Pular para o conteúdo principal

Festival de Cinema de Vitória: a programação do segundo dia

A 28ª edição do Festival de Cinema de Vitória, com o tema "Reencontro", chega ao segundo dia nesta quarta-feira (22), com programação no Centro Cultural Sesc Glória, no Hotel Senac Ilha do Boi e no Cine Metrópolis da Ufes, na cidade de Vitória, e no CRJ Feu Rosa, em Serra.

Documentário Faz Vinte Anos, de Tati Franklin, será exibido. (FOTO: Divulgação/FCV)
A partir das 19 horas, no Teatro Glória – Centro Cultural Sesc Glória, tem início a exibição da Mostra de Longas Premiados, que irá exibir os filmes vencedores do Troféu Vitória na 11ª Mostra Competitiva Nacional de Longas. Na programação do dia, Mirador, de Bruno Costa (PR), e Mulher Oceano, de Djin Sganzerla (SP).

Antes, a partir de 15 horas, na Sala Marien Calixte, também no Sesc Glória, a Mostra de Curtas Premiados irá exibir os filmes que receberam o Troféu Vitória no 28º Festival de Cinema de Vitória, edição que aconteceu no formato on-line em novembro de 2021.

Na programação do dia, os filmes 5 Fitas, de Heraldo de Deus (BA) e Vilma Martins (BA), Meus Santos Saúdam teus Santos, de Rodrigo Antônio (PA), Faz Vinte Anos, da capixaba Tati Franklin, Prata, de Lucas Melo (RJ), O Barco e o Rio, de Bernardo Ale Abinader (AM), e O Peixe, de Natasha Jascalevich (RJ). Logo após a sessão acontece o debate com os realizadores mediado pelo crítico e jornalista Filippo Pitanga (RJ).

Homenageada capixaba
Também às 15 horas, acontece a coletiva da homenageada capixaba Margarete Taqueti, no Hotel Senac Ilha do Boi. O encontro marca o lançamento da edição impressa do Caderno da Homenageada Capixaba: Margarete Taqueti. A publicação biográfica joga luz sobre sua obra e a vida e cumpre o papel de eternizar a memória do cinema brasileiro através de sua trajetória.

Oficinas
No Hotel Senac Ilha do Boi e no CRJ Feu Rosa acontecem até sábado (25) as oficinas do 28º Festival de Cinema de Vitória. São oito formações que reafirmam o compromisso da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA) com a formação, a educação e a instrumentalização de profissionais para diversas áreas do setor audiovisual. As vagas estão esgotadas e foram preenchidas via inscrição on-line. 

Ingressos
Os ingressos para assistir as mostras serão liberados uma hora antes de cada sessão na bilheteria do Centro Cultural Sesc Glória. Se a exibição que pretende assistir tem início às 15 horas, a partir das 14 horas já pode retirar a entrada. O número de ingressos está sujeito a lotação.

O 28º Festival de Cinema de Vitória conta com o patrocínio do Ministério do Turismo e da ArcelorMittal, através da Lei de Incentivo à Cultura. Conta com o apoio da Rede Gazeta e da Stella Artois, conta também com apoio institucional do Canal Like e da Universidade Federal do Espírito Santo e da TV Educativa do Espírito Santo. A realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA).

Este projeto está sendo realizado com recursos públicos do Governo do Espírito Santo viabilizados pela Lei de Incentivo à Cultura Capixaba, da Secretaria de Cultura (Secult-ES).

A programação desta quarta-feira:

Comentários

Mais lidas

Com atrações capixabas e de seis países, Santa Jazz está confirmado para junho

Linha do tempo da Chocolates Garoto

Morre atriz mirim capixaba do filme "Helena", com cenas gravadas em Vitória