro Mágico” e, automaticamente, não terão contato com o mundo da imaginação. Porém, Fedora (a guardiã do Livro Mágico), Eduardo (o responsável pelo encantamento com a leitura) e a fadinha Helô (com sua dança divertida) vão combater as forças do mal e tentarão impedir os planos das bruxas.

No elenco da peça, os atores Lara Santana, Manu Bravim, Viviane Cardoso, Mateus Fosther, Thais Borsoneli, Letícia Carvalho, Deise Freitas, Vânia Cunha, Livia Del Caro e Grasie Fink, que também assina as coreografias. O texto e direção é de Abel Santana e cenários e figurinos são de Angela Mendes.


Importância da leitura
Um dos ensinamentos da peça é a importância da leitura e, para mostrar a riqueza da literatura infantil, a escritora Lilian Menenguci foi convidada a apresentar obras de sua autoria voltadas a este público. Os presentes vão conhecer “Os medos de Lili”, “Casa de papel”, “A criança mágica”, “O mistério da bolinha de gude”, “Palarvas de borboletras” e “Grão”. “Em nosso processo cultural, logo que nasce uma criança na família é muito comum que – entre chupetas, fraldas e mamadeiras – lembremo-nos de presenteá-la, sobretudo, com brinquedos.

Os livros, frequentemente, não aparecem entre os presentes. Então, a família tem um papel protagônico na formação do leitor do presente e do futuro: levar os livros à criança. Além de presentear a criança com livros literários é fundamental que as famílias possam ler para e com as crianças pequenas”, diz Lilian Menenguci.

Serviço
Peça "O livro mágico e a dança divertida", de Abel Santana
Data: 12/jun (sábado), às 15h e às 17h (ingressos esgotados)
Ingressos: R$ 35
Vendas: Site Sympla
Local: Sala Abel Santana - Avenida Dante Micheline, 501, Praia de Camburi, Vitória
Classificação: Livre
Duração: 1 hora

Comentários

Mais lidas

Com atrações capixabas e de seis países, Santa Jazz está confirmado para junho

Linha do tempo da Chocolates Garoto

Morre atriz mirim capixaba do filme "Helena", com cenas gravadas em Vitória