Pular para o conteúdo principal

Festival de Cinema de Vitória: a programação do quarto dia

A 28ª edição do Festival de Cinema de Vitória, com o tema "Reencontro", chega ao quarto dia nesta sexta-feira (24), com programação no Centro Cultural Sesc Glória, no Hotel Senac Ilha do Boi e no Cine Metrópolis da Ufes, na cidade de Vitória. Com entrada gratuita, a programação desta sexta-feira (24), mostras, debates, oficinas e muito mais.

Noites de Alface, de Zeca Ferreira (SP), será exibido dentro da Mostra de Longas Premiados. (FOTO: Divulgação)
A partir das 19 horas, no Teatro Glória, no Centro Cultural Sesc Glória tem início o terceiro e último dia de exibição da Mostra de Longas Premiados, que irá exibir os filmes vencedores do Troféu Vitória na 11ª Mostra Competitiva Nacional de Longas.  Na programação desta sexta-feira (24), os filmes Última Cidade, de Victor Furtado (CE), e Noites de Alface, de Zeca Ferreira (RJ), que conta com Marieta Severo (RJ) no elenco.

Mostra de Curtas Premiados 
Acontece a penúltima sessão da Mostra de Curtas Premiados que irá exibir os filmes que receberam o Troféu Vitória no 28º Festival de Cinema de Vitória, edição que aconteceu no formato on-line em novembro de 2021.

Na programação do dia, às 15 horas, na Sala Marien Calixte, no Centro Cultural Sesc Glória, serão exibidos os filmes 25 Anos sem Asfalto, de Fabi Andrade (SP), Bruta, de Raymundo Calumby (SP), O Fio de Ariadne, de Mozart Freire (CE) e Ton Martins (CE), Time de Dois, de André Santos (RN), e Utopia, de Rayane Penha (AP). Logo após a sessão acontece o debate com os realizadores mediado pelo crítico e jornalista Filippo Pitanga (RJ).  

Festivalzinho
Esta edição marca o retorno do Festivalzinho de Cinema de Vitória, que chega a sua 21ª edição com o patrocínio da ArcelorMittal Tubarão. As exibições começaram na última quarta-feira (22), e seguem até esta sexta (24), sempre às 9 e 14 horas, no Cine Metrópolis da Ufes, e atenderão aos estudantes das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEF) Irmã Dulce, Altair Siqueira Costa, São Diogo e Professor Luiz Baptista, da rede de  Ensino Público do Município de Serra. 

São seis sessões gratuitas, divididas em duas exibições diárias, para um público de mais de 1.800 crianças e adolescentes.

Na programação, seis curtas-metragens: A Cápsula do Tempo, de Rodrigo Grota (SP); Umbrella, de Helena Hilário (SP) e Mário Pece (SP); Sobre Amizade e Bicicletas, de Julia Vidal (PR); Stone Heart, de Humberto Rodrigues (AM); Antes que Vire Pó, de Danilo Custódio (PR); e O Sonho do Zezinho, de Edmundo Lacerda (BA).

Sessões especiais
No segundo dia das Sessões Especiais será exibido, às 15 horas, o documentário Limiar, uma produção dirigida por Coraci Ruiz (SP). O longa acompanha a experiência de transição de gênero do filho da realizadora e foi construído em diálogo com a tese de doutorado da diretora dentro do Programa de Pós-graduação em Multimeios da Unicamp. 

Oficinas
No Hotel Senac Ilha do Boi e no CRJ Feu Rosa acontecem até sábado (25) as oficinas do 28º Festival de Cinema de Vitória. São oito formações que reafirmam o compromisso da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA) com a formação, a educação e a instrumentalização de profissionais para diversas áreas do setor audiovisual. As vagas estão esgotadas e foram preenchidas via inscrição on-line. 

Ingressos
Os ingressos para assistir as mostras serão liberados uma hora antes de cada sessão na bilheteria do Centro Cultural Sesc Glória. Se a exibição que pretende assistir tem início às 15 horas, a partir das 14 horas já pode retirar a entrada. O número de ingressos está sujeito a lotação.

O 28º Festival de Cinema de Vitória conta com o patrocínio do Ministério do Turismo e da ArcelorMittal, através da Lei de Incentivo à Cultura. Conta com o apoio da Rede Gazeta e da Stella Artois, conta também com apoio institucional do Canal Like e da Universidade Federal do Espírito Santo e da TV Educativa do Espírito Santo. A realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA).

Este projeto está sendo realizado com recursos públicos do Governo do Espírito Santo viabilizados pela Lei de Incentivo à Cultura Capixaba, da Secretaria de Cultura (Secult-ES).

A programação desta sexta-feira:

Comentários

Mais lidas

Relembre Alexandre Lima, na banda Manimal, em show na Praça do Papa

Alex Lima completa 54 anos e recebe homenagem do irmão Amaro Lima, com “Barco do Amor”

Morre atriz mirim capixaba do filme "Helena", com cenas gravadas em Vitória