Pular para o conteúdo principal

Com 300 artistas, musical italiano da Festa do Imigrante de Santa Teresa será o maior já produzido no Espírito Santo

A cidade de Santa Teresa, na região serrana do Espírito Santo, recebe de sexta-feira (17) a 26 de junho, a 31ª edição da Festa do Imigrante Italiano. Serão 10 dias de festividades para celebrar a cultura italiana, no mês em que a primeira cidade de colonização italiana no Brasil  comemora 148 anos.

Inárley Carletti com integrantes do Coro Bambini di Montagna. (FOTO: Divulgação)
Um dos grandes destaques é o musical italiano Um Viaggio Nella Nostra Storia (Uma Viagem à Nossa História, em tradução livre) que retrata de maneira teatral e operística, a saga do início da imigração em Santa Teresa. O musical será realizado na sexta (17) e no sábado (18), no Parque de Exposições Frei Estevão Corteletti.

O espetáculo, idealizado pelo prefeito da cidade Kleber Medici e produzido pelo maestro ítalo-brasileiro Inárley Carletti e a Cia Musical Allegro, tem sete cenas, com duração total de uma hora e vinte minutos, será o maior já produzido no Estado, de acordo, com os idealizadores.

Nessas cenas serão retratados o cotidiano italiano: desde a guerra que antecedeu a imigração, a imigração em si, o que encontraram por aqui, suas tradições, crenças, cotidiano, culinária e, é claro, o vinho.

Ao todo serão mais de 300 músicos e artistas no espetáculo, entre corais clássicos e populares, orquestra clássica, cantores líricos e populares, bailarinos e atores.

"O grande triunfo do espetáculo será um coro de 200 crianças e adolescentes: o Coro Bambini di Montagna. Eles farão parte do cenário em forma "alla italiana" e estarão presentes em todas as cenas, fazendo uma trilha musical ao vivo de acordo com cada tema", explica o maestro.

Também farão parte em algumas cenas do espetáculo, o coral italiano e o grupo de dança do Circolo Trentino, além de cantores e outros projetos da Prefeitura de Santa Teresa.

"É um espetáculo inédito, baseado em livros que destacam o município, como Karina, de Virginia Tamanini, e Canaã, de Graça Aranha. Queríamos contar a história dos imigrantes de outra maneira e, pelo que tenho visto nos ensaios, será épico", destaca o prefeito.

Programação
No domingo (19) tem a 11ª Corrida do Imigrante e a 5ª Corridinha Dei Bambini, às 8 horas. Logo depois, às 10 horas, haverá Missa celebrada em italiano, em homenagem aos imigrantes.

Durantes a semana, terá ainda lives da banda de música, do Grupo de Dança e das candidatas a Garota Ítalo-Teresense 2022 e na sexta-feira (24) haverá o desfile e a eleição da Garota Ítalo-Teresense. São sete candidatas: Estella Massi, Érika Pimenta, Ihasmin Fagno, Nayra Coli, Nicole Degasperi, Selena Antunes e Verônica Carlini.

De quinta (23) a domingo (26) serão realizados vários shows e apresentações culturais conforme a programação completa abaixo. No domingo (26), é o grande dia do aniversário de Santa Teresa, com diversas atrações e o "parabéns", às 14 horas, na Praça Duque de Caxias.

Serviço
31ª Festa do Imigrante Italiano
Datas: de 17 a 26/jun (sexta a domingo)
Local: Parque de Exposições e Praça Duque de Caxias, em Santa Teresa
Entrada: Gratuita

Comentários

Mais lidas

Relembre Alexandre Lima, na banda Manimal, em show na Praça do Papa

Alex Lima completa 54 anos e recebe homenagem do irmão Amaro Lima, com “Barco do Amor”

Morre atriz mirim capixaba do filme "Helena", com cenas gravadas em Vitória