Pular para o conteúdo principal

Obra de reforma do Saldanha da Gama será entregue até dezembro

As obras da futura Casa do Turismo Capixaba, antiga sede do Clube Saldanha da Gama serão entregues até dezembro deste ano. A reforma e a readequação do espaço integram as ações de revitalização do Centro Administrativo da Capital, projeto prioritário do Governo do Estado.

Obras estão em andamento na sede do Saldanha da Gama. (FOTO: Divulgação/Setur-ES)
O espaço histórico está sendo readequado para ser a sede da Secretaria de Turismo, além de abrigar espaços comerciais, restaurante, cervejaria, loja de artesanato, memorial da história do espaço, além do salão que será disponibilizado para a realização de eventos.

"É uma obra de grande valor cultural e turístico do Governo do Estado, um espaço que faz parte da memória afetiva do capixaba e que vai permitir que este ativo histórico seja frequentado, conhecido e ainda mais especial para os capixabas", pontuou o secretário de Estado de Turismo, Fernando Rocha.

As obras de pavimentação externa do prédio, recuperação da fachada, da rede elétrica, iluminação e climatização estão em andamento.

Uso do espaço
Por meio de licitação, dois empreendimentos comerciais foram selecionados para funcionar no local. O restaurante Maho e a Cervejaria 107, que vão utilizar os espaços internos e externos do prédio, e, nesses casos, as obras de adequação dos dois espaços estão sendo realizadas. 

O projeto contempla ainda a instalação de uma loja de artesanato e o Memorial, com o objetivo de promover o resgate da memória do Forte São João. Também serão feitas a recuperação e o restauro da muralha, dos canhões e da estátua do indígena Araribóia, que receberá uma iluminação cênica para tornar o local ainda mais bonito.

O acesso ao local também será reformulado com a instalação de uma faixa de desaceleração, possibilitando mais segurança para o uso do estacionamento.
Publicidade
https://www.instagram.com/cvrstore/
História
Construído no período colonial para abrigar o Forte São João, com a finalidade de proteger a cidade dos invasores, o local se tornou símbolo de resistência do povo capixaba. Tudo começou em 1592, quando o pirata inglês Thomas Cavendish se aproximou com sua esquadra da ilha de Vitória, depois de um saque bem-sucedido a Santos, no Estado de São Paulo.

Para se defender dos invasores, os habitantes da Vila de Vitória utilizaram madeira, pedras e areia para improvisar dois fortes na baía: um na base do Morro do Penedo e outro no Morro do Vigia. Depois da expulsão dos piratas, o forte do Penedo foi gradativamente desativado. Já a construção erguida do outro lado da baía foi mantida e deu origem ao Forte São João.

Em 1931, o Clube Saldanha da Gama comprou a antiga sede do Forte. Além de ser referência em várias modalidades esportivas, o clube passou a investir em festas e concursos tornando-se o principal clube social da cidade, o que permitiu a realização de obras de reparos e reformas na edificação.

Em 1984, o imóvel foi tombado pela Prefeitura de Vitória. Já a muralha do clube, é tombada pelo Estado.



Comentários

Mais lidas

Morre atriz mirim capixaba do filme "Helena", com cenas gravadas em Vitória

Alex Lima completa 54 anos e recebe homenagem do irmão Amaro Lima, com “Barco do Amor”

Relembre Alexandre Lima, na banda Manimal, em show na Praça do Papa