Pular para o conteúdo principal

Festival de Cinema de Vitória terá exibição de 43 filmes em retorno presencial

Depois de dois anos sendo realizado de forma remota, um dos mais tradicionais festivais de cinema do país retorna ao formato presencial. Entre terça-feira (21) e sábado (25), acontece o 28º Festival de Cinema de Vitória, com o tema "Reencontro", no Centro Cultural Sesc Glória, no Hotel Senac Ilha do Boi e no Cine Metrópolis da Ufes, ambos em Vitória.

Esta será uma edição especial de 2021, um desdobramento da primeira parte do evento, realizado online em novembro do ano passado. Durante o festival, serão exibidos ao todo 43 filmes.

Gratuita, a programação contempla um recorte potente da produção contemporânea audiovisual brasileira. Durante os cinco dias de evento, será apresentada uma seleção de 30 filmes, entre curtas e longas-metragens, premiados com o Troféu Vitória e que foram exibidos em 2021 na edição virtual da 28ª edição.

Os Primeiros Soldados, de Rodrigo de Oliveira, será exibido pela primeira vez em Vitória. (FOTO: Felipe Amarelo)
O público irá conferir produções, em programas especiais preparados pela curadoria do festival, com três sessões especiais com filmes convidados, o lançamento da edição física do Cadernos da Homenageada Nacional, Marcélia Cartaxo (PB), e do Caderno da Homenageada Capixaba, Margarete Taqueti, além de oitos oficinas com foco nas diversas etapas da produção audiovisual.

Filmes premiados 
Os filmes vencedores das 11 Mostras Competitivas do festival e do Prêmio Especial da ABD estarão na programação. Entre as produções que serão exibidas, estão Prata, de Lucas Melo (RJ), Troféu Vitória de Melhor Filme (Júri Técnico) da 25ª Mostra Competitiva Nacional de Curtas; Mirador, de Bruno Costa (PR), Troféu Vitória de Melhor Filme (Júri Popular) na 11ª Mostra Competitiva Nacional de Longas; O Peixe, de Natasha Jascalevich (RJ), Troféu Vitória de Melhor Filme (Júri Técnico e Popular) na 6ª Mostra Mulheres no Cinema; e Quimera, de Luísa Costa Miranda, Troféu Vitória de Melhor Filme (Júri Popular) na 10ª Mostra Foco Capixaba.

Comandados pelo jornalista e crítico de cinema Filippo Pitanga (RJ) e pela curadora, cineasta e produtora Flavia Candida, os debates com os realizadores das exibições de curtas-metragens premiados acontecem logo após as sessões, que têm início às 15 horas e acontecem nos cinco dias do evento, no Centro Cultural Sesc Glória. Já o bate-papo com os diretores dos longas-metragens premiados será no sábado, 25, às 10 horas, no Hotel Senac Ilha do Boi.

Pré-estreias 
O festival de cinema também recebe dois filmes inéditos no circuito comercial e que são destaques na nova safra de produções brasileiras. Abrindo a programação do festival Os Primeiros Soldados, de Rodrigo de Oliveira, é uma produção capixaba da Pique Bandeira Filmes, que conta a história de um grupo de amigos que tenta sobreviver à epidemia de AIDS no começo dos anos 1980. O longa, que percorre festivais pelo mundo, foi premiado no 23º Festival do Rio 2021, na capital carioca, na 25ª Mostra de Cinema de Tiradentes, em Minas Gerais, no 52º International Film Festival of India, na Índia, e no 70º International Film Festival Mannheim-Heidelberg, na Alemanha.

Quem encerra a programação é Serial Kelly, de René Guerra (AL), diretor cujo trabalho atravessa a história do Festival de Cinema de Vitória. O longa-metragem, que tem sua primeira exibição na cidade de Vitória, acompanha a agenda de shows de uma cantora de forró eletrônico em inferninhos pelo sertão e o rastro de mortes que ela vai deixando pelo caminho. O filme é protagonizado pela cantora Gaby Amarantos e tem produção da Bananeira Filmes.

Filmes convidados 
O festival irá exibir três longas-metragens convidados, que foram exibidos fora de competição na edição online do festival. As Sessões Especiais começam na quinta-feira (23), com a exibição do longa-metragem A Matéria Noturna, de Bernard Lessa. Na sexta (24), será exibido o documentário Limiar, de Coraci Ruiz (SP). Fechando as exibições, no sábado (26), Espero que Esta te Encontre e que Estejas Bem, de Natara Ney (RJ/PE). Todas exibições acontecerão às 15 horas, no Centro Cultural Sesc Glória.

O capixaba Matéria Noturna, de Bernard Lessa, é um dos filmes convidados. (FOTO: Safira Moreira)
Festivalzinho
O ano de 2022 marca o retorno do Festivalzinho de Cinema de Vitória. A mostra, que precisou ser paralisada em função da pandemia, chega a sua 21ª edição. O projeto tem como foco criar um intercâmbio entre estudantes da rede pública e o universo audiovisual, além de estimular a formação de plateia e desenvolver a sensibilidade do público infanto-juvenil para o universo das artes.

As exibições deste ano acontecem entre quarta (22) e sexta-feira (24), sempre às 9 e às 14 horas, no Cine Metrópolis, na Ufes, e atenderão os estudantes das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emef) Irmã Dulce, Altair Siqueira Costa, São Diogo e Professor Luiz Baptista, da rede de Ensino Público de Serra.

Serão seis sessões gratuitas, divididas em duas exibições diárias, para um público de mais de 1.800 crianças e adolescentes. Na programação, seis curtas-metragens que fortalecem a produção audiovisual contemporânea com temática voltada para o público infantojuvenil. Os filmes que serão exibidos são: A Cápsula do Tempo, de Rodrigo Grota (SP); Umbrella, de Helena Hilário (SP) e Mário Pece (SP); Sobre Amizade e Bicicletas, de Julia Vidal (PR); Stone Heart, de Humberto Rodrigues (AM); Antes que Vire Pó, de Danilo Custódio (PR); e O Sonho do Zezinho, de Edmundo Lacerda (BA).

Tendalab 
No sábado (25), a partir das 22 horas, no Forte São João, na Curva do Saldanha, o Festival de Cinema de Vitória recebe o lançamento do Festival TendaLab. O público vai conferir uma programação musical que apresenta um recorte da música brasileira contemporânea em uma noite de alma carnavalesca.

No line up, estão a cantora Letrux (RJ), a banda Malacaxeta, com a participação especial da atriz e cantora Letícia Persiles (RJ), e o DJ Set do Bloco Amigos da Onça, com Leo Vais e Miguel Filho.

Serviço
28º Festival de Cinema de Vitória - Reencontro
Datas: 21 a 25/jun (terça a sábado)
Locais: Centro Cultural Sesc Glória, Hotel Senac Ilha do Boi e Cine Metrópolis da Ufes, em Vitória
Entrada: Gratuita

Comentários

Mais lidas

Linha do tempo da Chocolates Garoto

Com atrações capixabas e de seis países, Santa Jazz está confirmado para junho

Morre atriz mirim capixaba do filme "Helena", com cenas gravadas em Vitória