Pular para o conteúdo principal

Projeto Batuque Diferente divulga estudantes selecionados para residência artística

O grupo Batida Diferente divulgou os nomes dos três estudantes de percussão selecionados para participar da Residência Artística Batuque Diferente: Viviane Barreto da Silva, Israel Cardoso e Wagner de Souza Silva foram selecionados para participar da gravação de uma composição autoral do grupo, com produção e arranjo do professor de percussão Léo de Paula.

Os estudantes selecionados para a residência artística. (FOTO: Divulgação)
A Residência Artística Batuque Diferente foi contemplada pelo Edital 016/2020 – Coletivos Culturais, da Secretaria de Estado da Cultura (Secult-ES), e contará também com uma oficina de ritmos brasileiros e africanos, aberta ao público em geral.

Os estudantes foram selecionados de acordo com os critérios de Desempenho Técnico-Musical e Análise de Currículo, mediante avaliação do trompetista do grupo Batida Diferente, Ailton Jr., e do professor de percussão Léo de Paula.

Atendendo aos pré-requisitos do projeto, todos são negros(as), estudantes de percussão de projetos sociais e instituições públicas e com idade entre 18 e 29 anos. Os candidatos e candidatas tiveram que preencher uma ficha de inscrição pela plataforma Google Forms, disponibilizada no Instagram do grupo Batida Diferente, e encaminhar um vídeo contendo um a performance musical própria de livre escolha, publicado no YouTube.

Os passos seguintes do projeto serão os ensaios presenciais, entre 14 de junho e 03 de julho, para afinar o entrosamento entre os músicos e os estudantes de percussão, e a gravação de uma composição inédita, intitulada Pro Rapha, em um estúdio na Grande Vitória. Composto por Ailton Jr., o single será lançado nas plataformas digitais em agosto.

Integrantes do grupo Batida Diferente. (FOTO: Bruno Leão)
Para o trompetista Ailton Jr., a Residência Artística tem o objetivo de promover a interação do grupo Batida Diferente - coletivo musical especializado na fusão de jazz e música brasileira - com estudantes de percussão.
"O projeto se propõe a valorizar a formação profissional de músicos negros e despertar a habilidade da composição. Uma palavra que o define bem é conexão. Conexão com pessoas diferentes que compartilham do mesmo objetivo e com histórias parecidas e de gerações diferentes", explica o músico.

Samba
Ao final da Residência Artística, Léo de Paula vai ministrar uma oficina sobre ritmos brasileiros e africanos, aberta ao público em geral, na Estação Conhecimento de Serra, na Serra. Símbolo da identidade cultural brasileira, o samba será o foco principal da atividade.
"Irei trabalhar os conceitos, padrões rítmicos e referências teóricas sobre o samba e seus fazeres: do samba de caboclo ao samba-enredo, passando pelo samba-jazz e o partido-alto, visando inspirar os participantes nessa viagem pelo mais representativo dos nossos gêneros musicais", adianta Léo de Paula.

Programação
- De 14 de junho a 3 de julho - Ensaios com os músicos selecionados;
- De 4 a 10 de julho - Gravação do single;
- De 11 a 17 de julho - Oficina de ritmos brasileiros e africanos, ministrada pelo artista convidado Léo de Paula, na Estação Conhecimento de Serra, em Cidade Continental, na Serra. Data e horário serão confirmados em breve;
- Agosto - Lançamento do single Pro Rapha nas redes sociais do Grupo Batida Diferente.

Comentários

Mais lidas

Músicos capixabas em show com talentoso violonista carioca em Vitória

Santa Teresa se prepara para um 2024 histórico: 150 anos de imigração italiana no Brasil

Eduardo Maia lança 2ª edição de “Memórias da Liberdade: 50 Anos do Guaraparistock” em Guarapari