Pular para o conteúdo principal

São José de Anchieta: pioneiro do teatro e da poesia na literatura brasileira

Sabe qual a ligação de São José de Anchieta, considerado o Apóstolo do Brasil, com o pioneirismo do teatro, da poesia e da música no Brasil? Então o portal O Melhor da Música Capixaba vai te contar!

Anchieta foi um padre jesuíta espanhol, santo da Igreja Católica e um dos fundadores das cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Reritiba, hoje Anchieta. Nascido em 19 de março de 1534, em São Cristobal de la Laguna, na Espanha, faleceu em 9 de junho de 1597, na cidade que hoje leva o seu nome, no Espírito Santo, onde se encontra o Santuário em sua homenagem.

É conhecido como o Apóstolo do Brasil, por ter sido um dos pioneiros na introdução do cristianismo no país. Escreveu cartas importantes para a história do Brasil.

José de Anchieta, além de religioso, era amante da arte. Compôs inúmeras peças destinadas à evangelização que passaram a ser apresentadas em diversos lugares.

É considerado também o primeiro promotor da cultura no Brasil, sendo o pai do teatro e da literatura brasileira. É o patrono da cadeira de número um da Academia Brasileira de Música. Foi professor, poeta, teatrólogo, gramático, botânico, fundador de cidades e muito mais.

Importância para o Estado
Sua importância para o Espírito Santo se deve pela dedicação na educação e evangelização dos índios. Neste período, costumava caminhar entre Reritiba e Vitória, ao menos duas vezes por mês. Neste mesmo trajeto, atualmente é realizado os caminhada dos Passos de Anchieta.

São inumeráveis os testemunhos de pessoas que presenciaram fenômenos de levitação, luzes e músicas celestiais enquanto José de Anchieta orava e celebrava a Missa. São diversos relatos de curas de doentes e do menino Estevão Machado, mudo de nascença.

Mesmo após a morte de Anchieta, inúmeras pessoas recorreram ao jesuíta para pedir e agradecer por graças alcançadas.

Anchieta morreu em 1597, aos 63 anos. Seu corpo foi sepultado em Vitória, em frente ao altar principal da antiga igreja de São Tiago, onde hoje fica o Palácio Anchieta, sede do Governo Estadual. Até hoje é possível visitar o túmulo simbólico do santo no local.

Foi beatificado em 1980 pelo papa João Paulo II e canonizado em 2014 pelo Papa Francisco, após mais de quatro séculos de espera. Segundo historiadores, Anchieta gostava muito do Espírito Santo, tendo vivido no estado por muitos anos de sua vida, e por isso pode ser considerado o primeiro santo capixaba.

Linha do tempo de São José de Anchieta
19/03/1534 – Nascimento de São José de Anchieta, em São Cristobal de la Laguna/Espanha
01/05/1551 (17 anos) – Entrada na Companhia de Jesus em Coimbra/Portugal
13/07/1553 (19 anos) – Chegada de Anchieta ao Brasil
06/06/1566 (32 anos) – Ordenação sacerdotal na Catedral de Salvador/BA
09/06/1597(63 anos) – Morte de São José de Anchieta em Reritiba (Anchieta/ES)
1598 – Escrita a primeira biografia de Anchieta pelo padre Quirício Caxa
1618 – Início do processo de beatificação
1650 – Declarado servo de Deus, pelo papa Inocêncio X
1736 – Recebe o título de venerável, pelo papa Clemente XII
22/06/1980 – Beatificação, pelo papa João Paulo II
03/04/2014 – Canonização, pelo papa Francisco
2014 – Declarado Padroeiro dos Catequistas

Fontes de pesquisa: Santuário Nacional de São José de Anchieta, Vatican News, Associação Brasileira dos Amigos dos Passos de Anchieta (Abapa) e Brasil Escola (UOL)

Comentários

Mais lidas

Músicos capixabas em show com talentoso violonista carioca em Vitória

Santa Teresa se prepara para um 2024 histórico: 150 anos de imigração italiana no Brasil

Toponímias capixabas de origem indígena